Cuidados com os cabelos durante o verão, com a Dermatologista Lorena Dourado

Sol, praia, vento, o verão é mesmo uma delícia. Mas os cabelos merecem estar bem protegidos. Boa Vida Online buscou os conselhos de uma autoridade no assunto: a Dermatologista Lorena Dourado, para aproveitar essa estação do ano, sem qualquer prejuízo para os cabelos.

Boa Vida Online – O calor excessivo do verão exige um cuidado especial com os cabelos?

Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Formação em Tricologia (ciência que estuda o cabelo) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela USP; Médica responsável pelo ambulatório de Cabelos do Serviço de Dermatologia da UFG; Residência Médica em Dermatologia pela UFG; CRM – GO 11663

Lorena Dourado – Da mesma forma que cuidamos da pele, devemos cuidar dos cabelos. É necessário evitar a exposição solar excessiva nos fios, com o uso de proteção mecânica, como chapéus, de preferência de abas maiores, pois já ajuda a proteger também a pele, ou bonés que protegem uma área menor da face, mas é melhor do que nada. Atualmente, existem alguns shampoos, condicionadores e sprays, que apresentam substâncias fotoprotetoras. Embora, essas substâncias não possuem grau de proteção tão eficiente quanto os protetores de pele, eles conseguem gerar uma certa fotoproteção para os cabelos. As pessoas com poucos cabelos, precisam tomar ainda maiores cuidados, principalmente para evitar queimaduras no couro cabeludo. Em alguns casos, recomenda-se, além da proteção mecânica, o uso de protetor solar em spray no couro cabeludo, o mesmo que usamos para a face. Geralmente, pelo calor, acabamos lavando mais os cabelos, o que ajuda a deixá-los mais ressecados. Evite lavar com água muito quente, pois resseca os fios, o couro cabeludo e a pele. Tente manter os cabelos hidratados utilizando bons condicionadores, em alguns casos, é recomendado cremes que não precisem de enxague, além das máscaras de hidratação.

Boa Vida Online – Para quem foi para a praia nesse verão, quais os cuidados que as pessoas devem ter com o ressecamento natural, provocado pelo mar?

Lorena Dourado – A água salgada ajuda a ressecar ainda mais os cabelos, não só pelo fato do próprio sal em si, mas, como mencionei anteriormente, pela maior frequência de lavagens. Então, devemos manter os cabelos bem hidratados utilizando bons condicionadores, cremes que não precisem de enxágue e máscaras de hidratação. E para enfatizar, devemos utilizar, sempre que possível, chapéus, bonés ou algum outro produto que ajude na fotoproteção dos cabelos.

Boa Vida Online – A hidratação deve ser feita de quanto em quanto tempo?

Lorena Dourado – Não existe uma regra,  o que orientamos é fazer a hidratação com máscara e outros produtos, sempre que perceber que os fios estão mais ressecados. Esse ressecamento varia de acordo com o tamanho, o tipo e as químicas que os fios são submetidos. Vale lembrar que os cabelos mais longos, ficam com as pontas secas mais facilmente. Já os cabelos mais ondulados ou crespos, costumam ser mais secos naturalmente, independente da quantidades de vezes que se lava os fios, e necessitam de mais hidratação. Os cabelos com tintura e, principalmente, com mechas e luzes, também sofrem com maior ressecamento, necessitando de cuidados mais intensos e mais frequentes.

Boa Vida Online – O que fazer para manter o brilho?

Lorena Dourado – Para manter os cabelos bonitos e saudáveis o mais importante é fazer a fotoproteção, principalmente de maneira mecânica (chapéus) já que o sol, além de ressecar o cabelo, ajuda a deixar os fios mais opacos, chegando até a mudar a coloração dos mesmos (você pode comparar a cor das pontas dos cabelos quando ficamos por alguns meses sem cortar, costuma ser mais avermelhada e clara que a parte superior; isso é mais visível em pessoas com cabelos escuros e sem química). Devemos manter também os cabelos bem hidratados, já que isso é muito importante para manter os cabelos com mais brilho. Além de uma alimentação saudável e balanceada, com a ingesta de muito líquido, pois todo o nosso corpo, incluindo nossos cabelos, se beneficia com isso.

Boa Vida Online – Qual a sua dica final para nossos leitores?

Lorena Dourado – Aproveite ao máximo seus momentos de férias, para descansar e ter muito lazer. Curta os momentos com sua família e amigos. Mas, não se esqueça de cuidar muito bem da sua pele, do seu cabelo e da sua alimentação. Mantenha seus cabelos e pele sempre bem hidratados. Faça uso de protetor solar e utilize uma proteção mecânica, como chapéus, bonés e camisetas, dessa forma você terá momentos de alegria, com saúde e beleza!

Comentários