Fisioterapia para incontinência fecal, com Betania Maria de Jesus

Imagine a perda do controle das fezes líquidas e sólidas, além dos gases, em situações absolutamente involuntárias? Difícil até de imaginar. Pois saiba que a Fisioterapia para incontinência fecal pode auxiliar este problema , que é relativamente comum na população.

Fisioterapia para incontinência fecal, com Betania Maria de Jesus | Saúde | Boa Vida Online

Fisioterapia para incontinência fecal

O fato é que o canal anal é constituído pelo esfíncter interno e externo e é enervado pelo nervo pudendo. Eles são fundamentais para o funcionamento de toda a musculatura que controla o esfíncter anal. Qualquer alteração anatômica ocorrida nessa região, pode levar à incontinência fecal. Pessoas idosas, pacientes com esclerose múltipla e diabetes, portadores de câncer no ânus e pessoas submetidas a operações no períneo também fazem parte do grupo de maior risco de desenvolvimento da doença.

NegligFisioterapia para incontinência fecalência ao problema, vergonha e desconhecimento levam a um diagnóstico tardio. Dessa forma, o problema se agrava. Não é preciso esperar que isso aconteça. É é possível diminuir os sintomas e até curar a doença com a fisioterapia para incontinência fecal.

Portanto, ao primeiro sinal de  manifestação clinica da incontinência fecal, ou seja, quando não é possível segurar gases intestinais e conter uma diarreia, não tenha pudores. Procure tratamento especializado. Não permita tamanha perda da qualidade de vida.


A fisioterapia pélvica trabalha com fortalecimento de toda essa musculatura com resultados de primeira linha. É extremamente gratificante observar a resposta rápida da rede muscular da região do períneo. Os resultados são muito satisfatórios. Por que se manter impossibilitado de manter uma vida social tranquila e despreocupada, quando há um tratamento tão eficaz para o problema? A maioria maciça dos meus pacientes com incontinência fecal, consegue sucesso com o tratamento.


Porém, é necessário um diagnóstico preciso. Um médico proctologista precisa descartar qualquer doença concomitante. Além disso, o médico deve prescrever as medicações e verificar traumas na região do períneo. Depois de total revisão do especialista, encaminha-se o paciente para a fisioterapia do assoalho pélvico.

Estamos muito bem preparados para promover, além do fortalecimento, a coordenação motora dessa poderosa musculatura. A evolução do tratamento acontece a cada nova sessão. É muito gratificante assistir o resgate da qualidade de vida, quando revertemos um quadro de incontinência fecal.

Cuide-se. A vida é breve e viver tem que ser pleno de alegria!

Um beijo grande e até a próxima!”

Betania Maria de Jesus é fisioterapeuta uroginecológica pelo CEAFI; Formação em Fisioterapia Uroginecológica na Trainee Vip 2016 (Brasília-DF); atuando na área de Fisioterapia Pélvica. 

#incontinênciafecal #Fisioterapiaparaincontinênciafecal #perineo #boavidaonline #boavida #aureliaguilherme

Comentários