Depilação definitiva, com o Dermatologista Bones Júnior

Não se preocupar com pelos, deve ser o sonho de muitas mulheres. Assim, o método de depilação definitiva pode ser a salvação para muitas que sofrem com o excesso, ou, que já estão cansadas de sofrer com lâminas e ceras. A boa notícia é que o laser está democrático, novas máquinas permitem que todos os tipos de pele podem ser depiladas. E a procura cresceu, atualmente, muitos homens também estão utilizando deste tipo de tratamento. Descubra todos os segredos da depilação definitiva, com o Dermatologista Bones F. Gonçalves Júnior.

Dr. Bones Jr, Dermatologista, CRM-GO: 11543

Boa Vida Online – Como funciona o laser para depilação definitiva?

Dr. Bones Jr. – O laser elimina os pelos, porque a sua energia, em forma de luz, é atraída e captada pela melanina, pigmento presente no fio e responsável pela sua coloração. Essa energia térmica destrói, ou retarda, a capacidade de formação de um novo fio.

Boa Vida Online – Existem tipos distintos de depilação definitiva?

Dr. Bones Jr. – Existem diferentes lasers para depilação definitiva, como como o de Alexandrite, Laser Neodimio Yag e Diodo. Cada um deles, possui tipos diferentes de tecnologia, de comprimento de onda, com atração distinta ao fio. Isso, consequentemente, reflete na eficácia da remoção dos pelos.

Boa Vida Online – Quais os benefícios do laser?

Dr. Bones Jr. – Aqueles que não gostam de perder tempo com a depilação usando lâmina durante o banho, ou então, têm arrepios só de pensar na dor de depilação com cera, podem ver o laser uma solução. Além disto, o ato de depilação repetitivo com lâmina, ou cera, pode favorecer o escurecimento de áreas como virilhas, axilas e buço.

Boa Vida Online – É um método seguro?

Dr. Bones Jr. – Todo depilação a laser é feita através da energia luminosa, que pode queimar a pele, caso não seja realizado numa clínica dermatológica. O local adequado, dará mais segurança ao paciente, pois será realizado por um profissional habilitado.

Boa Vida Online – O que é a fotodepilação/luz pulsada?

Dr. Bones Jr. – A fotodepilação é feita por meio de um equipamento que emite um flash de luz intensa e pulsada. É atraído pelo pigmento escuro, a melanina, tanto do pelo como da pele se estiver bronzeada.

Boa Vida Online – Existe diferença na depilação definitiva para tipos distintos de pele?

Dr. Bones Jr. – Pacientes de pele morena, ou pacientes com a pele bronzeada, devem realizar lasers específicos que não são absorvidos pela melanina da pele e conseguem atingir a raiz do pelo. Além disto, pacientes de pelos claros ou ruivos , e pelos finos, a fotodepilação não tem bons resultados.

Boa Vida Online – Quais as regiões do corpo mais procuradas?

Dr. Bones Jr. – As mulheres procuram mais axilas e virilha completa, depois buço e meia perna. Já os homens, o contorno de barba e, mais recente, tórax anterior e posterior.

Boa Vida Online – Quantas sessões são necessárias para a depilação definitiva?

Dr. Bones Jr. – A quantidade de sessões dependerá de qual aparelho utilizado, da cor da pele do paciente e do local onde é realizado o tratamento. Porém, em média, são seis sessões para o laser e 10 sessões para fotodepilação.

Boa Vida Online – Existem riscos ou contraindicações?

Dr. Bones Jr. – As contraindicações são para pacientes bronzeados, para aqueles que apresentam algum dano na superfície da pele, ou para mulheres grávidas.

Boa Vida Online – O método é dolorido?

Dr. Bones Jr. – Como o laser e a fotodepilação são uma luz forte que deve ser absorvido pelo pelo, o paciente pode sentir desde um leve ardor a uma dor. Porém, existem lasers com ponteiras resfriadas, que trazem mais conforto e segurança à aplicação. Pode ser utilizado também, aparelhos de resfriamento da pele, para deixar o procedimento, ainda mais, confortável ao paciente.

Boa Vida Online – Existe uma idade adequada ou é indicado para todas as idades?

Dr. Bones Jr. – Não existe uma idade especifica, e sim, indicação e necessidade. Existem casos relatados, de emprego da depilação a laser em crianças mais novas, que apresentavam hipertricose congênita, que são pelos abundantes por razões genéticas. Mas, antes da adolescência, os hormônios ainda não estão determinados, portanto, pode não obter um resultado duradouro.

Boa Vida Online – A geração “google” está sempre procurando métodos para fazer em casa e não precisar buscar um especialista. Quais os riscos de fazer procedimentos caseiros?

Dr. Bones Jr. – Fazemos parte de uma geração questionadora. Muitos pacientes usam a internet para entender e buscar conhecimentos sobre a depilação definitiva. Mas, em sua maioria, não estão substituindo por outros tratamentos. Nós médicos, somos mais questionados a respeito do assunto. Querem saber qual o tipo de laser, a eficácia, se sentirá dor e sobre a segurança. Na internet, as pessoas conseguem ter acesso a aparelhos de fotodepilação de uso domiciliar, porém, precisamos reforçar que a energia é muito baixa e a segurança é questionável. Se você está interessado no assunto, procure um dermatologista.

Comentários