Alerta contra o câncer de mama: senhorinha de 81 anos tira a blusa para incentivar a prevenção

Dona Eugênia, minha querida mãe, foi protagonista de um ensaio fotográfico para o site Boa Vida Online. O objetivo é fazer um  alerta contra o câncer de mama. É chamar a atenção das mulheres para a importância dos exames de check up. Nós nos juntamos aos nossos consultores em Mastologia – doutora Deidimar Abreu e em Quimioterapia – doutor Marcus Sampaio. A seguir, iniciamos uma campanha de incentivo entre mães e filhas. Convocamos a todas que se cuidem juntas, prevenindo um mal que mata, mutila e tira o chão de tantas mulheres.

Alerta contra o câncer de mama: senhorinha de 81 anos tira a blusa para incentivar a prevenção | Comportamento | Boa Vida Online

Dona Eugênia sempre foi assim, uma danadinha. Olhe a carinha dessa pessoa. Seu nome é pronto. Tipo assim: “Mamãe, você pode tirar a blusa para uma campanha contra o câncer de mama”? Ela respondeu: “Agora, filha”?

Alerta contra o câncer de mama

Dona Eugênia não se descuida. E depois que colocou seus implantes dentários ficou ainda mais serelepe. Ela só quer saber de viver numa boa. Por isso, está sempre em dia com todos os seus exames. Estávamos juntas, durante seu exame de mamografia. Foi então que tive a ideia de fazer alguns cliques dessa bisa. Com quase 81 anos, seus seios foram o foco. Pedi a esta senhorinha de 81 anos que tirasse a blusa para fazermos um alerta contra o câncer de mama. Imediatamente ela topou, claro! Caso contrário, não seria a Dona Eugênia.

Como não poderia deixar de ser, o ensaio da mama foi um sucesso. Minha mãe arrebenta em beleza, simpatia e sabedoria. Muitas pessoas adoraram, outras esbarraram no preconceito ao ver uma senhorinha tão espontânea e natural com seu próprio corpo. Não pude deixar de fazer a entrevista abaixo. Vamos descobrir como é experimentar tanto sucesso, no alto de seus quase 81 anos!

Três perguntas para Eugênia Guilherme sobre a repercussão de suas fotos:

Alerta contra o câncer de mama: senhorinha de 81 anos tira a blusa para incentivar a prevenção | Comportamento | Boa Vida Online

Toda a graciosidade e ousadia de uma mulher cheia de vida aos 81 anos. Dona Eugênia se cuida e que convoca as mulheres a fazer o mesmo. O ensaio da mama é uma graça.

Aurélia Guilherme – A senhora esperava toda essa repercussão em torno das suas fotos?

Eugênia Guilherme – Não, você sabe que não. Fizemos esse ensaio, como um alerta contra o câncer de mama, sem pretensão alguma. Penso que a reação das pessoas seja bem natural. É claro que o diferente mexe com as pessoas. Principalmente se há nudez e desprendimento. Somos criados em meio a muito preconceito em volta da nossa sexualidade. O Câncer de Mama é rotulado. Conheço algumas mulheres que passaram por essa experiência. Muitas se tornaram amargas, se sentiram mutiladas com a Mastectomia e abandonadas por seus parceiros. Outras, fizeram desse pesadelo, um trampolim para uma reforma íntima. Só sei que um dos motivos que me fez aceitar o convite foi justamente dizer que tenho quase 81 anos. E que tenho muita disposição para procurar situações que me trazem alegria. Tenho mamas sadias e bem cuidadas com os exames periódicos. E esse é um caminho que pode ser seguido por todas.

Aurélia Guilherme – Foi difícil se deixar fotografar sem a blusa?

Eugênia Guilherme – Absolutamente. O contexto da campanha é muito especial por vários motivos, entre eles:

  – Fazer um alerta contra o câncer de mama, um dos mais frequentes entre as mulheres;

Incentivar as mulheres quanto à prevenção e tratamento do câncer; 

3º Incentivar às mulheres quanto à necessidade de potencializar a autoestima. Vejo pessoas da minha geração mergulhadas em lembranças do passado. Muitas, estão deprimidas e angustiadas com a realidade dura e cruel nessa idade. Eu entendo o quanto deve ser terrível ser solitário em meio à família. Estar isolado em um mundo que privilegia a juventude. Depois que envelheci, me sinto as vezes sem espaço ou sem voz também. Nessas horas, eu grito! É preciso entender nossas limitações, mas não podemos nos tornar limitados; 

 – Os momentos de intimidade com minha filha foram absolutamente agradáveis e naturais. Foi um ensaio muito prazeroso.

Aurélia Guilherme – A senhora pousaria para a Playboy?

Eugênia Guilherme – As pessoas ficam brincando com isso. Não pousaria porque teria uma conotação erotizada, que não vem ao caso. O meu propósito, no alto dos meus 80 anos, é apenas um: Qual a contribuição que deixo a esse mundo? Qual o legado que estou deixando aos meus filhos, netos e bisnetos? Ainda tenho muita estrada. Minha mãe se foi aos 100 anos. Espero chegar lá também, de preferência, sem esse marasmo que a velhice nos impõe. Portanto, me coloco à disposição das boas ideias. Se for bom para alguém e ainda me divertir, estou dentro. Que mal tem?

Veja outras matérias e entrevistas com dona Eugênia Guilherme, essa mulher incrível:

Receita de Yakult caseiro

Receitinhas caseiras para enfrentar o tempo seco

Campanha de prevenção ao câncer de mama

#boavida #boavidaonline #aureliaguilherme #cancerdemama #campanhadeprevencaocontraocancerdemama #goiania #checkupdasmamas

Comentários