Alimentos congelados, nutritivos e práticos

alimentos-congeladosCientistas da Universidade de Chester, em parceria com a organização Leatherhead Food Research,  defendem a ideia de que alimentos congelados mantenham seus nutrientes, tanto quanto, ou, pelo menos, quase tanto quanto os alimentos frescos. Isso é excelente, principalmente se pensarmos o quanto pode ser prático, congelar frutas, legumes e verduras, quando se tem pouco tempo, na vida corrida do dia  dia.

Pois, esses pesquisadores questionam o fato dos consumidores não terem como saber os alimentos vendidos como “frescos”, são realmente recém retirados do solo, uma vez que quanto mais tempo depois da colheita, mais propriedades são perdidas. Sendo assim, congelar frutas, verduras e legumes já semi preparados para o consumo, pode ser uma boa.

alimentoscongelados-4

Esses pesquisadores, disseram ainda que brócolis e cenouras congeladas têm níveis mais elevados de vitamina C e luteína e, ainda, quatro vezes mais betacaroteno. Já, quando estão in natura, há maiores quantidades de polifenóis, que conferem propriedades interessantes no combate ao câncer, anti-inflamatórias e antioxidantes. Brotos congelados obtiveram alta pontuaçãos de nutrientes ativos, mesmo depois do descongelamento. No entanto, o espinafre fresco se mostrou mais nutrituvo do que o congelado. Mesmo assim, para quem tem pouco tempo, essa pode ser uma alternativa prática e que cumpre a função de nos fornecer uma alimentação nutricionalmente correta. Claro que o ideal seria nos alimentar do que realmente acabou de ser colhido, sem qualquer tipo de defensivo agrícola e da forma mais crua possível. Mas, sejamos realistas, poucas pessoas conseguem viver com tanta qualidade. Portanto, se é o que temos para hoje, vamos fazer o melhor possível.

Antes de congelar os alimentos, retire o ar da embalagem, para que os alimentos sejam melhor conservados

Antes de congelar os alimentos, retire o ar da embalagem, para que os alimentos sejam melhor conservados

A seguir, veja como aproveitar em grande estilo, as bananas congeladas, excelente alimento, que deve fazer parte do nosso cardápio diariariamente. Quantas vezes, jogamos as bananas no lixo, por estarem maduras demais. A partir de agora, podemos congela-las, até por vários meses, antes de consumi-las e, com várias propriedades nutricionais resguardadas:

Quando as bananas estão maduras demais, o sabor da fruta fica mais acentuado. Descasque-as e as corte em cerca de dois centímetros de diâmetro e as congele, em quantidades suficientes para acrescenta-las ao leite ou ao suco de laranja, todos os dias pela manhã, ou no lanche da tarde.

Se preferir congela-las amassadas, para alguma receita de purê de banana, acrescente um pouco de suco de limão ao congelamento para que possam ter maior durabilidade, no máximo até 4 meses no freezer. Lembrando que, qualquer alimento descongelado, não poderá retornar ao congelador.

alimentoscongelados-6

Purê de banana vai bem com peixes, carnes e aves

Comentários