Higiene do pênis: 7 cuidados que todo homem deve ter

  • Alguns homens acreditam que não precisam de tantos cuidados com a limpeza do pênis. Como o órgão genital é externo, está tudo certo. Ledo engano. A falta de higiene pode levar à muitos problemas, inclusive a amputação. Ui! Doeu na alma? Higiene do pênis: 7 cuidados que todo homem deve ter. Se liga no texto!
Higiene do pênis - homem no banho - higiene do pênis

Higiene do pênis – Capriche no banho! Não se esqueça de dar um trato no seu “amigão”

Higiene do pênis

O texto abaixo é ideal para certos homens repensarem sobre a forma como têm tratado o parceiro de todas as horas. Faça um checklist enviado pelo urologista Alexandre Sávio ao Boa Vida Online.  Veja se você faz a higiene do pênis corretamente!

7 cuidados que todo homem deve ter:

1-Você lava as mãos antes de tocar em seu pênis?

Se a resposta for não, está errado. As mãos são fortes vetores de transmissão de bactérias e fungos para a região genital e isso pode ser arriscado. A mucosa da pele dessa região é delicada e sensível à contaminação desses microorganismos;

2- Você balança o pênis depois de urinar?

Assim como as mulheres secam a região íntima depois que fazem xixi, os homens deveriam fazer o mesmo. Assim, eles evitariam os resíduos de urina umedecendo a cueca. Umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias. É preciso entender que a urina é rica em amônia. Este é um meio de cultura favorável aos germes e facilita as inflamações e infecções locais. Portanto, ao urinar, enxugue o pênis.

3- Você deixa resíduos de sêmen e de lubrificantes sexuais no pênis?

Não pode! Sêmen e lubrificantes sexuais podem irritar o pênis. No banho, puxe ao máximo o prepúcio, aquela pele que recobre a cabeça do pênis e descubra totalmente a glande. Com água e sabão, lave-a até que toda a secreção acumulada vá para o ralo.

Essa secreção leva o nome de esmegma. Como o pênis tem dobras e excesso de pele, esses são locais de fácil acúmulo dessa massa branca. O esmegma é formado por pele descamada e secreções produzidas pelas glândulas do pênis. Feito isso, basta concluir o banho, com higienização de toda a região genital e anal.

4- Com que tipo de sabonete você deve lavar seu “amigão”?

O tipo de sabonete não importa, valem os comuns, os antissépticos, ou os íntimos. Só não negligencie a limpeza do pênis.

5- Quais os cuidados que você tem com as cuecas? 

As cuecas devem ser bem lavadas e, de preferência, secas ao sol. Quando elas são acumuladas em cesto de roupas sujas, rapidamente acontece a proliferação de bactérias. Há riscos de contaminação do restante das roupas.

Lave-as diariamente. É sempre é bom lembrar que, cuecas devem ser trocadas todos os dias. Além disso, ela não podem ser apertadas. Isso comprometeria a qualidade e quantidade de espermatozoides produzidos. O escroto deve estar confortável e ventilado.

As cuecas ideais são as de tecido de algodão e do tipo boxer. Cuecas de nylon não absorvem com eficiência a transpiração. Lembre-se, essa região não deve permanecer úmida.

6- O que fazer após as relações sexuais?

Os homens devem oferecer um abraço acolhedor ao ser amado. Logo depois, higienizar os genitais da forma correta. A parceira (o) deve fazer o mesmo. O muco da lubrificação natural da mulher, ao se juntar com a secreção do esperma, forma um meio ideal de cultura para bactérias e fungos.

7- Os homens podem depilar totalmente os pelos pubianos?

Eles devem apenas apara-los. A depilação em si, pode levar a foliculite local e irritar a região. A base do pelo é importante para proteção e resfriamento da pele.

Infelizmente, nossa cultura ainda é bem machista. Muitos homens ainda pensam que cuidar da saúde é “frescura”. Certamente não é. Principalmente para aqueles que possuem um prepúcio maior. A boa higiene do pênis deve ser uma prática constante.

O ideal é fazer como os judeus, que são circuncidados depois de alguns dias de nascidos. Isso evitaria o acúmulo de esmegma. A cirurgia de fimose pode ser a opção para quem tem muita pele na região. Isso facilita demais a higiene do pênis,

Mas, como boa parte dos homens passa por toda a vida com o prepúcio encobrindo a glande. Água e sabão 3 vezes ao dia são suficientes para manter o pênis limpo e saudável.

Riscos para a parceira

Talvez os homens não saibam, o pênis mal higienizado pode adoecer a parceira. O homem pode ser portador anônimo de doenças transmissíveis. Muitas dessas doenças não apresentam sintomas masculinos. Por isso, a importância de exames urológicos de rotina.

Os consultórios de ginecologistas e urologistas estão repletos de mulheres com infecções genitais provenientes dos parceiros de cama. Candidíase e HPV (doença que leva ao câncer de útero) são algumas das doenças causadas por pênis mal lavados.

Coceira, ardor ou mesmo dor na glande, secreções com presença de pus, podem ser sinais de problemas. Procure um Urologista para exames de rotina. Isso é importante.

Leia também – Mulheres analisam o comportamento masculino em um relacionamento… Elas detonam eles!

higienedopenis #higienedopênis #pênis #cuidadoscomopênis #coceiranopenis #coceiranopênis #coceiranopenis #ardornopênis #dornaglande #secreçãonopênis #esmegma#pusnopênis #infecçõesgenitais #Candidíase #HPV #pênismallavado #examesurológicosderotina #urologistaAlexandre Sávio #urologistaemGoiânia 

Comentários