Clube do Livro Online: TAG – Experiências Literárias, uma linda proposta, que leva o hábito da leitura para todo o Brasil

TAG – Experiências Literárias

Um Clube do Livro Online que encanta pela proposta de uma empresa gaúcha que une os benefícios da era virtual, sem perder o charme que um livro de papel representa. Com um clique do computador, o livro chega até sua casa, acompanhado de presentinhos e mimos. O leitor ainda conta com o trabalho de uma curadoria especial, que faz indicações e críticas precisas sobre histórias e autores.

Clube do Livro Online: uma linda proposta, que leva o hábito da leitura para todo o Brasil

Kit enviado pela TAG – Experiências literárias. Além do livro e da revista, um marcador de página personalizado do mês e um ‘mimo’ literário.

Clube do Livro Online

Já foi mais comum ouvir falar em grupo de livros, em que as pessoas liam a mesma obra, teciam comentários e discutiam à respeito da história. Atualmente, o papel cedeu lugar ao virtual. Na  era extremamente tecnológica, escutamos muito mais sobre os e-books (livros virtuais). Mas as pessoas ainda leem menos do que deveriam. O tempo, ou a falta dele, é a desculpa de sempre. Conversamos com Tomás Susin, um dos sócios-fundadores da TAG – Experiências Literárias, um clube do livro bem diferente.

Levantando todos esses questionamentos, em 2014, na cidade de Porto Alegre, surgiu a TAG – Experiências Literárias Esse Clube do Livro Online, une a rapidez da internet com a importância do livro físico. “A leitura transforma e é uma paixão para nós. Mesmo sabendo que vivemos em uma nação de não-leitores e na era do e-book, temos a convicção de que muitos brasileiros se juntarão à nós. Queremos incentivar a leitura àqueles que já cultivam o hábito. Mas, temos o objetivo de chegar àquelas pessoas que só precisam de um empurrãozinho para desabrochar a vontade de ler”, explica Tomás Susin.

TAG - Experiências Literárias, uma linda proposta, que leva o hábito da leitura para todo o Brasil

Os sócios da TAG: (esq.) Pablo Valdez, Arthur Dambros, Gustavo Lambert, Tomás Susin e Álvaro Englert

Curadoria especial

Em inglês, o verbo to tag, quer dizer o processo de rotular, classificar. Guiados por esse significado, os livros enviados por este Clube do Livro Online, recebem a “tag” de uma curadoria especial. Isso nos dá uma boa noção de como funciona o trabalho dos rapazes de Porto Alegre.

“Nossos curadores costumam ser referências do cenário cultural. É como se você fosse a uma livraria e o Luis Fernando Veríssimo indicasse um livro para você! É a oportunidade do leitor expandir seus horizontes literários, conhecer novos autores, novos estilos. Sempre, com a garantia de que essas obras estão sendo indicadas por uma pessoa que entende do assunto”, afirma Tomás.

“Queremos incentivar a leitura àqueles que já cultivam o hábito. Mas, temos o objetivo de chegar àquelas pessoas que só precisam de um empurrãozinho para desabrochar a vontade de ler”.

Assim, este Clube do Livro Online busca tornar a literatura mais leve e divertida, sem perder a profundidade. Todos os meses, a equipe conversa com alguma grande referência do cenário cultural sobre livros que marcaram suas vidas. Com a taxa de R$ 69,90, o associado recebe uma dessas obras, acompanhada de uma revista. Segundo Tomás, o objetivo é enriquecer a experiência literária, trazendo informações à respeito do curador. As razões da indicação do livro, curiosidades à respeito do autor e de sua obra são informações que enriquecem o conhecimento do leitor. “Além do livro e da revista, complementam o kit, um marcador de página personalizado do mês e um ‘mimo’ literário. Outro ponto importante é que todas as edições que enviamos são feitas exclusivamente para o clube! Todo o projeto gráfico, box, escolha do tradutor, edição, tudo é feito especialmente para os associados. As edições enviadas também são sempre de ‘luxo’, sempre diferenciadas”, reforça.

Como qualquer início, a TAG teve suas dificuldades. Vender literatura, principalmente em uma sociedade de não-leitores, não é uma tarefa fácil. Mas, a exclusividade do projeto e todo o processo de entrega, em que o associado só descobre o nome do livro com a chegada do kit, fez toda a diferença. Atualmente, são mais de 13 mil inscritos de todo o Brasil. Número que pode crescer a cada dia, devido a essa ideia linda de fomentar a leitura e compartilhar experiências.

“Nossos curadores costumam ser referências do cenário cultural. É como se você fosse a uma livraria e o Luis Fernando Veríssimo indicasse um livro para você! É a oportunidade do leitor expandir seus horizontes literários, conhecer novos autores, novos estilos, com a garantia de que essas obras estão sendo indicadas por uma pessoa que entende do assunto”.

#boavidaonline #boavida #aureliaguilherme  #clubedolivro #clubedolivroonline #TAGexperiênciasliterárias

Comentários