Empório Armário, o brechó descolado do centro de Goiânia

Brechó Goiânia

A ideia de sustentabilidade para se vestir está cada vez mais presente no mundo e também, no cenário goiano. É nessa vertente que estão inseridos os brechós. Espaços que além de ofertarem peças já vivenciadas por outra pessoa, fogem totalmente do padrão de roupas produzidas aceleradamente e em grande escala, ou seja, tudo é único! As roupas mais desgastadas passam por uma ajeitadinha aqui, um reparo ali e pronto: já podem ser usadas novamente.

E foi nessa história bonita de brechó e na busca da quebra de contatos superficiais e artificiais, que Thais Moreira idealizou seu projeto de vida, que respira, cotidianamente, com muito carinho: o Empório Armário. Após percorrer várias moradas, hoje, o brechó se localiza na rua 15, no centro de Goiânia, local onde Thais busca ocupar e revitalizar. Unindo à necessidade de diversidade de vestimenta, ela incluiu  em seu projeto, um charmoso restaurante diferenciado, que acompanha várias bebidinhas e aquela cerveja gelada. A música e a arte também se fazem presente nesse cantinho especial: apresentações culturais e eventos são realizados rotineiramente, criando um espaço multifuncional e agregando toda e qualquer intenção que chegue até lá, com uma ideia positiva. Conheça um pouco mais desse espaço:

A idealizadora: Thais Moreira

“Apesar de ter concluído duas graduações e terminado um mestrado em Geografia, não me dei bem com o mundo do trabalho e uma profissão cheia de imprevistos, viagens intermináveis, inconstância na rotina e longas horas de uso de computador. Isso me fez buscar novos horizontes e fazer uma geografia do meu jeito!”

Thais Moreira Empório Armário

Thais Moreira, idealizadora do Empório Armário

O garimpo

“Já fui bailarina, sou filha de arquiteta e pais viajantes e migrantes. Ao longo da vida, viajamos e nos mudamos muito. Assim, fui juntando uma variedade de objetos e roupas garimpadas mundo a fora, e, então, surgiu o Empório Armário.  Vez ou outra, faço viagens para em busca de mais peças. No próximos mês, por exemplo, irei à Portugal e depois, à Tailândia. Além disso, também tenho uma boa relação com minhas clientes, que também são minhas fornecedoras”.

Empório Armário Brechó Goiânia

Ocupando lugares especiais: o centro da cidade

“Inicialmente, o Empório Armário ficava em uma salinha no setor sul, onde funcionava só o brechó. Permanecemos lá por cerca de um ano, depois, nos mudamos para um espaço na rua 24, no centro. Foi paixão á primeira vista! Uma frutaria na esquina, restaurantes pequenos com comida caseira barata. Uma rua pacata, moradores circulando, se comunicando e a localização invejável, tornaram nossa estada nesta rua atrativa. Gostei tanto da região, que acabei me mudando pra cá, e faço a maior propaganda do local. O custo de vida é bem mais barato, se compararmos à outras regiões da cidade, e poucas, possuem infraestrutura como aqui, seja de transporte, lazer, arte e educação. Me impressiona que tal estrutura ainda seja desconsiderada e subutilizada.

Empório Armário Brechó

Pensando em tudo isso, conversando com meus vizinhos (de moradia e de comércio) – a maioria está aqui há mais de 30 anos – surgiu a vontade/necessidade de cuidar desse centro, de ocupá-lo, de trazer a juventude pra cá, de deslocar o olhar dos bairros nobres tão badalados e, enaltecer e fomentar o que anda ‘esquecido’. A intenção é torná o centro da cidade cada dia melhor e mais vivo. Esse é nosso lugar escolhido, espaço de afeto e de forte convívio. Não queremos um centro esvaziado, perigoso e abandonado. Hoje, o Empório Armário se localiza na rua 15, no centro de Goiânia.

Brechó em Goiânia

 

Unindo o útil ao agradável

“Um Brechó é algo atemporal, trabalha com o estilo de diferentes épocas, com a cultura, e porque não, com o espaço? Assim, através de um mero brechó, tentamos conectar gastronomia,  cerrado,  centro,  cidade,  moda,  arte, música, gente e sustentabilidade. Neste espaço, procuramos atrair nossos pares e trazer qualidade de vida para o nosso cotidiano. No fim é isso, queremos viver bem, fazendo o que acreditamos, ao nosso tempo. Dessa forma, trabalhamos com roupas usadas, roupas vintage, roupas retrô, roupas vindas de descarte da indústria da moda, seja pelo tom de cor errado, por falta de zíper ou por uma barra mal feita. Consertamos tudo e damos nova vida à uma peça que seria descartada”.


Brechó em Goiânia Empório Armário

 

Se encontre no Empório Armário

“Pela localidade, o brechó acabou sendo um lugar de encontro. Artistas e amigos passavam sempre por aqui e sugeriam a possível existência de um café, restaurante e um barzinho. Gostamos da ideia e assim, fomos adequando nosso espaço, nossas vontades, com as propostas. Hoje, o Empório Armário recebe uma série de shows, geralmente autorais, às sextas e outros eventos distintos, ao longo da semana. Além disso, na última sexta – feira do mês, temos uma roda aberta de choro, que reúne os principais nomes do choro de Goiânia. Uma quinta por mês convidamos um chef, por meio do projeto Suqueria Convida, para cozinhar sua especialidade em nosso espaço. Fazemos um cineminha também, uma quinta por mês. É um espaço de celebrar os trópicos: o calor e a nossa goianidade!”

Brechó em Goiânia Empório Armário

Brechó em Goiânia Empório Armário

Brechó em Goiânia Empório Armário

Brechó em Goiânia Empório Armário

O Empório Armário fica na Rua 15, Qd 49, Nº 357, sala 1, Setor central, Goiânia

Telefone para contato: (62) 3241- 9615

 

Comentários