Cirurgia Plástica de Nariz – Rinoplastia, com o Otorrinolaringologista Paulo Reis

Cirurgia Plástica de Nariz – Rinoplastia

A Cirurgia Plástica de Nariz, também conhecida como Rinoplastia, é capaz de repaginar o formato do rosto e ainda trabalhar alguns problemas anatômicos e funcionais.

cirurgia plástica de nariz rinoplastia - boa-vida-online

O nariz tem grande influência na aparência e na autoestima de uma pessoa. Quando em desarmonia com a face, a Cirurgia Plástica de Nariz ou Rinoplastia pode ser considerada excelente opção. Mas, este é um procedimento cirúrgico que requer mãos hábeis, firmes e talentosas. A estética não pode danificar a função nasal. Cirurgia Plástica de Nariz ou Rinoplastia é assunto para o Otorrinolaringologista Paulo Reis, um mestre da harmonia facial:

Aurélia Guilherme – Por que a Rinoplastia é considerada uma cirurgia de alta complexidade?

Dr. Paulo Reis – O nariz possui estruturas de alta complexidade, com labirintos e curvas de medidas milimétricas. É fundamental que o especialista tenha um profundo conhecimento das funções nasais e total domínio das técnicas cirúrgicas. Muitos dos pacientes, que nos chegam para corrigir a aparência do nariz, também possuem alguma alteração funcional, Desvios de septo, hipertrofia de cornetos relacionadas à rinites, sinusites crônicas e pólipos Essas são as principais alterações que podem e devem ser tratadas no mesmo ato cirúrgico. Trata-se de uma abordagem funcional integrada. Assim, mais do que um belo nariz, é preciso que ele funcione bem.

Aurélia Guilherme – Como é decidido o tipo de aparência que o nariz vai ficar?

Dr. Paulo Reis – Em uma Rinoplastia três palavras são a base de um resultado bem sucedido: simetria, proporção e harmonia. A estrutura facial do paciente é criteriosamente estudada em todos os ângulos, para identificar as alterações que serão feitas. O paciente participa ativamente desse processo. Ao relatar seus desejos ao especialista, toda face é analisada, para só depois, decidimos sobre o formato final do nariz. É possível reduzir ou aumentar de tamanho, bem como, alterar a forma da ponta e do dorso.

Além de melhorar a função respiratória, podemos corrigir uma série de assimetrias. Sequelas de traumatismos, o tamanho das narinas, a relação entre o nariz e o lábio superior. Pode-se também melhorar a forma de um nariz já operado previamente. O objetivo da cirurgia plástica de nariz ou rinoplastia moderna é a obtenção de um nariz bonito e funcional. O novo nariz é perfeitamente adaptado à face do paciente.

cirurgia plástica de nariz rinoplastia - otorrinolaringologista-paulo-reis-goiania-boa-vida-online

Dr. Paulo Reis – Otorrinolaringologista, CRM – GO 4989

Aurélia Guilherme – Como é o procedimento cirúrgico e qual o tipo de anestesia utilizada nesta cirurgia?

Dr. Paulo Reis – Esta é uma cirurgia com duração de aproximadamente duas horas. À critério do especialista, a anestesia pode ser local, geral ou associa-las. Depois disso, são feitas as incisões, que permitem separar a pele da estrutura do osso e da cartilagem. Este é o momento de executar tudo o que foi planejado no pré-operatório. Os excessos de cartilagem ou osso são moldados ou retirados. A pele é readaptada sobre a nova estrutura e o novo nariz está esculpido. O período de internação obedece o período a um dia.

Aurélia Guilherme – Onde são feitas essas incisões e como será o resultado das cicatrizes?

Dr. Paulo Reis – Na Cirugia Plástica de Nariz ou Rinoplastia, as incisões podem ser feitas por dentro da cavidade nasal. Também pode ser um procedimento aberto, com cicatrizes externas, mas que ficam praticamente imperceptíveis. Nesses casos, faz-se uma incisão pequena, através da columela (faixa vertical de tecido que separa as narinas). Ao final, uma tala é aplicada no nariz, para ajudá-lo a manter sua nova forma.

Aurélia Guilherme – O pós operatório é muito doloroso?

Dr. Paulo Reis – Não, este procedimento é pouco doloroso. O paciente pode sentir certos incômodos, como pequenos sangramentos nas primeiras 48 horas. Porém, isso não é preocupante. O inchaço permanece durante algumas semanas. Podem surgir alguns hematomas locais, onde o sangue ficou retido e alguma dificuldade respiratória. A evolução pós operatória depende da resposta individual. É preciso dar um tempo, para o organismo se encarregar de dissipar todos os pequenos transtornos. Porém, o paciente pode retomar às suas atividades cotidianas, após alguns dias, exceto as atividades mais extenuantes.

Aurélia Guilherme –  Em quanto tempo é possível visualizar o resultado definitivo da cirurgia? Esse resultado dura quanto tempo?

Dr. Paulo Reis – É importante ressaltar que o resultado da rinoplastia não é imediato, como muitas pessoas acreditam. O primeiro estágio do pós operatório, diz respeito à semana logo após a retirada do curativo externo. Nessa etapa, os defeitos estéticos do nariz original já estão corrigidos, mas ainda há um inchaço. Depois de aproximadamente 6 meses da realização da cirurgia, o inchaço já desapareceu. Mas, o resultado definitivo só pode ser visualizado próximo ao aniversário de 12 meses do procedimento. Alguns pacientes chegam ao resultado definitivo um pouco antes; outros, um pouco depois desse período.

“O objetivo da cirurgia plástica de nariz ou rinoplastia moderna é a obtenção de um nariz bonito e funcional. O novo nariz é perfeitamente adaptado à face do paciente”.

#boavidaonline #aureliaguilherme #boavida #beleza #rinoplastia #nariz #otorrinolaringologistapauloreis #drpauloreis #cirurgiaplasticadenariz

Comentários