Empada três pingos: aprenda essa receita tipicamente goiana

Apesar de ter tido origem em Portugal, a empada é um dos quitutes mais apreciados pelos brasileiros, especialmente os goianos.  Prova disso é o nosso empadão e as inúmeras “empadarias” espalhadas por ai.

Empada três pingos: aprenda essa receita tipicamente goiana

Empada três pingos: aprenda essa receita tipicamente goiana (Foto: Reprodução)

Empada no lanche é tudo de bom

Em se tratando de empada, os recheios mais tradicionais são os de frango, palmito e camarão. Mas já se pode encontrar empada de queijo, de carne, de calabresa, por exemplo. A novidades mais recentes apresentam a massa integral. Existem também as empadas com recheio doce, que variam desde doce de leite até creme de avelã. Muitas versões do prato também trabalham com a massa podre, aquela que não tem liga, e por isso, esfarela com facilidade.

Empada três pingos

Mas, vamos a receita? Separamos o passo a passo de uma Empada três pingos, com massa tradicional e recheio de frango, que mostra justamente a facilidade em se fazer o prato, já que o tradicionalismo, nem sempre trabalha com a dificuldade. Essa é uma variação do típico empadão goiano, que une sabor, praticidade tradição. Anote:

Ingredientes

Massa 

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite
1 xícara de óleo
1 colher de pó royal
1 pitada de sal
6 colheres de sopa de queijo ralado
3 ovos

Recheio

1 cebola
3 dentes médios amassados de alho
sal
pimenta do reino
1 colher de sopa de azeite
1quilo de peito de frango desfiado
2 tomates sem semente, picados em cubo
4 xícaras de azeitona sem caroço
1 xícara de ervilha
4 xícaras de palmito picado

 Modo de fazer

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador e quando ficar bem consistente, despeje a metade em uma forma, ou em pequenas forminhas próprias para empadinhas. O restante é reservado para cobrir a empada.

Doure o alho e refogue o frango desfiado. Coloque os temperos: sal e a pimenta do reino e deixe refogando até tomar gosto. Pode acrescentar outros temperos de sua preferência. O importante é acentuar os bons sabores. Acrescente a cebola, os tomates, as azeitonas, as ervilhas e os palmitos. Mantenha o fogo alto até que o calor se estabilize, baixe o fogo. Quando o molho estiver encorpado, reserve.

Depois da massa e do molho prontos, despeje o recheio no tipo de forma escolhida. Cubra a massa com o restante reservado. Leve ao forno pré-aquecido e asse. Você pode montar em forminhas, para ficar no tamanho da empada, ou em uma forma única, e cortar em pedaços quadrados, fica ao seu critério.

Lembrando que você pode substituir o frango por sardinha, carne moída, carne seca, etc.

Agora, só chamar a família para servir empada com um belo suco de frutas! 

Até a próxima!

#receitadeempada #empada #empadadefrango #empadanolanche #empadatrêspingos #boavidaonline #boavida #aureliaguilherme  #empadasemgoiania

Comentários