Hemodinâmica em Goiânia, Incor – São Lucas. A evolução do tratamento das doenças do coração

Recentemente, fui conhecer de perto, um serviço de Hemodinâmica em Goiânia, comparável aos grandes centros urbanos do mundo. Fiquei impressionada com o novo Instituto do Coração, Incor – São Lucas, que ampliou sua infraestrutura de alta complexidade, pronta para operar em serviços e em assistência de qualidade e de segurança para problemas cardíacos.

Hemodinâmica em Goiânia - Incor - São Lucas - A evolução do tratamento das doenças do coração

Hemodinâmica em Goiânia. A nova infraestrutura do Incor-São Lucas conta com excelente infraestrutura física, laboratório de procedimentos endovasculares altamente equipado e uma equipe multidisciplinar preparada para casos complexos e urgentes

Hemodinâmica em Goiânia 

O Instituto do Coração, Incor – São Lucas vem se  preparado para essa nova etapa, já há algum tempo.  O responsável técnico por toda essa infraestrutura de ponta é o doutor Raphael Freire, Cardiologista Hemodinamicista, que entrega à população, uma clínica altamente preparada em corpo clínico e equipamentos para atender pacientes que estejam com as artérias em perigo.

Hemodinâmica em Goiânia - Incor - São Lucas - A evolução do tratamento das doenças do coração

Hemodinâmica em Goiânia, Incor – São Lucas. “Um Laboratório totalmente equipado e que se utiliza da alta tecnologia de imagens para nos direcionar de forma minimamente invasiva, até os locais danificados das artérias, durante os procedimentos. Nesta sala, estudamos caso a caso, com máxima eficiência de diagnóstico”. Dr. Raphael Freire – Cardiologista Hemodinamicista – CRM – GO: 11.866. Responsável Técnico pelo Incor – São Lucas. 

Em visita ao Incor – São Lucas, fiz uma entrevista com o doutor Raphael. Trazemos ao portal Boa Vida Online informações sobre a amplitude de atuação dessa clínica, que enfrenta diariamente o desafio de salvar vidas:

Aurélia Guilherme – O Incor – São Lucas inaugura uma nova fase de atendimento de Hemodinâmica em Goiânia. O que o paciente cardiopata pode esperar da nova clínica?

Dr. Raphael Freire – O Incor – São Lucas está totalmente reestruturado em ambiente físico, técnico, estrutural, administrativo e assistencial. Implantamos um laboratório de Hemodinâmica em Goiânia, com o que há de mais moderno para atender as reais necessidades do paciente. Aliamos tecnologia de ponta, conhecimento, com atendimento humanístico. Com isso, abrimos novas perspectivas de tratamento endovascular. Vimos a necessidade de ampliar nosso raio de atuação e acompanhar a evolução avassaladora da tecnologia dessa área médica.

Adquirimos novos equipamentos, com aprimoramento do conhecimento de todo corpo clínico. Além disso, há treinamento contínuo de cada integrante da nossa equipe, em uma ampla abordagem da Hemodinâmica. Nosso cotidiano, dentro de um laboratório de Hemodinâmica é curar e minimizar qualquer sequela cardiovascular. Mas tanto conhecimento e tecnologia não bastam. É preciso humanizar o atendimento do paciente e dos familiares que nos chegam, fragilizados pelo sentimento preocupante de uma doença cardíaca. Assim, vejo que estamos realizando o sonho de ter um ambiente completo no amparo ao coração.

Aurélia Guilherme – As doenças cardíacas ainda são a maior causa de morte?

Dr. Raphael Freire – Sim, todos os anos, milhares de pessoas morrem, em decorrência de doenças do coração. Um problema que se agrava em nossa “supercivilização” – estressada, hipertensa, tabagista, diabética, aterosclerótica, obesa… Somos resultado das sequelas de um estilo de vida nada recomendável. Nós, especialistas médicos e de enfermagem, vivemos o desafio constante de conscientização da população sobre um estilo de vida saudável. É de suma importância que ouçam nossos conselhos . É preciso reverter o panorama de alta incidência das doenças coronárias, de infarto do miocárdio e de morte súbita. É uma luta diária e incessante.

Hemodinâmica em Goiânia - Incor - São Lucas - A evolução do tratamento das doenças do coração

Hemodinâmica em Goiânia – Frederico Lopes de Oliveira, Raphael Freire e Paulo Montijo Taveira -Especialistas da Cardiologia Endovascular do Incor – São Lucas.

Aurélia Guilherme – Fale-nos da evolução do Cateterismo Cardíaco?

Dr. Raphael Freire – Desde 1929, quando Forssman, realizou o primeiro cateterismo cardíaco, dissecando a veia de seu próprio braço esquerdo para introduzir um cateter até seu átrio direito, muito tem sido feito, com ampliação do procedimento para diversos problemas cardíacos. O cateterismo abriu as possibilidades de diagnóstico e de manejo terapêutico de forma vertiginosa.

Com a tecnologia trabalhando em nosso favor, surgiram as endopróteses coronárias (stents) e ampliamos ainda mais nossas possibilidades terapêuticas. Trata-se de um dispositivo em forma tubular, que se utiliza de diversos materiais, que vão do aço inoxidável a um material biorreabsorvível. Sua finalidade é de expansão da placa aterosclerótica e desobstrução da veia ou da artéria, para que o fluxo de sangue possa voltar a fluir permanentemente no local de alguma lesão. Tal procedimento evita uma cirurgia de grande porte e permite uma recuperação mais acelerada e com menor transtorno ao paciente.

Aurélia Guilherme – Qual a razão para o senhor ter escolhido a Hemodinâmica, dentro da Cardiologia?

Dr Raphael Freire – A Cardiologia vai além do coração e se expande a todo um Sistema Cardiovascular. Isso, diz respeito, entre vários órgãos, ao próprio coração, é claro, ao cérebro, ao rim e aos pulmões, quando algo não vai bem. São órgãos que exigem entendimento de toda a fisiologia do corpo, em anos de estudos constantes e que nunca cessam. A medicina dinâmica encontra caminhos de evolução para tratamentos modernos, a cada dia mais tecnológicos.

Assim, tenho na hemodinâmica as possibilidades de busca da cura, de forma minimamente invasiva. A cardiologia intervencionista trouxe essa inovação tecnológica. Através de cateteres, vamos percorrendo as artérias, estudando o movimento do sangue, nossas células e órgãos e o que possa intervir nesse caminho.

Hemodinâmica em Goiânia - Incor - São Lucas - A evolução do tratamento das doenças do coração

Da sala de imagens, um clique do laboratório de Hemodinâmica, em que uma equipe atua em um Cateterismo Cardíaco, na investigação de uma obstrução em importante artéria coronária. 

Aurélia Guilherme – A inauguração do Incor – São Lucas é um divisor de águas na história dessa clínica?

Dr. Raphael Freire – Estar à frente do Incor – São Lucas me realiza enquanto profissional, apaixonado pela medicina tecnológica e de alta complexidade. Percebo, todos os dias, que podemos trabalhar com muito mais benefícios aos pacientes. Temos à mão, uma clínica altamente moderna, com infraestrutura e equipamentos de ponta e um corpo clínico comprometido, especializado e experiente para oferecer um tratamento que faz toda a diferença aos cardiopatas. Nosso objetivo é unir conhecimento científico em práticas terapêuticas bem sucedidas, em perfeito equilíbrio e harmonia com o comportamento humanístico de nossa equipe profissional.

Aurélia Guilherme – Como é o laboratório de hemodinâmica do Incor – São Lucas?

Dr. Raphael Freire – Nosso laboratório de hemodinâmica possui uma ampla sala de exames de alta complexidade e está totalmente equipado para receber pacientes em estado grave e de urgência cardiovascular, que necessitam de tratamento imediato. Aqui, possuímos todos os recursos necessários para dar um diagnóstico rápido e eficiente ao paciente, através da cardiologia intervencionista.

Em outra sala, temos o controle técnico. Alí, estamos equipados com computadores, que nos transmitem imagens e nos direcionam, durante os procedimentos. Além disso, nesta sala, podemos estudar caso a caso, com máxima eficiência de diagnóstico. Ainda ligado ao laboratório, temos as salas de apoio técnico e de recuperação e consultórios que oferecem conforto e praticidade para quem está emocionalmente vulnerável, frente ao desafio de enfrentamento das doenças cardíacas. Hoje, podemos dizer que nosso Laboratório de Hemodinâmica não deixa nada a desejar aos melhores laboratórios existentes.

Conheça o Corpo Clínico Incor – São Lucas:

Dr. Daniel Rassi Gusmão
Angiologia e Cirurgia Vascular
CRM: 13.875

Dr. Elias F. Rabahi
Neuroradiologia
CRM: 7.893

Fernando César de Queiros
Clínica Médica – Cardiologia
CRM: 6.875

Dr. Frederico Lopes de Oliveira
Cardiologia Clínica – Hemodinâmica
CRM: 11.637

Dr. Jader Bueno Amorim
Cirurgia Cardiovascular
CRM: 37.712

Dr.  Jamerson Spindola
Cardiologia – Arritmias – Marcapassos
CRM: 8.046

Dr.  Jamil Elias Dib Filho
Cardiologia – Terapia Intensiva e Arritmia Cardíaca
CRM: 9.308

Dr. Juliano R. S. dos Santos
Angiologia e Cirurgia Vascular – Angiorradiologia – Cirurgia Endovascular
CRM: 12.725

Dr. Marcelo Martins Teixeira
Neurocirurgia
CRM: 8.287

Dr. Norival Pereira P. Júnior
Cardiologia – Arritmia Cardíaca
CRM: 8.587

Dr.  Paulo Montijo Taveira
Cardiologia
CRM: 13.299

Dr. Rafael Marcelo Faria
Neurologia
CRM: 10.714

Dr. Raphael Alvarenga Freire
Cardiologia Clínica – Hemodinâmica
CRM: 11.866

Dr. Roberto José de Alvarenga Freire
Cardiologia Clínica – Hemodinâmica
CRM: 4.269

Dr.  Thiago Carvalho Roriz
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Radiologia Intervencionista
CRM: 16.348

Dr. Wendel Moreira
Arritmias Cardíacas – Eletrofisiologista
CRM: 7.881

Veja os procedimentos realizados no Incor – São Lucas:

Hemodinâmica e Angiografia Digital

*Cateterismo Cardiaco
*Cineangiocoronariografia
*Angioplastia Coronárias
*Implantes de Stents
*Valvoplastia

Neurorradiologia

*Angiografia
*Angioplastias, Implantes de Stents
Intracranianos e Arterias do Pescoço
*Uso de Trombolíticos Intra-arterial
*Embolizações de Aneurismas,
Mal formações Artério – venosas eTumores

Angiologia

*Angiografia
*Angioplastias Periféricas
*Implantes de Stents
*Quimioterapia Intra- arterial

Cirurgia Cardíaca

*Revascularização do Miocárdio
*Cardiopatias Congênitas
*Doenças Valvares
*Marcapasso Cardíaco

 Exames Complementares

*ECG – Eletrocardiograma
*Holter
*Mapa
*Esteira
*USG Coronária
*USG Dopler e Carótidas

Hemodinâmica em Goiânia – Incor – São Lucas

Endereço – Rua 04 nº 1.335 – Setor Central – Goiânia

Contato – (62) 3922 5777

www.incorsaolucas.com.br

Responsável Técnico – Dr. Raphael Freire – Cardiologista Hemodinamicista – CRM – GO: 11.866 / RQE – 6379; 8191

 

Comentários