Brechó e a moda vintage, com Victoria Acerbi

Astromelia

Velho conhecido das mulheres, o Brechó, existe há muito tempo no imaginário das cidades. O primeiro surgiu no Rio de Janeiro, quando um mascate, chamado Belchior, resolveu abrir uma loja para vender roupas e objetos de segunda mão.

Por um longo período, o Brechó sofreu preconceito, sendo associado apenas às peças velhas, com defeitos e de pouca usabilidade. No entanto, devido à onda sustentável e a valorização do estilo vintage, os brechós ganharam muitos admiradores, que sabem o potencial do garimpo de peças únicas.

Em Goiânia existem vários brechós espalhados por aí. Alguns com lojas físicas e outros apenas virtuais. O Empório Armário Brechó – Outlet é um dos mais tradicionais e organiza no próximo sábado (04/06), o 1° Encontro de Brechós de Goiânia, em sua sede na rua 15, Centro. Uma das participantes é a empresária Victória Acerbi, responsável pelo Brechó Astromélia. Vic, como é conhecida, nos responde algumas curiosidades sobre esse mundo fascinante da moda:

Victoria Acerbi | Brechó Astromélia

Victoria Acerbi, idealizadora do Brechó Astromélia.

Boa Vida Online – Como surgiu a ideia de montar um brechó?

Victoria Acerbi – Sou amante de brechó desde muito tempo, sempre andando pelos brechós do centro e achando várias peças escondidas que, pra mim, são valiosíssimas e são vendidas por um valor tão baixo, que até poderiam ser desmerecidas. Em algum momento, precisei rever o que poderia fazer da minha vida e, me veio a ideia de montar um brechó. Adoro escolher “a dedo” todas as peças, principalmente aquelas antigas e levando-as, a quem não tem tempo de garimpar.

Brechó Astromélia_3Boa Vida Online – Qual o conceito principal de um brechó?

Victoria Acerbi – Os brechós sobrevivem de uma quantidade muito grande de peças amontoadas, em que a maioria não está em muito bom estado. No entanto, a grande magia do brechó é o ato de garimpar, onde você encontra preciosidades no meio de toda aquela bagunça. Geralmente, os brechozeiros compram quilos de roupas de gente que se desfez delas e que pagam muito barato pelo saco de roupa. Enquanto uns enxergam como simples roupas velhas, os amantes do estilo vintage, agregam o valor justo àquelas peças. O Brechó Astromélia busca unir o conceito de achados legais, com um preço muito barato e justo.

Boa Vida Online – Como é a recepção do público com as peças?

Victoria Acerbi – Como trabalho com um público que já gosta de brechó, eles ficam bastante agradecidos pelo garimpo. Ficam surpresos, acham peças belas e o mais legal é que se surpreendem em cada passada de cabide. Nunca se sabe o que se encontrará em um brechó.

Boa Vida Online – Qual o critério de seleção das peças?

Victoria Acerbi – As peças são escolhidas pelo conceito, primeiramente, o que é legal, o que será bem aceito, e com o que aquela peça se associa. Depois é observado o estado do item, manchas, rasgos e desbotamento são observados cuidadosamente. Caso seja uma peça sensacional com um rasgadinho, ainda assim eu a adquiro, e a vendo a um preço muito barato, apenas pelo conceito. Outra questão de um brechó, é que não existe uma escala de numeração, é aquela peça, se serviu ótimo, se não serviu e não dá para modificá-la, o cliente terá que encontrar outra peça. Cada item é exclusivo.

Boa Vida Online – O valor é acessível?

Victoria Acerbi – Existem muitos garimpeiros de brechó que encontram peças lindas, super baratas, mas superfaturam em cima. No meu caso, eu garimpo e o preço adicional, dado à peça que será revendida, será voltado para o meu trabalho de garimpar, unido ao valor daquela peça. Mas sempre, muito barato e acessível. Meu trabalho só funciona e só me gratifica, se eu puder democratizar a moda para qualquer pessoa que queira se vestir de maneira autêntica (qualquer pessoa).

Brecho Astrómelia_6Boa Vida Online – Quais as vantagens de se comprar no brechó?

Victoria Acerbi – As vantagens de comprar em um brechó são várias. Primeiro, o preço acessível, seguido de muita pechincha. De acordo com o valor simbólico da peça e do valor gasto, você pode ceder à pechincha sim, levando esses fatos em consideração. Outro item é a exclusividade das peças, tudo é diferente; ninguém corre o risco de ir a alguma festa, onde todos compram Astromélia e encontrar peças iguais, em pessoas diferentes. Achou? É seu, peça única e exclusiva. Sem contar que, sempre fica o mistério de quem usou aquela peça, de que maneira, o que a pessoa viveu, em qual década. Perpassando pela imaginação e sensibilidade de cada um.

Serviço:

1° Encontro de Brechós de Goiânia
Data: 04/06 (sábado)
Horário: a partir das 10h00
Local: rua 15, qd 49, Centro
facebook: https://www.facebook.com/emporioarmario.brecho?fref=ts

Brechó Astromélia
Endereço: Rua 1136, número 570, Setor Marista Goiânia
facebook: https://www.facebook.com/Astrom%C3%A9lia-1063917680324955/timeline

 

Brechó Astromélia_2

Comentários