5 sinais de que você está fechando um negócio imobiliário de sucesso, com Ailton Nascimento

Quando chega o momento de adquirir um imóvel, todo cuidado é pouco para que se realize um contrato de sucesso, sem arrependimentos futuros. Se você está prestes a comprar um novo imóvel, este é um ótimo momento, justamente pela crise econômica na qual estamos inseridos. Com a retração da economia, após anos de crescimento, o que acontece é uma disponibilidade maior de imóveis: ou seja, para quem vinha se programando para comprar imóvel, seja novo ou usado, esse é um ótimo momento. O corretor imobiliário Ailton Nascimento reúne cinco dicas primordiais para que a sua compra seja, realmente, a concretização de um sonho. Confira:

1.Defina o quanto vai gastar

“Para quem vai comprar imóvel parcelado, é importante fazer uma análise detalhada do orçamento e da renda familiar, levando em conta todos os custos relacionados à moradia. Isso garante saúde financeira ao negócio. Também é importante limitar até 30% da renda familiar nas parcelas mensais do imóvel. Além do mais, independentemente se sua compra será à vista ou parcelada, é importante fazer contas. Quando você compra um imóvel, não se pode esquecer das  taxas e tributos que incidem sobre a transação e tenha clareza de todos os custos do imóvel, para ter a exata noção do quanto vai empregar na compra do bem. Faça a conta do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Escritura pública – quando se quita o imóvel, Registro do imóvel e Certidões.”

ailton-corretor-imobiliario

Ailton Nascimento é Diretor Executivo na Imobuy Imobiliária e atua na área de Lançamento de Imóveis de Alto Padrão

2.Escolha o melhor para você

“O imóvel novo permitirá a você fazer uma aquisição vantajosa sob diversos aspectos. Um deles, é ser o primeiro morador e receber um imóvel novinho. Imóveis novos também permitem parcelar a maior parte do valor, já que há linhas de crédito especialmente criadas para esse tipo de aquisição.

Comprar na planta também é uma excelente escolha para quem não está com pressa de se mudar. Para quem está com tempo para esperar pela entrega de um imóvel, comprá-lo nessa fase do empreendimento permite aproveitar as promoções das construtoras. Algumas oferecem possibilidades de customização que personalizam o apartamento ou a casa, quando comprados na planta.

O imóvel usado exige, na maioria dos casos 50% de entrada, (saldo devedor através de financiamento) ou o total do valor do bem. Além de ter que disponibilizar um valor bem superior à vista, é necessário observar outros aspectos que o imóvel usado apresenta. O principal deles, é que imóveis com mais de 10 anos, começam a apresentar necessidade de reparos (reformas) e isso tem que ser levado em conta para calcular seu custo final.”

3.Decida pela forma de pagamento mais adequada

À vista

“Se você já vem fazendo uma reserva financeira há tempos, pensando em comprar imóvel, o pagamento à vista é uma forma de pagamento repleta de vantagens como: maior poder de negociação, nenhum comprometimento da renda mensal com parcelas e a possibilidade de aproveitar ofertas para pagamento à vista.”

Financiamento imobiliário

“O primeiro raciocínio que se deve ter ao pensar em financiamento imobiliário é, se ele é um tipo de empréstimo que, além da avaliação de crédito e das garantias exigidas para sua liberação, tem o próprio imóvel como garantia dos pagamentos. O ponto favorável do financiamento imobiliário são as condições, que facilitam a aquisição e o ponto desfavorável é o seu preço final: a incidência dos juros sobre o valor total do bem o torna mais caro.”

4.Procure o imóvel ideal

“Comprar um imóvel requer uma boa dose de certeza sobre o que realmente se deseja para si e a família. Por ser uma compra, que gera grandes impactos na vida da maioria das pessoas (familiar e social), é necessário fazê-la de forma inquestionável no momento presente e sobre os anseios futuros. Então, na hora de sair à procura do imóvel perfeito para você, pense: na relevância (conveniências) da localização (região) para você e sua família; se atente ao número de ambientes suficientes para abriga-los; e perceba se a preferência é por casa ou apartamento. Respondidas essas perguntas, você terá traçado o perfil do seu imóvel, e ao procurá-lo, ficará mais simples a escolha.”

5.Encontre o lugar certo

“Quando o assunto é morar bem, não basta ter o imóvel perfeito: é preciso que ele esteja no lugar certo e alinhado ao seu estilo de vida. Portanto, para fechar negócio, cheque bem se o imóvel que você tem em vista, atende  às suas expectativas de moradia. Se para você, ter escolas por perto é crucial, antes de fechar negócio não deixe de verificar as opções de ensino nas redondezas. Para não depender do carro o tempo todo, contar com comércios no entorno da sua escolha é essencial: padarias, supermercados, mercearias, drogaria e feiras-livres, quando facilmente acessíveis, são comodidades a considerar e geram benefícios.

Outro ponto que não pode de maneira alguma ser esquecido por quem vai fazer esse tipo aquisição é a segurança. Antes mesmo de visitar um imóvel, informe-se sobre o bairro onde ele se localiza. Feito esse levantamento, se o imóvel continuar sendo atraente, passeie pelas suas imediações em dias e horários diferentes. Agir assim permitirá a você perceber se tudo corre normalmente no lugar, ou se há presença de movimentos suspeitos. Trânsito e comércios  barulhentos, que funcionam até tarde, como barzinhos, podem ser observados.”

Comentários