Bonecas Blythes, com a colecionadora Luciana Andrade

Colecionar é também falar de amor e dedicação. Os cuidados com os objetos da coleção vão muito além do acúmulo. Os colecionadores fazem uma leitura muito curiosa do apego, que merece trazer a história da colecionadora Luciana Andrade. Essa enfermeira de Goiânia tem paixão pelas suas bonecas Blythes.

Bonecas Blythes – Cada uma dessas bonequinhas tem uma identidade e uma história para contar. Os colecionadores parecem ter trânsito livre no mundo da fantasia. Mas, atravessar esse portal é não é para pessoas comuns. Vamos conhecer o universo da colecionadora Luciana Andrade

Bonecas Blythes

As bonecas Blythes surgiram nos anos 70, mas que não foram bem aceitas pelas crianças, elas eram exóticas demais. Olhos e cabeça grandes demais, elas fugiam dos padrões estéticos das outras bonequinhas da época. Mas isso foi exatamente o que encantou a enfermeira Luciana Andrade, uma colecionadora impecável das bonecas blythes. Fomos atrás dos detalhes dessa colecionadora que entra e sai de um mundo de fantasia com tanta naturalidade, que merece ter essa história revelada pela própria Lu! Confira:

Eu, eu mesma e as Blythes

“Me chamo Luciana Andrade e no alto dos meus 40 anos, com muita alegria, digo que ainda existe uma criança em mim! Amo colecionar! Quando pequena, fui como tantas outras garotas. Colecionava borrachas perfumadas, papeis de carta, latinhas, tampas de garrafas, cartões telefônicos, selos, quebra-cabeças e, até mesmo, etiquetas de lojas. E claro, bonecas!

Assim, caí de amores pelas Blythes.

Sim, essas bonecas com a cabeça desproporcional ao corpo, com grandes e expressivos olhos me encantam! As Blythes têm olhos que criam histórias, expressam sentimentos, abrem a alma.

Através delas posso, de forma lúdica, me expressar, interagir e despretensiosamente, brincar!

Sim, adultos brincam! Quando escolhemos um hobby, escolhemos algo para brincar, para extravasar nossas emoções.

De forma leve e divertida, o que se quer é levar a vida simplesmente!

As Blythes são bonecas que foram lançadas nos EUA, pela empresa Kenner, em 1972. Ao mesmo tempo, também foram comercializadas no Japão. Mas não deu certo. As crianças se assustavam com as bonecas de olhos grandes, que mudam de cor e de posição, através de um mecanismo especial. Em um ano, elas saíram de circulação, ficando apenas nas graças de colecionadores.

Porém, em 1997, a produtora de TV e video americana, Gina Garan, conheceu as Blythes e as fotografou em diversas situações. Em seguida, a produtora lançou um livro que fez muito sucesso, o “This is Blythe”. Simultaneamente, a produtora apresentou a boneca à sua agente no Japão. Juntas, desenvolveram um projeto de propaganda de uma loja.

Frente à esse sucesso, a empresa japonesa Takara, decidiu relançar as Blythes, agora com o nome Neo Blythe.

Elas têm muito estilo

 A partir de 2001, a Takara lança a cada mês, um novo modelo, com roupas e acessórios diferentes, que compõem esse visual. Há também, diferentes cortes e cores de cabelos, pequenas variações no molde da face, maquiagem e, variação da cor dos olhos, tons de pele e tamanho.

As Neo Blythes tem 28 centímetros de altura, as Middies tem 20 centímetrosm e as Petites tem 11 centímetros. O mais bonito é que cada modelo tem a sua própria história.

 

Existe um site brasileiro, exclusivamente dedicado as Blythes, O weloveblythe.com.br. Lá encontramos todas as informações básicas de modelos, siglas e tutoriais sobre essas bonecas. Existem também as Blythes “falsas”, conhecidas por TBL ou Factury. São bonecas muito parecidas com as originais, porém, colecionadores conseguem diferenciá-las. Nós sabemos reconhecer as características das originais.

Tipos de colecionadores

Há colecionadores de diversos perfis. Uns colecionam apenas as bonecas blythes originais. Outros têm, em sua coleção, bonecas TBL. Outros, sequer tiram as bonecas blythes originais da caixa, Isso seria uma forma de valorização e de investimento. Há aqueles que têm em sua coleção, diversos modelos de Blythes e de outras bonecas, como Pullips, Dals, BJD, Little Cho, Berry Jerry, Heroic Rendezvous, Mui Chan, Barbies, Monster High, Hello Kitty, Moranguinho, dentre muitas outras.

Onde comprar

“Encontramos as  bonecas Blythes em sites como e-Bay, Etsy e AliExpress. Mas, podemos encontra-las também, diretamente com colecionadores”.

Customização

“Agora, a parte mais fascinante… a customização! É quando damos identidade a cada boneca. Podemos mudar a cor dos olhos, a maquiagem, e até mesmo a forma do rosto e o tipo de corpo.

Algumas alterações são simples, outras são mais complexas. Assim, você mesma pode fazer ou contratar um customizador. Temos alguns talentosíssimos no Brasil!

Parte da customização e desenvolvimento da boneca, é com você mesmo. Brincando, com inspiração, criamos uma “personalidade” para ela. Usa-se roupas e acessórios que fortalecem essa identidade.

Quando cada boneca chega, ela já vem com uma historia. Se ela veio na caixa original, se ela veio de um colecionador, se ela já é customizada, sempre tem uma história!

E você dá continuidade a ela ou cria uma nova história. Pode-se batiza-la com um novo nome ou mante-la com o nome que foi dado por outro colecionador. E, quando a compramos na caixa, sabemos apenas a história que vem do fabricante. Assim, quem gosta de uma bela fantasia e de se divertir, vai amar a brincadeira e encontrar pessoas incríveis no meio ‘bonequeiro'”!

Encontro de colecionadores

“Há encontros de colecionadores, como o que estive recentemente em São Paulo, o ‘We Love Doll 2016’. Foi um dia muito agradável, o qual tive a oportunidade de conhecer pessoalmente pessoas incríveis, que já eram amigos virtuais. 

Há também encontros regionais. Em cada cidade, um grupo de colecionadores se encontra para socializar, confraternizar, promover os relacionamentos reais, além do virtual. Também é uma oportunidade de trocas e desapegos.

Nesses encontros, nos divertimos muito. E, por que não dizer que brincamos mesmo!

Goiânia tem um pequeno grupo, que tive a alegria de conhecer pessoalmente, em um encontro que fizemos no Parque Flamboyant. Em minha cidade, Anápolis, tenho mais duas amigas, que foram flechadas pelo amor as Blythes. Fico muito feliz por a cada pessoa que se apaixona por esse mundo encantado de beleza, de expressão e de histórias!
Minha pequena coleção nasceu sem grandes pretensões e assim, permanecem. Minhas bonecas falam, de alguma forma, ao meu ser. Elas me inspiram a criar histórias e provocam a minha expressão na vida.

 Vamos conhecer um pouquinho mais das  bonecas Blythes?!

Bonecas-Blythes-colecionadora-Luciana-Andrade-Boa-Vida-Online

Bonecas Blythes – Cíntia é minha primogênita. Ela é uma original Takara, modelo “My Little Candy”, lançada em Fevereiro/2009, customizada pela Lou Grimes. A “adotei” de uma amiga colecionadora. Mudei seu nome e desenvolvi uma nova identidade a ela, fundamentada nas minhas percepções e personalidade. É a que tem uma identidade mais clara. Cíntia passou um tempo sendo filha única, com todas atenções para ela. Isso facilitou bastante a espontaneidade desse meu processo. Dizem que ela é a minha preferida. Deve ser!  Ela gosta de rock, ficção, é apaixonada por Star Wars, é mimada, fashionista e ama velocidade.

Bonecas-Blythes-colecionadora-Luciana-Andrade-Boa-Vida-Online

Bonecas Blythes  – Jade era para ter sido minha primogênita. Ela foi adquirida pelo e-Bay. Veio da Espanha e demorou tempo suficiente para a Cíntia chegar antes. Jade veio na caixa e a experiência foi ótima! Receber uma caixa tão desejada pelos Correios, abri-la com todo cuidado, lembrou minha infância! E, sem dúvida, eu parecia uma criança recebendo o presente de Natal! Ela é uma original Takara, modelo “Praire Posie”, lançada em Dezembro/2010. Ela é ruiva e tem sardas. A intenção é fazer dela uma “mine me”, uma miniatura de mim. Ela aguarda na fila de customização

 

Bonecas-Blythes-colecionadora-Luciana-Andrade-Boa-Vida-Online

Bonecas Blythes  – Amora é uma TBL customizada pela Fabi Alves. Foi amor à primeira vista! A adotei de uma colecionadora e amiga virtual, que já se tornou uma amiga pessoal. Amora é a minha charmosinha e misteriosa menina. Gosta de moda, ama flores e jardins. E é fissurada em animações. Tem uma predileção pelo Totoro e o gatinho Jiji.

 

Bonecas-Blythes-colecionadora-Luciana-Andrade-Boa-Vida-Online

Bonecas Blythes  – Sofia é uma TBL customizada por Mariana Pellegrini. Me encantei com seus fartos e sedosos cabelos. A adotei de uma colecionadora muito querida. Sofia é uma chef perfeita! Ama estar na cozinha e inventar pratos diferentes. Tem a alimentação super saudável e não dispensa suco de verduras todos os dias! Junto com Amora e Bia se divertem muito no jardim!

 

Bonecas-Blythes-colecionadora-Luciana-Andrade-Boa-Vida-Online

Bonecas Blythes  – Bia é uma TBL customizada por Manu Martins. É suave, sensível, cuidadosa, parceira. Ama cinema e geografia. Descontraída e dengosa, se diverte com todas!

 

Bonecas-Blythes-colecionadora-Luciana-Andrade-Boa-Vida-Online

Bonecas Blythes  – Vichy é uma original Takara, modelo Nick Lad, lançada em Julho/2010. Muito divertida, pois tem envesgamento nos olhos. Resultado da customização da Renata Simansky. Seus scalps (cabelos) foram trocados por outros, customizados por Aka7blythe. Adotei-a de outra querida colecionadora. Estudiosa e dedicada, também ama moda e diversão! Partilha comigo a paixão por quebra-cabeças!

 

 

 

Bonecas-Blythes-colecionadora-Luciana-Andrade-Boa-Vida-Online

Bonecas Blythes – Cecília é uma TBL dos cabelos azuis super macios, que comprei pelo eBay. Veio direto de Shangai. Demorou, mas esta semana chegou! Ainda não deu tempo de desenvolvermos nossa relação

Bonecas-Blythes-colecionadora-Luciana-Andrade-Boa-Vida-Online

Bonecas Blythes  – Rita e Sara são Middies Blythes TBL. Rita, a loirinha, eu ganhei de uma amiga muito amada. Ela irá ainda essa semana para customização

 

Bonecas-Blythes-colecionadora-Luciana-Andrade-Boa-Vida-Online

Bonecas Blythes  – Lucy não é uma Blythe, ela é uma Little Cho. Uma boneca, toda customizada, que é adquirida diretamente no site do fabricante. Você escolhe os detalhes dessa customização no site, que oferece tudo o que desejar à sua boneca. Simplesmente encantadora e delicada! Estou apaixonada por ela! Ela também chegou esta semana!

 

Nos divertimos de diversas formas, seja indo ao parque, ao cinema, ou a um encontro de bonecas, montando mesas para um chá ou cuidando das coloridas madeixas! Até mesmo dormindo, elas são motivos de sonhos e de aventuras. Sei que ainda chegarão outras meninas e elas serão manifestações do meu eu, experimentando a vida com diversão e leveza! Vamos brincar comigo?!”

#BonecasBlythes #bonecas #colecionadordebonecasblythes  #fantasia #Blythes #bonecasdeolhosgrandes #ThisisBlythe #TBL #Factury #BonecasPullips #BonecasDals #Bonecas BJD #BonecasLittleCho #BonecasBerryJerry #BonecasHeroicRendezvous #BonecasMuiChan #BonecasBarbies #BonecasMonsterHigh #BonecasHelloKitty #BonecasMoranguinho#####

Comentários