Condomínio perfeito e só para idosos

Não faz muito tempo, conversava com amigos sobre a possibilidade de sermos vizinhos no futuro. Um condomínio para idosos. Um lugar que pudesse nos manter próximos, socializados e com qualidade de vida quando a idade chegar. O que parecia apenas uma utopia, se desenha como a realidade de um futuro breve, em Goiânia.

condominio-para-idosos-goiania

Condomínio perfeito e só para idosos

Parece um sonho morar em uma casa totalmente adaptada para pessoas da terceira idade, em um condomínio com toda a comodidade e infraestrutura para a terceira idade. Um condomínio perfeito e só para idosos é um projeto arrojado da CAL Engenharia, que me foi apresentado por seu diretor Francisco Alcanfor. Fiquei encantada. Tudo o que nossos “velhinhos” precisam vai estar à mão. Esse é um lugar, onde a experiência e as dificuldades da idade poderão ser compartilhadas e vivenciadas ao melhor estilo. Detalhes do projeto, na entrevista com o empresário Francisco Alcanfor:

condominio-para-idosos-goiania-Francisco-Alcanfor-CAL-Engenharia

Francisco Alcanfor, diretor da CAL Engenharia e idealizador do projeto do condomínio para idosos. 

Aurélia Guilherme – Como o senhor idealizou esse condomínio?

Francisco Alcanfor – O projeto é para casas e/ou apartamentos de alto padrão, com 80 ou 100 unidades, todas projetadas para este público, com total acessibilidade. O condomínio terá lazer completo, inclusive pista de caminhada, lavanderia, passadeira, restaurante dia e noite, onde os moradores terão todas refeições e lanches à disposição, sem a necessidade de terem que cozinhar em casa, cuidadores, faxineiras nas casas, clinica médica completa, cuidadores, professores de educação física, pessoal para cuidar da programação de atividades de lazer e convivência, segurança 24 horas, carro de apoio com motorista. Tudo o que há de melhor e mais moderno para conforto, segurança dos moradores e tranquilidade dos familiares.

Aurélia Guilherme – Como o senhor projeta a rotina de um idoso, nesse tipo de condomínio?

Francisco Alcanfor –  A programação diária no condomínio é justamente para evitar rotina. Todos os dias, os moradores terão atividades recreativas, festivas, passeios, exercícios, jogos, alguns shows com artistas locais, etc. Sempre com novidades que divertem, com qualidade de tempo e espaço dos moradores.

Aurélia Guilherme – A descrição do condomínio, mais se parece à um hotel de luxo, seria isso?

Francisco Alcanfor – Isto mesmo, a ideia é oferecer máximo conforto para aqueles que trabalharam muito e podem desfrutar do dinheiro que ganharam.

Aurélia Guilherme – Qual seria o custo de se morar nesse solar?

Francisco Alcanfor – A estimativa de custo de uma casa de 80 m2 é de R$ 600 mil, pagos em 1 ano, com recurso próprio. Nesta faixa de idade, não é muito fácil conseguir financiamento bancário. A taxa de condomínio é estimada em R$ 7 mil mensais, já incluso todos os custos de manutenção do empreendimento,  gastos com lazer, lavanderia, cuidadores, diarista nas casas, etc. Esse é um condomínio bem diferenciado. Uma das queixas mais recorrentes dos idosos é não ter o que fazer e há muito tempo ocioso. O condomínio terá local de convivência, todos poderão se reunir todos os dias e noites. Terá uma equipe com psicólogos, fisioterapeutas, professores de educação física, promotores de  eventos, jogos, passeios constantes, viagens, festas e tudo o que for preciso para os moradores terem vida agitada, alegre, divertida e saudável.

condominio-para-idosos-goianiaAurélia Guilherme – Manter uma comunidade de idosos, não seria o mesmo que segrega-los a locais restritos a apenas essa geração?

Francisco Alcanfor – O local é projetado para vida alegre e saudável, o objetivo é exatamente o contrário de segregação. O objetivo é retirar os idosos do isolamento que vivem hoje, mesmo estando em casa, com familiares. Isso, quando moram com familiares. Os idosos brasileiros vivem, praticamente no abandono, mesmo muitos tendo sua própria renda, alguns, com muito dinheiro para usufruírem da boa vida. Há tantos relatos de filhos, parentes e amigos que nunca têm tempo para dar-lhes atenção, carinho e companhia. Isso, sim, é viver segregados.  O nosso projeto vem exatamente para reunir pessoas da mesma faixa etária para conviverem, terem cuidados, companhia e aproveitarem do dinheiro que ganharam.

Aurélia Guilherme – Até agora, falamos de idosos saudáveis e independentes. E quanto àqueles que possuem algum tipo de deficiência de mobilidade e até deficiências mentais e emocionais, como demências, depressão, etc?

Francisco Alcanfor – O projeto que já tem nome escolhido,  PARAÍSO, contempla todo tipo de idoso, desde aqueles que estão ativos, até os que possuem necessidade de cuidados especiais. Nosso condomínio terá clinica geriátrica, com equipe multi disciplinar, médicos, psicólogos, enfermeiros, cuidadores, fisioterapeutas, e toda e qualquer outra assistência que for necessária.

Aurélia Guilherme – Toda a despesa dessa equipe médica e qualquer outra necessidades médica, já está inclusa no condomínio?

Francisco Alcanfor – Sim, o projeto terá clinica médica fazendo parte do empreendimento, com atendimento 24 horas, já temos previsto todos os pagamentos dos custos médicos, inclusos na taxa de condomínio, até mesmo os medicamentos.

Aurélia Guilherme – Quais as tecnologias estão previstas no solar, que confiram mais segurança e autonomia ao idoso?

Francisco Alcanfor – Hoje existem muitas possibilidades eletrônicas de segurança. Usaremos as mais modernas tecnologias neste empreendimento. Para segurança do local, além de equipe de profissionais, todos terão todo aparato eletrônico mais moderno, para segurança individual. Cada casa conta com sistema de monitoramento dos profissionais de saúde e dos familiares. Os moradores estarão conectados, por todo o tempo, com os parentes. Tudo o que acontecer no condomínio Paraíso e dentro de casa, estará na internet, em tempo real, para que nossos idosos estejam bem monitorados.

condominio-para-idosos-goianiaAurélia Guilherme – Até mesmo cuidadores estarão à disposição?

Francisco Alcanfor – Sim, o condomínio terá equipe de cuidadores 24 horas, assim como lavadeiras, passadeiras de roupas, diaristas nas casas, os idosos serão muito bem tratados; eles estão pagando para ter máximo conforto.

Aurélia Guilherme – Como o senho já disse anteriormente, o envelhecimento, muitas vezes, se torna um peso para os familiares. O idoso será mais feliz morando em um condomínio apropriado a ele?

Francisco Alcanfor –  Envelhecer é dramático para pessoa e para os familiares. O idoso requer cuidados e atenção; os mais novos nunca têm tempo e paciência. Nosso projeto visa preencher esta lacuna. O idoso terá qualidade de vida e os familiares, tranquilidade e segurança de que seu ente querido está seguro e muito bem assistido.

Aurélia Guilherme – O que os interessados devem fazer para reservar uma unidade nesse residencial?

Francisco Alcanfor – Inicialmente, estamos cadastrando interessados, já temos várias pessoas cadastradas. Só após tivermos número suficiente de interessados, vamos iniciar o projeto. Esse é um empreendimento diferenciado, não é para qualquer tipo de público; não pode ser lançado no mercado e vendido para todas idades; exige cuidado para não acontecer do que seria uma solução, se tornar problema para os compradores.

#condomínioperfeitoesópara idosos #CALEngenharia #

Comentários