Alimentos funcionais e seus benefícios – Tenha uma dieta saudável

Alimentos funcionais e seus benefícios

Ter uma alimentação saudável é, sem dúvida, importante para a saúde e bem estar. O que muitos não sabem, é que cada alimento tem a sua função e propriedade específica que ajudam na prevenção de doenças. São os chamados alimentos funcionais.

Alimentos funcionais e seus benefícios - Tenha uma dieta saudável

Veja o que os alimentos funcionais podem fazer pela saúde!

Alimentos funcionais e seus benefícios

 Aveia, linhaça, chia, trigo, alho, arroz, peixes, soja, maçã, gergelim, brocólis e mel…são alguns exemplos de Alimentos funcionais.

Vamos aos benefícios desses alimentos poderosos e que a nossa consultora em nutrição, Cinara Carvalho, destaca aos seguidores de Boa Vida Online. Abaixo, Cinara cita os cereais integrais que, auxiliam não só na prevenção de doenças cardiovasculares, como também ajudam na estética e na produção de colágeno.

“Sempre brinco com minhas pacientes, dizendo para não perderem tempo e começar a consumir aveia o mais rápido possível.”

Veja exemplos de alimentos funcionais, seus benefícios e como incluí-los em seu cardápio:

Aveia, um alimento funcional da maior importância para a saúde

Aveia é rica em silício orgânico, elemento precursor na formação de colágeno.

Aveia

A aveia é um cereal altamente benéfico e está relacionado ao bom funcionamento intestinal, à diminuição e manutenção dos níveis de colesterol. Além de proporcionar mais saciedade, é rico em cálcio, ferro, proteínas, carboidratos e vitaminas. Entre os alimentos funcionais, a aveia se destaca!

A aveia pode ser incluída na alimentação diária facilmente, podendo ser polvilhada por cima das frutas, iogurtes, sucos, vitaminas, bolos, sopas, panquecas, no feijão e na forma de mingau. Recomenda-se de duas a três colheres por dia. Pode ser encontrada no mercado em flocos, farinha ou farelo. Segundo Cinara Carvalho, a aveia é um dos poucos alimentos que contém o silício orgânico, precursor na formação de colágeno e fundamental para manter a pele firme, e manter os cabelos e unhas bonitas e saudáveis. “Sempre brinco com minhas pacientes, dizendo para não perderem tempo e começar a consumir aveia o mais rápido possível.”, recomenda.

Chia

A Chia é fonte de proteínas, fibras, vitaminas, minerais, entre outros nutrientes. Não é atôa que a Chia entrou na dieta das pessoas que se preocupam com a boa forma física. Além de dar a sensação de saciamento, a chia diminui a fome, é capaz de controlar a glicemia e baixar o colesterol. Pode ser consumida crua, triturada ou em forma de gel ou na forma de óleo, não ultrapassando a quantidade recomendada, de 25 gramas.

Quinoa

A Quinoa traz benefícios para os músculos e para a saúde cardiovascular. Fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B. É encontrada tanto nas versões em pó ou moídas em supermercados ou lojas de produtos naturais. Recomenda-se duas colheres de sopa por dia, podendo ser utilizadas em saladas, iogurtes, leite, sucos e até mesmo, na substituição da farinha de trigo.

Linhaça

Ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial, ativa o intestino, alivia a tpm e colabora para eliminar gordurinhas. Rica em fibras e minerais, a linhaça também é fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6, que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e a reduzir o colesterol ruim (LDL). Pode ser utilizada em salada, sucos, frutas, iogurte, sopas, no preparo de pães, biscoitos, bolos ou no prato de comida. Recomenda-se de uma a duas colheres de sopa ao dia. Pode ser encontrada em supermercados e em lojas de produtos naturais.

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