BCAA – o aminoácido que ajuda a ganhar massa muscular, com a Nutricionista Luana Camilo

BCAA - o aminoácido que ajuda a ganhar massa muscular

Alguns aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do metabolismo não são produzidos pelo nosso corpo. Para garanti-los na dieta, é preciso ingerir o BCAA, um aminoácido de cadeia ramificada Leucina, Valina e Isoleucina. Mas, por que esses aminoácidos são tão importantes para a formação dos músculos, principalmente em quem pratica treinos de força? Boa Vida Online entrevistou a Nutricionista Esportiva Luana Camilo para tirar as dúvidas de quem deseja ganhar mais massa muscular:

BCAA - o aminoácido que ajuda a ganhar massa muscular Luana Camilo Nutrição Clínica e Esportiva

Luana Camilo – Nutricionista Clínica e Esportiva, CRN – GO 1 9867

Boa Vida Online – O que são aminoácidos e por que eles são tão importantes para quem pratica treinos de força?

Luana Camilo – Os aminoácidos são nutrientes formados à base de proteínas e podem ser divididos em aminoácidos essenciais e não essenciais.

Os aminoácidos essenciais não podem ser fabricados pelo corpo, ou seja, ele são adquiridos através da alimentação. Já os aminoácidos não essenciais podem ser sintetizados a partir dos aminoácidos essenciais ou do próprio organismo. Em nosso corpo, as proteínas musculares são compostas por aproximadamente 19% de BCAAs, que são formadas por três aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo nosso organismo, são eles: a valina, a leucina e a isoleucina. Diferente dos outros aminoácidos, os BCAAs são metabolizados no músculo e não no fígado.

Eles são importantes para quem pratica atividade física porque minimizam a perda de massa magra; retardam a fadiga; aumentam a produção de massa magra; melhoram o sistema de defesa do organismo; diminuem a lesão muscular induzida pelo exercício; favorecem a produção de alanina, glutamina e o processo de cicatrização.

Boa Vida Online – Como esses aminoácidos agem no organismo?

Luana Camilo – Durante o treino, o corpo entra em estado catabólico (o catabolismo é um processo de desgaste muscular, ou seja, uma degradação da massa muscular). Se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos que estão presentes no músculo, para suprir a demanda do corpo. O resultado disso é a perda de massa muscular. O BCAA estimula a produção de insulina, que é um hormônio anabólico e que, com sua elevação, proporciona uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos, permitindo uma entrada maior de glicose nas células, gerando maior energia durante os treinos.

Boa Vida Online – Todos atletas que pretendem ter ganho de massa muscular devem fazer uso do BCAA?

Luana Camilo – Na nutrição tudo depende e tudo é individual. Para saber se o atleta deve ou não tomar BCAA deve ser feito uma anamnese do indivíduo, quando se analisa a rotina de treinos, a alimentação, a duração e a intensidade do treinamento. A partir dai, calcula-se as necessidades orgânicas e nutricionais desse atleta. Só assim deve-se receitar ou não os suplementos com BCAA. Mas, normalmente todo o atleta de treino intenso precisa se suplementar com BCAA.

BCAA - o aminoácido que ajuda a ganhar massa muscularBoa Vida Online- Mesmo treinos mais leves, precisam do reforço do BCAA para que os resultados apareçam?

Luana Camilo – Nem todos precisam, porque existem suplementos whey protein que contêm a quantidade necessária de BCAA, para quem pratica atividade física leve. Mas, um treino deve ser sempre avaliado por um profissional nutricional para avaliar a rotina e a alimentação do indivíduo e, assim, prescrever ou não algum suplemento esportivo.

Boa Vida Online – Em que quantidade e como esse suplemento deve ser tomado, antes ou depois do treino?

Luana Camilo – Existem estudos que falam que a quantidade de BCAA deve ser de 4 a 8 gramas ( 1 a 2 cápsulas) antes e após o treino. A dosagem correta vai de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Boa Vida Online – Podemos encontrar esses aminoácidos nos alimentos em quantidades satisfatórias? Quais alimentos?

Luana Camilo – Com certeza! Nem sempre é necessário suplementar, pois os BCAAs são encontrados em alimentos bem acessíveis. Os alimentos fontes são: Atum, amêndoas, feijão branco, lentilha, gema de ovo, carne bovina e carne de frango.

Boa Vida Online- Ao ingerir as cápsulas de BCAA, o indivíduo corre o risco de engordar ou de reter líquidos?

Luana Camilo – O BCAA não engorda! Esse é um tipo de aminoácido responsável pela construção muscular que não contêm calorias e nem carboidratos na sua composição. Mas, quando consumido em altas doses, pode provocar estresse renal, causando desconforto e náuseas. Se sentir alguns desses sintomas é necessário procurar um médico!

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