Corrida para crianças, com o Personal Trainer Rodrigo Bicudo

Você já escutou falar sobre corrida para crianças? Essas corridas kids acontecem em diversas partes do Brasil. A importância é valorizar a prática de exercício físico, desde a infância. Para abordar o assunto, o Boa Vida Online traz uma entrevista com o personal trainer Rodrigo Bicudo. Em junho, seu filho Felipe, participou de sua primeira corrida. É como dizem, “tal pai, tal filho”, com apenas 1 ano e 4 meses não se intimidou com o público da Kids Run e realizou um percurso de 50m, em São Paulo. Confira na entrevista:

Rodrigo Bicurdo, Personal Trainer – CREF: 34997-G/SP

Boa Vida Online – O que é são as corridas para crianças, ou também chamadas de corridas kids?

Rodrigo Bicudo – São eventos voltados exclusivamente para as crianças. O objetivo é que elas participem e brinquem de correr.

Boa Vida Online – Onde acontece?

Rodrigo Bicudo – As corridas acontecem em vária partes da cidade de São Paulo, mas as que mais me agradam, pessoalmente, são as corridas realizadas dentro de uma pista de atletismo oficial. É mais legal, tanto para as crianças, quanto para os pais. A pista é mais segura, justamente por se totalmente preparada para essa finalidade.

Rodrigo com seu filho Felipe, durante uma corrida kids em São Paulo

Boa Vida Online – Acontece em outras cidades, fora de São Paulo?

Rodrigo Bicudo – Não sei afirmar dizer ao certo, mas acredito que sim. Algumas corridas infantis acontecem nos mesmos eventos para adultos, em um momento posterior. Por isso, se tem interesse, procure corridas na sua cidade, leve seu filho, promova desde cedo esse hábito da atividade física.

Boa Vida Online – Como funciona?

Rodrigo Bicudo – As crianças são divididas por faixa etária. Normalmente, os bebês até dois anos correm 50 metros, três anos são 100 metros. De acordo com a idade das crianças, proporcionalmente, as distâncias vão aumentando. Quando levei meu filho Felipe, ele estava com 1 ano e 4 meses, mas correu 50 metros.

Boa Vida Online – Existe alguma premiação?

Rodrigo Bicudo – Todos os participantes ganham medalha de participação. Não é exaltada a vitória para os pequenos, o objetivo não é a vitória, mas a vivência, a experiência. É preciso levar e mostrar como uma brincadeira. Criança adora correr, principalmente quando está feliz e junto de outras crianças da mesma faixa etária.

Boa Vida Online – Qual a importância para as crianças?

Rodrigo Bicudo – Entender que esporte e exercício fazem parte da nossa vida. Futuramente, se estiver já acostumada com à prática, irá fazer, ao longo da vida, atividades físicas.

Boa Vida Online – Qual a sua opinião sobre o papel dos pais no incentivo ao esporte/atividade física?

Rodrigo Bicudo – O papel dos pais é fundamental. As crianças pequenas, até os dois anos, por exemplo, não conseguem se comunicar perfeitamente de forma verbal. Porém, são capazes de imitar e reproduzir comportamentos dos adultos à sua volta, principalmente, dos pais e professores. Exemplo é tudo! A palavra convence, o exemplo arrasta.

Boa Vida Online – Quais as atividades mais indicadas para crianças?

Rodrigo Bicudo – Todas, sem exageros. As crianças precisam explorar o maior repertório motor possível. Quanto mais estímulos receber, melhor, desde que orientadas por um profissional de Educação Física. Alguns pais se empolgam e acabam exagerando nesses estímulos e acham que os filhos são atletas profissionais. Bom senso é fundamental.

 

Comentários