Cateterismo Cardíaco

Sílvio Câmara

O Hemodinamicista e Cardiologista Intervencionista Sílvio Sérgio Pontes Câmara responde a três perguntas sobre Cateterismo Cardíaco

O Cateterismo Cardíaco é um procedimento que permite ao médico examinar e tratar diversas doenças das artérias que irrigam o coração. Três perguntas para o Hemodinamicista e Cardiologista Intervencionista Sílvio Sérgio Pontes Câmara:

Boa Vida – Como o procedimento de Cateterismo Cardíaco é realizado?

Sílvio Câmara – O Cateterismo Cardíaco é um procedimento simples, realizado através de uma punção da pele e de uma artéria, seja do punho (artéria radial) ou da virilha (artéria femoral), por onde é introduzido o cateter e guiado até o coração. Não há necessidade de cortes ou pontos cirúrgicos. Por meio de injeção de contraste iodado e de um aparelho especial de raio-X obtém-se as imagens onde podem ser visualizadas as artérias do coração (coronárias), a aorta, a artéria pulmonar, as câmaras cardíacas, as válvulas e várias estruturas relacionadas.

Boa Vida – Quais doenças podem ser avaliadas e tratadas através do Cateterismo?

Sílvio Câmara – O Cateterismo Cardíaco é um procedimento diagnóstico, isto é, permite que se identifique várias doenças como as obstruções das coronárias que levam ao Infarto do Miocárdio e à Angina, as doenças dos músculos do coração que podem levar a hipertrofia ou dilatação do mesmo, as doenças das válvulas cardíacas, as doenças congênitas (presentes ao nascimento), dentre outras. Quando se fala em tratamento dessas doenças temos também vários recursos utilizando a mesma técnica do cateterismo, porém, com matérias diversos como é o caso da Angioplastia com implante de stents para desobstruir as coronárias, fechamento de comunicações intracardíacas e até implante de válvulas cardíacas.

Boa Vida – Como o paciente se sente depois do Cateterismo Cardíaco?

Sílvio Câmara – O Cateterismo Cardíaco é feito através de anestesia local na pele e sedação. É ainda acompanhado por um profissional Anestesiologista. Assim, o paciente sai da sala de hemodinâmica acordado e conversando. Nas últimas décadas o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos materiais permitiu que o Cateterismo Cardíaco tornasse um procedimento simples e seguro.

Comentários