Suplementos alimentares, com a Nutricionista Jalily Moura

Na maratona pelo corpo perfeito, além das atividades físicas, algumas pessoas também lançam mão da suplementação alimentar. Uma ajudinha extra que, apesar de parecer inofensiva, ainda é cercada de dúvidas e merece cuidado. Se você faz parte desse time, vai gostar da entrevista a seguir, com a Nutricionista Jalily Moura, especialista em Nutrição Esportiva. Veja:

Jalily Moura – Nutricionista – CRN -10694

Boa Vida Online – O que são suplementos alimentares?

Jalily Moura – Suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta de um indivíduo, fornecendo nutrientes como fibras, vitaminas, minerais, amidoácidos e ácidos graxos essenciais. Tais produtos são acrescentados de forma individual na alimentação do paciente, suprindo suas deficiências alimentares.

Boa Vida Online – Em linhas gerais, quais os principais tipos de suplementos alimentares?

Jalily Moura – Os principais suplementos alimentares são:

  • Os Repositores Energéticos, formulados a base de carboidratos simples e complexos, que tem como função fornecer energia durante a atividade física;
  • Os Hiperproteicos, compostos por proteínas e, em alguns casos, pequenas quantidades de vitaminas e carboidratos. São indicados para a construção muscular;
  • Os Hipercalóricos ou Compensadores, são produtos com alto teor de carboidratos. São indicados para fornecer calorias e energia e, associados a atividade física, promovem o ganho de peso e a construção muscular;
  • Os Repositores Hidroeletrolíticos, são formados a partir da concentração de carboidratos, vitaminas e minerais e têm como objetivo fazer a reposição hídrica e de eletrólitos do organismo, que diminui durante a atividade física intensa;
  • Os Termogênicos, são compostos por cafeína, guaraná, inositol, entre outras substâncias, que aceleram o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento;
  • Os Antioxidantes, são suplementos compostos por vitaminas e minerais, que tem a função de combater os radicais livres, diminuindo o estresse, por exemplo;
  • Os Lipídeos, contem gorduras boas, como as mono e poli-insaturadas, que tem como objetivo equilibrar a proporção lipídica no organismo, prevenindo doenças. O mais conhecido e utilizado é o ômega 3.

Boa Vida Online – Os suplementos alimentares podem substituir refeições?

Jalily Moura – A alimentação saudável deve ser prioridade. Como o próprio nome já diz, os suplementos alimentares são indicados apenas para suprir os nutrientes que não conseguimos ingerir no dia a dia e não devem ser usados para substituir uma refeição. Também é importante ressaltar que, se tivermos um cardápio variado e equilibrado, rico em nutrientes, não é necessário o uso de suplemento alimentar. 

Boa Vida Online – Qualquer pessoa pode consumir suplementos alimentares? Há alguma contraindicação?

Jalily Moura – Como existem vários tipos de suplementos, cada um com sua respectiva função, tais produtos devem ser consumidos apenas com orientação nutricional individualizada. Normalmente, são indicados para quem não consegue se alimentar adequadamente por falta de tempo, em casos em que organismo está carente de alguns nutrientes, ou pelos atletas, que devido a intensidade dos treinos, necessitam de uma fonte maior de nutrientes. A contraindicação está justamente no consumo sem a orientação de um profissional, podendo causar problemas cardíacos, renais, cansaço, insônia entre outros.

Boa Vida Online – O uso de suplementos alimentares engorda?

Jalily Moura – Sim, quando consumidos de forma incorreta, os suplementos podem engordar.  A prescrição, com as quantidades e o tipo de suplemento a ser consumido, deve ocorrer sob indicação médica ou nutricional, de acordo com os exames e as necessidades de cada indivíduo. Além disso, essa orientação também é importante para prevenir efeitos adversos, como por exemplo, insônia e problemas cardíacos.

Boa Vida Online – Quais os suplementos indicados para ganhar massa muscular?

Jalily Moura – Atualmente, os suplementos alimentares mais indicados para promover o ganho de massa muscular são o BCAA, o Whey Protein e a Creatina.

O BCAA é um composto formado por três aminoácidos essenciais que o nosso corpo não produz, mas pode ser obtido através da alimentação rica em fontes proteicas ou através da suplementação alimentar.

Durante o exercício, o BCAA atua fornecendo nutrientes que são importantes na síntese proteica e na regeneração muscular, impedindo que o organismo retire esses nutrientes do músculo, auxiliando o seu crescimento.

O Whey Protein é a proteína obtida através do soro do leite e trata – se do suplemento de maior qualidade, com a absorção mais rápida. Por conter BCAA, sua forma de atuação é semelhante a esse suplemento alimentar. Além disso, possui também a glutationa, um importante antioxidante.

A Creatina é uma amina produzida pelo nosso organismo, através de dois aminoácidos (glicina e arginina) e também pode ser obtida por meio da alimentação (carnes em geral). Ela é importante, pois faz parte do processo de ressíntese do ATP ( nossa principal fonte de energia) e por isso é utilizada para aumentar a energia durante o exercício físico, melhorando o desempenho e a fadiga muscular.