Azia na gravidez, com o ginecologista e obstetra João Luiz Tarlé Rosa

Azia na gravidez é um tema que interessa muito às mamães. Algumas mulheres mantém a sensação de queimação no estômago durante meses. Comer, quase sempre vem seguido desse desconforto. Buscamos algumas orientações do nosso consultor, o ginecologista e obstetra João Luiz Tarlé Rosa. Ele traz dicas e informações importantes para vencer esse mal-estar.

A azia é uma condição frequente na gravidez

Azia: É preciso muito cuidado com o uso de antiácidos na gravidez. Somente os use com prescrição médica

Azia na gravidez

Azia na gravidez é frequente

Dr. João Luiz Tarlé Rosa, Ginecologista e Obstetra, CRM – GO 7014

A sensação de queimação no estômago – aquela famosa azia – é bastante comum durante os nove meses de gestação. E, pior, costuma se intensificar quando a gravidez vai chegando ao final. Para amenizar o desconforto, as gestantes lançam mão de algum tipo de antiácido.

Mas será que isso está correto?

Azia na gravidez e o uso de antiácidos! É preciso ter muito CUIDADO com essa interação.

O ginecologista e obstetra João Luiz Tarlé Rosa explica porque a mulher sofre tanto com a azia na gravidez. Ele nos disse que o meio ácido do estômago funciona, como uma barreira de proteção contra microrganismos. Sendo ainda imprescindível, no processo de absorção de cálcio e de ferro.

“Sabemos que todo uso de medicação deve vir acompanhado de orientação médica. Durante a gravidez, esse cuidado é ainda mais importante. Não se automedique”, alerta doutor João Luiz.

Visite o perfil do médico João Luiz para conferir mais matérias sobre ginecologia e obstetrícia.

Como amenizar o desconforto

Cultivar bons hábitos alimentares é bom para todos. Durante a gravidez observar cuidados básicos pode ajudar (e muito) para minimizar o desconforto causado pela azia.

Confira as dicas oferecidas pelo doutor João Luiz Tarlé Rosa:

  • Coma em intervalos regulares e em pequenas porções;
  • Mastigue bem;
  • Evite se deitar logo após as refeições
  • Evite consumir alimentos muito pesados, com muitos condimentos e gordurosos;
  • Evite consumir bebidas gaseificadas, frutas cítricas, café e chocolate;
  • Também é importante usar sempre roupas largas e confortáveis.
Azia na gravidez - mamão papaia, uma boa dica

Azia na gravidez – Mamão papaia ajuda a prevenir o incômodo

Aliados importantes contra a azia na gravidez

Complementando as dicas, o doutor João Luiz Tarlé Rosa destaca dois aliados interessante para evitar a azia na gravidez. O primeiro deles é o iogurte natural. Esse aliado ajuda a reduzir a sensação de queimação no esôfago.

“A gestante pode experimentar e ver se o iogurte natural vai ajudá-la. Basta comer algumas colheres do iogurte natural logo após a refeição ou quando se sentir com azia”, orienta o médico.

“Consuma também mamão papaia, gengibre fresco e chá de funcho. Estes são outros aliados interessantes no combate à azia na gravidez“, pontua o médico.

A azia na gravidez é uma condição frequente na gravidez

Azia na gravidez: Os cuidados com a alimentação são fundamentais para reduzir o desconforto desta fase

Por que é tão comum ter azia na gravidez?

A “culpa” é toda do hormônio chamado progesterona. A explicação é dada pelo doutor João Luiz.

“A placenta produz a progesterona para relaxar os músculos do útero. Esse hormônio, necessário ao bem-estar do bebê, acaba sendo o grande causador da azia na gravidez. Isso porque a progesterona relaxa também a válvula que separa o esôfago do estômago. Assim os ácidos gástricos, presentes no estômago e responsáveis pela digestão, acabam alcançando o esôfago. O resultado é essa a sensação de queimação, de azia na gravidez.

Quando a gravidez ser aproxima do final, com o crescimento do bebê, a cavidade abdominal vai ficando ainda mais apertada. Os órgãos da grávida ficam apertados. Com a falta de espaço, o intestino e o estômago são empurrados. Assim, o ritmo digestivo é mais lento. Consequentemente, os ácidos gástricos têm maior chance de alcançar o esôfago e provocar a sensação de queimação.”

Leia também: 7 hábitos que podem prejudicar a gestação, com João Luiz Tarlé Rosa

 

#boavida #boavidaonline #azianagravidez #gestantes #ginecologiaeobstetricia #joaoluiztarlerosa #doutorjoaoluiz #futurasmamaes #maesefilhos #saudenagravidez #alimentacaonagravidez

 

Comentários