Dicas de jardinagem, com Nil Jardineiro

Dicas de jardinagem - horta - jardim - boa vida online

Dicas de jardinagem 

Colocar a mão na terra descarrega as baterias e nos conecta com a natureza. Há quase dez anos, tenho um querido amigo que sabe semear a terra, conversa com as plantas e traz a vida no toque das mãos. Nil Jardineiro é um expert jardim sempre saudável, forte e feliz. Confira suas dicas:

Aurélia Guilherme – Como deve ser a poda das plantas?

Nil Jardineiro – Costumo dizer que quem gosta de planta deve conhecer a terra. Cavar o chão, sujar as unhas e entender quando ela está nutrida ou carente. As plantas tem as suas manhas e seus mistérios. A poda é muito importante. Todos os dias dê uma passadinha no seu jardim e corte os ramos secos, raquíticos, com pragas. Vamos lembrar que planta é um ser vivo e, onde cortou, machucou, é preciso cicatrizar. É bom que a planta esteja em lugar mais seco ou menos úmido. Podar em períodos de chuva pode fazer com que as pragas e as doenças se aproveitem que a planta foi ferida. Todo jardim precisa de um podador experiente.

Dicas de jardinagem - jardineiro em Goiânia - Boa Vida Online Aurélia Guilherme – Qual a sua opinião sobre o combate às pragas?

Nil Jardineiro – Uma querida amiga me disse uma vez que não gosta eliminar as pragas e que se mantemos o jardim bem cuidado, alimentando a terra com nutrientes e as plantas com água na medida certa e em local de luz, não há espaço para as ervas daninhas. Ela está certa. Esses invasores de jardim não são bem vindos e precisam ser retirados, por isso a atenção deve ser toda das plantas e da terra. Sempre olhando em volta à procura dos invasores.

Aurélia Guilherme – Essa é uma época do ano em que o clima muda muito. Quais as dicas para manter as plantas sempre saudáveis?

Nil Jardineiro – Quem quer entender de plantas deve estudar o comportamento da natureza em cada mês do ano. Estamos chegando na época mais difícil para as plantas. O sol é forte, o tempo é seco e as noites são mais frias.

1 – Terra dura e seca precisa ser mexida para respirar;

2 – Quem disse que planta não afoga? Exagero de água faz mal e murcham nossas amigas;

3 – Adube a terra e não deixe a terra pobre de saúde;

4 – As podas não devem ser no tempo das chuvas, prefira o tempo mais seco para que elas se recuperem melhor;

5 – Plantas gostam de lugares ventilados, mas sem muito vento e com luz. Se for para ficarem dentro de um apartamento, escolha os locais perto das janelas e opte pelas plantas mais resistentes, como as do tipo suculentas.

Aurélia Guilherme – Quais as suas sugestões para trazer o verde em espaços pequenos?

Dicas de jardinagem - como fazer uma horta - boa vida online

  • Como sou apaixonado por hortas de todos os tipos, não resisti, quando vi esse modelo simples e tenho feito nas cozinhas dos meus clientes. São potinhos presos a braçadeiras em uma tábua. Vários temperinhos podem ser plantados e, sabendo cuidar, eles nunca vão de faltar nas suas receitas.

 

Dicas de jardinagem - montando uma horta em espaços pequenos - boa vida online

  • O planeta precisa de pessoas que reciclem, principalmente o plástico, que dura muito tempo e polui nossa terra. Por isso, imagino que essa parede de concreto fica mais viva e colorida, se plantarmos amor perfeito e petúnia e vasinhos de garrafas pet. Além de ajudar na preservação do planeta, a sua visão será privilegiada. Essas flores são fáceis de cuidar, logo crescem e deixam todo o muro florido e, uma vez por mês, é só me chamar que eu vou!

Nil Jardineiro 

Contato: (62) 9 9242.7276 / (62) 9 9603.7272

Facebook: Nil Jardineiro

 

#boavidaonline #aureliaguilherme #niljardineiro #dicasdejardinagem #jardineiroemgoiania #cuidadoscomasplantas