A importância do par de tênis adequado, com o Médico do Esporte Diego Dias

A importância do par de tênis adequado

Ao escolher um esporte, não minimize a importância do par de tênis adequado, para proteção aos pés.

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A importância do par de tênis adequado

Quem pratica atividade física com regularidade se queixa de dor, muitas vezes, por não ter dado a devida importância do par de tênis adequado ao tipo de modalidade esportiva. É preciso dar um pouco mais de atenção aos pés, que sustentam o nosso corpo. Perguntamos ao Médico do Esporte, Diego Dias, algumas particularidades à respeito da segurança dos pés, feita por um bom par de tênis. Confira:

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Dr. Diego Dias – Médico do Esporte – CRM – GO 15132

Boa Vida Online – É verdade que os pés sustentam até 4 vezes o peso do corpo?

Dr. Diego Dias – Sim. Quando corremos, devido ao impacto gerado sobre as articulações, o peso sustentado pelos pés pode chegar a cerca de 4 vezes o peso do nosso corpo.

Boa Vida Online – Um bom par de tênis, realmente, pode dar segurança aos pés, evitando torções, dores nos joelhos, no quadril, nos pés e na coluna?

Dr. Diego Dias – Os tênis são equipamentos essenciais para a prática esportiva, tendo como pontos principais, conforto, estabilidade, dissipação de energia e absorção de impacto. Partindo desse pressuposto, concluímos que sim, podem trazer maior segurança e evitar lesões.

Aurélia Guilherme – Além do conforto, flexibilidade, equilíbrio, amortecimento, durabilidade, o tipo de pisada merece tipos específicos de tênis? 

Dr. Diego Dias – Primeiro, vamos esclarecer os tipos de pisada:

  • Pisada Pronada – acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo;
  • Pisada Supinada – é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora;
  • Pisada Neutra – é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação. Esse tipo de pisada cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da plataforma do pé.

Vale lembrar que, de acordo com a pisada, tipos diferentes de amortecimento podem ser usados para aliviar o impacto sobre os pés.

Aurélia Guilherme – Qual é o tipo ideal de tênis para quem pratica corrida, futebol de salão, basquete, tênis, de uso na academia e de uso no dia a dia? 

Dr. Diego Dias – Para corrida, os modelos de amortecimento em gel são melhores que os modelos air. Nessa modalidade esportiva, o ideal é que os tênis apresentem boa flexibilidade  e que o contraforte ( região próxima ao calcanhar), seja resistente e tenha rigidez durante a torção.

No futebol, língua alcochoada e alta e solado com cravos.

No basquete, sola plana e preparada para tração, além de pivot point ( ponto de rotação ).

No tênis, a câmara anterior deve ser ampla, apresentar o pivot point, e solado variando com o piso.

Na academia, os tênis devem priorizar a estabilidade e apresentar  palmilhas confortáveis. Além do mais, dependendo da atividade, também é necessário um amortecedor dianteiro.

Para o dia a dia, o ideal é dar preferência aos tênis casuais que ofereçam conforto.

Também é importante ressaltar que os idosos devem optar por modelos que garantam maior estabilidade.

Aurélia Guilherme – Que consequências o tênis inadequado pode ocasionar? 

Dr. Diego Dias – O uso de tênis inadequado pode trazer desequilíbrios musculares, causando problemas nos joelhos, quadril e dor lombar.

Tipos de pisada 

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Veja qual é o seu tipo de pisada e tenha um par de tênis eficiente para a sua prática esportiva

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