Dexa Scan, com a Nutricionista Nany Sado

O Dexa Scan é um scanner de última geração, capaz de aferir com precisão a composição corporal: massa muscular, gordura e osso. E mais, o resultado é dado por partes: abdômen, pernas, braços. Assim, o Dexa tem sido um aliado importante não apenas das áreas de Nutrição e de Educação Física, mas também em outras especialidades médicas. A Nutricionista Nany Sado, pós-graduada em Fitoterapia aplicada à Nutrição e em Nutrição Estética, explica como funciona o exame, quais suas particularidades e funcionalidades. Nany Sado é membro da American Society Nutrition, da Sociedade Brasileira de Nutrição Estética e da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

Nany Sado, Nutricionista, CRN 10683

Boa vida Online – O que é o exame Dexa Scan, essa novidade que você trouxe, há pouco, da sua viagem ao Canadá?

Nany Sado – O Dexa Scan é um scanner de última geração, é um exame “padrão ouro” para aferição de composição corporal. O Dexa Scan separa o que você tem de massa corporal, de gordura e de osso. Se, por acaso, o paciente estiver com retenção hídrica, ele retira também essa água e dá exatamente o peso real do paciente. Esse exame é muito utilizado lá fora, junto à pressão hidrostática. Os dois são exames extremamente modernos.

Boa vida Online – O que significa dizer que o Dexa Scan é “padrão ouro”?

Nany Sado – Significa que, qualquer outro exame, para ser analisado, avaliado para a liberação, deve ser comparado com o Dexa ou com a pressão hidrostática, justamente devido à precisão desses dois exames. Os outros exames têm de ser comparados a ele para dizer que são eficazes. Eles são os mais precisos.

Padrão Ouro é um teste padrão, que serve de comparação por parte de outros teses, com a finalidade de avaliar a exatidão dos mesmos nos resultados. Resultados esses, que nos assegurem o máximo de acertos, de forma a estabelecer um diagnóstico real.

Boa vida Online – A precisão é o diferencial do Dexa Scan?

Nany Sado – Sim, vale a pena optar pelo Dexa, justamente pela precisão, comparada aos outros exames de aferição corporal. E esse é o diferencial. Quando se faz o Dexa, consegue-se fazer um plano alimentar exclusivo para o paciente. Você consegue saber quanto, realmente, aquele paciente tem de gordura corporal e de massa. Então, se é um paciente que quer uma redução do percentual de gordura, há como fazer uma dieta precisa. E para a Hipertrofia também, porque sabe-se exatamente os locais de aumento de massa corporal que podemos promover.
Os resultados são importantes ainda para o plano físico, já que o educador físico consegue saber exatamente onde este paciente precisa ser mais trabalhado. É possível avaliar até a diferença de uma perna para outra, se uma tem mais massa do que a outra e, assim em qualquer outra parte do corpo, uma vez que o resultado do Dexa sai por partes corporais. Ele mostra a composição corporal do braço, da perna, do abdômen, do quadril, tanto o percentual da sua massa magra, que é a massa muscular, quanto o de gordura e o do osso.

Boa vida Online – O Dexa Scan é um exame indolor?

Nany Sado – Sim, o exame é indolor, com baixa radiação. A radiação dele é menor do que a radiação solar ou a do uso diário do celular. É um exame sem qualquer risco para o paciente ou para o especialista.

O Dexa Scan é muito utilizado por programas de televisão, do tipo “Perca Peso em Pouco Tempo”, em que pode-se acompanhar a avaliação dos pacientes. Lá fora, no Canadá, Estados Unidos, e em outros países mesmo da Europa, o Dexa Scan é o exame mais utilizado.

Boa vida Online – O Dexa Scan pode ser utilizado por qualquer pessoa, ou é mais voltado para atletas?

Nany Sado – Mesmo sendo um exame tão preciso, o custo do Dexa é relativamente baixo para o paciente. Além disso, o Dexa não é só usado na área da nutrição ou da educação física, também pode ser usado na ortopedia. Com ele, o médico consegue avaliar o quanto de massa muscular um paciente, que tenha ficado com a perna imobilizada, perdeu. Pode ser usado pelo cardiologista para analisar a gordura visceral. Pode ser solicitado por um esteticista, para saber em qual parte do corpo a paciente tem mais gordura e, então, ela faria massagens, e os procedimentos locais, com aparelhos. Nutrólogo, endócrino, gastro e outras especialidades encontram um aliado no Dexa. Os pacientes podem se beneficiar dos resultados desse exame.

Por ter, razoavelmente, um custo acessível, o Dexa tem sido procurado por todos, não só por atletas. Antes, o atleta procurava para poder melhorar a performance, diminuir a gordura, ou até aumentar um pouquinho a gordura. Porque dependendo do esporte, você tem que ter menos ou mais massa; mais ou menos gordura.

Boa vida Online – Há algo mais que queira acrescentar sobre o Dexa Scan?

Nany Sado – Um outro fato importante é que o resultado do Dexa, vem acompanhado de um laudo, assinado por um radiologista ou por outro profissional capacitado. Isso garante maior respaldo do exame.

Comentários