Argila para escovar os dentes, com a Cirurgiã-dentista Cinthya Ribeiro

Não faz muito tempo, a chef naturalista e apresentadora de TV Bela Gil, postou um vídeo no instagram que provocou muios comentários. Ela resolveu que sua filha Flor, de 5 anos, deveria colocar argila para escovar os dentes. Tudo certo, porém nos esquecemos de acrescentar um pequeno detalhe: Ela escovava os dentes da garota com ARGILA! Depois de experimentar a “pasta de dente natureba” Flor fez careta e até disparou um “eca”!

Bela Gil postou um vídeo com a filha, Flor, escovando os dentes com argila.

Bela Gil postou em seu Instagram um vídeo com a filha, Flor, escovando os dentes com argila. Imagem: Reprodução/Instagram

Argila para escovar os dentes

Experiência à parte,  o post rendeu o seguinte questionamento: Quais as vantagens, se é que existem, em utilizar argila para escovar os dentes? Trouxemos as respostas à essa prática que vem sendo adotada pelos sustentáveis e “naturebas” com a linda Cirurgiã-dentista Cinthya Ribeiro (leia-se CBI):

Argila para escovar os dentes, com a Cirurgiã-dentista Cinthya Ribeiro

A cirurgiã dentista Cinthya Ribeiro dá sua opinião sobre a utilização de argila nos dentes

Aurélia Guilherme – Qual a sua opinião sobre usar argila para escovar os dentes?

Dra. Cinthya Ribeiro – Não penso que usar argila para escovar os dentes seja uma prática segura. Nem tudo o que é natural é saudável. Apesar de conter propriedades e características que fazem da argila um mineral muito utilizado em tratamentos de beleza, a gengiva, o esmalte e a dentina não podem ser tratados da mesma forma que a pele, por exemplo.

Além disso, não existem evidências científicas que justifiquem a utilização da argila para fazer a higiene bucal. Os dentes podem até ficarem mais brancos e lisinhos, mas é porquê há abrasividade na argila e isso, remove não somente as manchas superficiais, mas também o esmalte dos dentes.

A pasta de dente tem em sua fórmula a concentração de abrasivos em quantidade ideal. No caso da argila, não sabemos o quanto essa abrasividade pode prejudicar os tecidos bucais.

“Acredito que as crianças devem ser estimuladas para que o momento da escovação seja prazeroso e agradável”.

Aurélia Guilherme – Como escolher uma pasta de dente?

Dra. Cinthya Ribeiro – Podemos encontrar uma variedade enorme de pastas dentais no mercado, com diferentes princípios ativos e indicações clínicas.  A maioria possui flúor, que favorece a remineralização dos dentes, além de agentes com ação anticálculo, anticárie, antiplaca e com substâncias que ajudam a combater a hipersensibilidade dentinária.

Os cremes dentais têm sua capacidade abrasiva limitada, evitando o desgaste desnecessário da superfície dentária. Eu diria que uma boa técnica de escovação, associada ao uso de fio dental, e a uma pasta de dente com flúor, substitui qualquer outro modismo.

Aurélia Guilherme As crianças podem usar pasta de dente? 

Dra. Cinthya Ribeiro – Sim, as crianças podem e devem usar pasta de dente, fluoretadas inclusive, segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria.

A quantidade varia de acordo com a idade, e é importante salientar que os pais ou responsáveis devem garantir uma escovação adequada às crianças, enquanto elas não forem capazes de fazê-la sozinhas. A frequência do uso deve ser de duas a três vezes ao dia. Para as crianças de até dois anos, a quantidade ideal equivale a um grão de arroz cru, ou seja, só uma esfregadinha da pasta na escova.

Depois dessa idade, é preciso ir aumentando gradativamente, até chegar ao tamanho correspondente ao de um grão de ervilha. Com essa quantidade, mesmo que a criança degluta, não terá risco de ter problema algum.

Acredito que as crianças devem ser estimuladas para que o momento da escovação seja prazeroso e agradável. Assim, facilita-se essa rotina com elas, uma vez que esse momento nem sempre é fácil.

Conheça o perfil da dra. Cinthya Ribeiro no portal Boa Vida Online

#argila #argilaparaescovarosdentes #BelaGil #cremedental #saúdebucal #aureliaguilherme #boavidaonline #boavida

Comentários