Fimose, quando é preciso retirar pele do prepúcio

Fimose é uma condição frequente nos homens. Acontece, quando há excesso de pele sobre o prepúcio. Desta forma, a glande não fica totalmente exposta. Mas será que toda a fimose deve ser tratada?

Fimose, quando é preciso retirar pele do prepúcio

Há alguns tipos de pênis em que a pele encobre toda a superfície do prepúcio. A cirurgia de fimose visa retirar esta pele e facilitar a limpeza do pênis

Fimose

A falta de higiene masculina, quando Há excesso de pele do prepúcio é um problema sério. Esta é a maior causa do surgimento de câncer de pênis. Nosso consultor em urologia Alexandre Sávio orienta aos homens sobre a necessidade de cirurgia                                   

Fimose, quando é preciso retirar pele do prepúcio

O urologista Alexandre Sávio alerta aos homens para a necessidade de limpar o pênis, com o cuidado de expor o prepúcio. A sujeira acumulada pelo excesso de pele é a maior causa do surgimento de câncer de pênis

Aurélia Guilherme – Por que alguns homens nascem com a dificuldade de expor a glande?

 

Dr. Alexandre Sávio – Como sabemos, todos indivíduos são diferentes. Em alguns, essa dificuldade de expor a glande é congênita. Não há explicação para isso. Porém, o mais importante é que pacientes com fimose devem ser tratados adequadamente. Em crianças, pomadas e massagens locais podem ter eficiência somente em alguns casos. Na sua imensa maioria, a fimose deve ser tratada com cirurgia.

 Aurélia Guilherme – Essa dificuldade pode ser adquirida?

Dr. Alexandre Sávio – Sim, esse problema pode ser adquirido. Inflamações e infecções de repetição locais, principalmente devido a falta de higiene local, podem levar a uma fibrose do prepúcio. Isso levaria a um fechamento desse prepúcio, o que impediria do homem expor sua glande. Estas inflamações são mais comuns em diabéticos que podem ter balanopostites de repetição. Trata-se de uma inflamação da mucosa que reveste a glande, associada ou não, a uma infecção. É necessário salientar que esta condição pode levar até a estenose (fechamento) total do prepúcio, impedindo o homem de urinar.

 Aurélia Guilherme – Existem graus de gravidade da fimose?

Dr. Alexandre Sávio –  Existem vários tipos de fimose, sendo que em quase toda os os tipos, não se consegue expor a glande em sua totalidade. Em alguns homens, essa exposição é impossível. Toda fimose deve ser tratada.

Aurélia Guilherme – Qual a sua opinião em retirar o prepúcio logo depois do nascimento, como fazem os judeus?

Dr. Alexandre Sávio –  O judeus realizam a circuncisão em todas crianças homens, no 8º dia de seu nascimento. Isto é excelente principalmente do ponto de vista de higiene. Israel possui a menor incidência de câncer de pênis do mundo. A retirada do prepúcio melhora a higiene local, evitando inclusive, infecção pelo vírus do HPV.

Aurélia Guilherme – Além da sujeira acumulada, há outro risco, quando a glande fica escondida sob a pele?

Dr. Alexandre Sávio – A sujeira é mesmo o maior problema, quando não se expõe a glande. Dificulta-se a higiene local. Só que isso pode levar a infecções de repetição, com inflamações locais, bem como, estreitamento total do prepúcio, impedindo o homem de urinar. Mas o maior problema é que a falta de higiene local pode levar ao câncer de pênis.

Aurélia Guilherme – Qual a diferença entre a circuncisão e a prepucioplastia?

Dr. Alexandre Sávio –  A circuncisão é a retirada total da pele do prepúcio, o homem fica com a glande totalmente exposta. Na prepucioplastia, faz-se uma retirada parcial da pele do prepúcio. O homem consegue expor bem a glande, porém ela fica parcialmente encoberta.

Aurélia Guilherme – Qual anestesia? 

Fimose, quando é preciso retirar pele do prepúcio

Os judeus fazem festa na cerimônia de circuncisão dos bebês, no 8o dia depois de seu nascimento. Fé e religião em celebração aos antepassados. A circuncisão facilita a higienização do pênis dos meninos. A sujeira acumulada nas dobras da pele que encobre a glande é uma das principais causas de câncer local

Dr. Alexandre Sávio –  Somente em crianças e homens com necessidades especiais é que se faz necessário a anestesia, acompanhada por profissional médico especializado. Na grande maioria dos casos, faz-se com anestesia local.

Aurélia Guilherme – Como deve ser o repouso? 

Dr. Alexandre Sávio –  O repouso é muito tranquilo. Apenas nas primeiras 24 horas fica um pouco dolorido. Depois, somente cuidados locais .

 

Aurélia Guilherme – O que pode acontecer se houver alguma ereção?

Dr. Alexandre Sávio –  Se tiver ereção, vai ter dor local. Basta usar gelo local, coisa simples de se fazer.

Vantagens da circuncisão

  • Higiene mais fácil. A circuncisão torna o ato de lavar o pênis, mais simples
  • Diminuição do risco de infecções do trato urinário
  • Diminuição do risco de infecções sexualmente transmissíveis (práticas sexuais seguras continuam a ser essenciais)
  • Diminuição do risco de câncer de pênis.

O homem que se cuida, se informa sobre sua saúde. Leia outras entrevistas com o urologista Alexandre Sávio aqui!

#fimose #câncerdepênis #circuncisão #ereção #AuréliaGuilherme #BoaVidaOnline #BoaVida

Comentários