Tecidos Acrobáticos, com o Personal Trainer Diogo Aguiar

O Tecido Acrobático tem conquistado cada vez mais adeptos, principalmente entre as mulheres. De atração circense a tendência fitness, segundo os adeptos da modalidade, esta é uma prática que proporciona novas experiências e experimentações corporais, em movimentos que desafiam a gravidade. A seguir, o Personal Trainer Diogo Aguiar, que tem no currículo cursos de Tecido Acrobático Aéreo na Escola de Artes Basileu França e no Circo Lahêto, apresenta os detalhes da atividade. Veja:

Personal Trainer Diogo Aguiar – CREF 5498/GO

Boa Vida Online – Antes, uma atração nos circos, as acrobacias com tecido ganharam o gosto popular e chegaram às academias. Como foi isso?

Diogo Aguiar – Vivemos em uma época de muitas novidades e tendências e, as academias estão sempre em busca de algo que inove e se junte às atividades voltadas para o bem-estar, o condicionamento físico e a saúde. O tecido acrobático chega, como atividade desafiadora, que trabalha toda musculatura e flexibilidade do corpo. Desafio, superação e evolução fazem parte desta modalide, que tem ganhado espaço no ambiente das academias.

Boa Vida Online – Quem pode fazer a atividade, crianças, adultos, idosos?

Diogo Aguiar – É indicada para todos os públicos, respeitando as limitações e particularidades de cada um. O público infantil vem crescendo bastante, com turminhas a partir dos oito anos de idade. Além disso, também temos alunos até mesmo de 60 anos, que continuam buscando qualidade de vida com atividades físicas diárias.

O Tecido Acrobático é uma das apostas da belíssima Mônica Fontoura, para manter a silhueta enxuta e bem torneada!

Boa Vida Online – Pessoas com sobrepeso conseguem se desenvolver nessa atividade?

Diogo Aguiar – Sim, o corpo vai se adaptar à modalidade, de acordo com as limitações de cada indivíduo. A gravidade talvez seja um desafio no tecido, para execução de diversos movimentos, mas não é um impedimento. A atividade no tecido é considerada de ganho de força e de flexibilidade. Esse ganho de massa muscular magra auxilia na perda de peso. Porém, a perda é pequena, para que esta atividade seja considerada de emagrecimento.

Boa Vida Online – Quais os principais benefícios da atividade com tecido?

Diogo Aguiar – Destaco o desenvolvimento da coordenação motora fina, como um dos benefícios que a aula de tecido oferece. Mas, há muitos outros ganhos, com essa prática! As aulas com tecido acrobático trabalham com diversos aspectos motores, como coordenação motora, equilíbrio, velocidade, agilidade, resistência cardiovascular e força. Os benefícios das aulas de tecido acrobático ainda englobam os aspectos psicológicos, como autoconhecimento e superação dos medos. Os aspectos sócio-afetivos também estão envolvidos, como cooperação, socialização, interação, ajuda mútua e criação de vínculo afetivo.

“Uma atividade diferente, que proporciona novas e diferentes experiências e experimentações corporais.” Diogo Aguiar, professor de Tecido Acrobático. 

Boa Vida Online – E quanto ao custo? Por ser algo novo, às vezes cria-se uma ideia de que seja uma atividade cara…

Diogo Aguiar – No mercado goianiense existem alguns lugares que trabalham esta modalidade de maneira avulsa, em relação as demais opções. Já na academia onde ministro minhas aulas (Flex Alphaville), o tecido acrobático é uma das tantas atividades oferecidas (zumba, pilates, muay thai…), inclusa no valor total da mensalidade, juntamente com a musculação de primeira linha. Mesmo nos casos em que o tecido acrobático aparece com valores diversificados, vale a pena o investimento, se levarmos em conta os benefícios da prática, que exige profissionais especializados e os espaços físicos adequados para realização da modalidade.

Boa Vida Online – É preciso alguma preparação especial antes de iniciar atividade? 

Diogo Aguiar – Quanto mais ativa e praticante de atividades físicas a pessoa for, maior será a facilidade com o tecido, devido à consciência corporal. Mas, o principal incentivo é a força de vontade em experimentar algo novo e desafiador, até mesmo para um indivíduo sedentário e com poucas experiências corporais.

Boa Vida Online – Quais os riscos dessa atividade?

Diogo Aguiar – O ponto mais importante desta modalidade é a orientação correta. Isso é fundamental. Uma orientação arriscada e incorreta, lugares inapropriados e sem segurança adequada, podem fazer com que esses exercícios se tornem bem perigosos. Os riscos são inúmeros e vão, desde quedas e fraturas, até mesmo, um acidente fatal.

Boa Vida Online – O tipo de tecido utilizado é especial para a atividade?

Diogo Aguiar – É utilizada uma malha especial, que tem resistência semelhante à corda de rapel, com capacidade aproximada de uma tonelada e com durabilidade de até dois anos.

Boa Vida Online – É verdade que o praticante sofre escoriações e queimaduras na pele durante a atividade?

Diogo Aguiar – A recomendação é de que para essa atividade, é importante que a vestimenta proteja a pele nos principais lugares de atrito. Geralmente, são comuns queimaduras e escoriações na pele. Porém, a montagem e a execução dos movimentos com segurança são formas de evitar “um embaraço”.

Boa Vida Online – Se uma pessoa optar por praticar tecido acrobático em uma academia que já conhece e que trouxe a novidade para o grupo de atividades oferecidos, o que ela deve observar?

Diogo Aguiar – É preciso observar:

Experiência profissional do professor ministrante (experiência anterior, cursos feitos e locais onde o professor aprendeu o domínio do tecido e do conteúdo);

Materiais de segurança;

Feedback dos demais alunos.

Comentários