Check-up cardiológico, no informe Incor São Lucas

“O homem atual é longevo. A cada nova década, aumenta nosso tempo de vida. Mais do que nunca, é preciso prevenir e identificar possíveis doenças. Depois dos 40 anos, um check-up cardiológico anual é recomendado pelos cardiologistas do Incor São Lucas.

Check-up cardiológico

O check-up cardiológico é de extrema importância. Quando feito periodicamente, a partir da maturidade, permite um envelhecimento com mais qualidade de vida. Uma consulta cardiológica ideal, leva em conta, o histórico do paciente, seus hábitos de vida e seus antecedentes familiares. Esses 5 exames garantem um diagnóstico preciso sobre a saúde cardíaca:

Teste ergométrico

Monitoramento do coração, com o eletrocardiograma, durante atividade física na esteira. Esse é um exame, indicado para detectar um possível fluxo sanguíneo inadequado para o coração. Em repouso, isso não seria possível. O estreitamento das artérias pode ser diagnosticado neste exame. O suprimento de sangue e de oxigênio para o coração, quando baixo, pode ser arriscado. Sintomas de dor no peito, com riscos de infartes e, até mesmo, de morte são reais, caso não haja tratamento adequado.

Eletrocardiograma

Esse é um exame que registra a variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade do coração. Eletrodos são instalados no paciente e todas as áreas do coração podem ser avaliadas nesse check-up cardiológico.

 

Ecocardiograma

Toda a estrutura e funcionamento do coração podem ser conferidos com o Ecocardiograma. Trata-se de um ultrassom capaz de ajudar no diagnóstico de sopro cardíaco, palpitação, síncope, falta de ar, dores torácicas, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, anomalias congênitas, entre outras.

Mapa

Através de um equipamento simples, portátil e de fácil manuseio, a pressão arterial (PA) e a freqüência cardíaca (FC), podem ser registradas, em curtos intervalos de tempo. Há como pré-programar os intervalos de averiguação em vários intervalos durante as 24 horas de duração do exame. Ao final, tem-se uma curva pressórica do paciente em atividade e durante o sono.

Holter

Holter é um dispositivo portátil que monitora continuamente os batimentos cardíacos dos pacientes. O Holter é o 5o exame, que deve fazer parte do check-up cardiológico. Cuide-se, seu coração precisa bater forte e saudável por toda a vida!

Leia outras matérias e entrevistas sobre a saúde do coração, acessando o perfil do cardiologista Raphael Freire. Aqui!

 

Comentários