Lâmina de barbear: os perigos da reutilização

Existem inúmeras formas de remover os indesejados pelos. Dentre todas elas, a lâmina de barbear acaba sendo uma das mais escolhidas, pela sua praticidade e imediatismo. Essa forma de depilação pode ser perfeita para o modelo atual de vida urbana. No entanto, imagine a grande quantidade de bactérias unidas naquela mistura de sabonete, pelo, água e metal? Pode parecer inofensivo, mas se essa é a sua opção de depilação, se atente para alguns cuidados com a lâmina de barbear e consequentemente, com a saúde dos seus pelos.

Lâmina de barbear: os perigos da reutilização | Saúde | Boa Vida Online

Lâmina de barbear: os perigos da reutilização | Saúde | Boa Vida Online É fundamental reconhecer a hora de trocar a lâmina de barbear

Geralmente, recomenda-se trocar a lâmina, depois de 3 a 6 vezes de uso, dependendo da área depilada e da maneira como ela é utilizada. Quando há necessidade de passa-la diversas vezes na mesma região, forçando-a contra a pele, é certo que já está na hora de troca-la. Lâminas  de barbear reutilizadas por diversas vezes perdem a eficácia e acumulam microorganismos nessa mistura prolongada de depilação. Veja o que pode acontecer:

Pele irritada

Depilar com lâmina já não é um bom caminho para a saúde dos pelos, mas funciona perfeitamente em emergências. Porém, usar lâmina velha pode provocar irritação na pele, surgindo aquelas indesejáveis bolinhas, de certa forma até doloridas, porém felizmente temporárias. O metal de corte cego e envelhecido leva a uma inflamação em volta dos folículos (local onde sai o pelo). Evita-se isso utilizando uma lâmina nova.

Pele infeccionada

Além das bolinhas, uma lâmina velha pode repercutir em pequenas infecções epiteliais. Pequenos traumas na pele aumentam o risco de infeccioná-la, havendo necessidade de procurar um dermatologista. Deixe a consulta com seu dermatologista para outros motivos. Esse pode ser perfeitamente evitável, não?

Sujeira

Quanto mais tempo de uso tiver sua lâmina de barbear, mais ela vai acumular bactérias, células mortas da pele, pedaços de pelo e resto de produtos. Um nojo! Passe já em uma farmácia ou supermercado mais próximo e troque sua lâmina de depilar!

#boavida #boavidaonline #aureliaguilherme #depilacao #laminadebarbear #bacterias

Lâmina de barbear: os perigos da reutilização | Saúde | Boa Vida Online

O mundo invisível dos microorganismos está presente nas lâminas de barbear reutilizadas por tempo excessivo

Comentários