Hiperplasia Benigna da Próstata- O que é preciso saber, com o urologista Alexandre Sávio

Se há alguma região vulnerável no corpo dos homens, seu nome é Próstata. É preciso estar muito atento, depois dos 40 anos. No artigo abaixo, do nosso Consultor em Urologia, Alexandre Sávio, soube que a grande maioria dos homens maduros sofre com a Hiperplasia Benigna da Próstata. Mas, o que passa um homem, quando sua próstata aumenta de tamanho? Veja no artigo do Urologista Alexandre Sávio:

Hiperplasia Benigna da Próstata- O que é preciso saber, com o urologista Alexandre Sávio

“As 2 primeiras figuras mostram as diferenças no tamanho da próstata. Quando há necessidade, a cirurgia é feita por via endoscópica, com anestesia Raquidiana, em um procedimento indolor. Na figura 3,veja o aparelho de Ressectoscópio, introduzido pela uretra do paciente para a desobstrução, causada pelo aumento da próstata. Na figura 4, o canal foi desobstruído. O paciente volta para sua casa sem sonda e passa a urinar sem transtornos”.

 Hiperplasia Benigna da Próstata

“Olá amigos, vejam a importância de se informar sobre a próstata:

A Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB) é um problema que acomete de 80% a 90% dos homens. Eles se queixam de sintomas realmente incômodos. Fica complicado urinar. O início da micção é demorado, demanda esforço, o jato é fraco, intermitente (com interrupções) e sempre há aquela sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Tratamento para Hiperplasia Benigna da Próstata, com Dr. Alexandre Sávio de Freitas, Urologista

Dr. Alexandre Sávio de Freitas, Urologista, CRM – GO 5778.

Quando o quadro avança, poucos escapam da obstrução do canal urinário ou da irritação da bexiga. Mas tem tratamento, dos medicamentos à cirurgia, vai depender dos sintomas e do tamanho da próstata do paciente.

O tratamento medicamentoso diminui apenas os sintomas, mas resolve boa parte dos casos. Esses pacientes encontram alívio ao urinar e passam a viver melhor. Infelizmente, ainda não existe remédio algum que faça a glândula voltar às suas dimensões normais.

Se o tratamento com medicamentos não mais surte efeito e o paciente volta a sofrer com os sintomas que interferem na qualidade de vida, indica-se o tratamento cirúrgico para a Hiperplasia Benigna da Próstata. Geralmente, a cirurgia é feita por via endoscópica, com anestesia Raquidiana, em um procedimento indolor. Introduz-se o aparelho de Ressectoscópio pela uretra do paciente e realiza-se a desobstrução, causada pelo aumento da próstata. O paciente volta para sua casa sem sonda e passa a urinar sem transtornos.

Impotência sexual

Existe uma crença de que a cirurgia para Hiperplasia Benigna da Próstata leva à impotência sexual. O risco dessa complicação ocorrer é praticamente igual a zero e a chance de recidiva é de 4% a 5%. Para esses, talvez seja necessária nova intervenção cirúrgica.

Quando aceitei ser o consultor de Urologia para o portal Boa Vida Online, abri o livro que desvenda e desmistifica a Próstata. Os homens deveriam aprender com as mulheres a ter mais cuidados com a saúde, principalmente quando falamos da Próstata. Essa pequena glândula, que quando está saudável é do tamanho de uma noz, com cerca de 15 gramas, é bastante vulnerável. Há grande número de homens com Hiperplasia Benigna da Próstata. Para se ter uma ideia do transtorno que o problema pode causar, a próstata pode chegar a pesar mais de 200 gramas.

Evidentemente que o pobre canal da uretra, que passa por dentro da Próstata, vai ser achatado, impedido de oferecer um bom fluxo urinário. Em todas as vezes, o mesmo drama: Difícil urinar.

Urinar não deve ser um ato dolorido

A Hiperplasia Benigna da Próstata também leva à irritabilidade da bexiga. O homem aumenta sua frequência urinária, principalmente durante a noite. Ele acorda várias vezes para esvaziar a bexiga. Pode haver a presença de sangue na urina, ele se queixa de dor e de queimação no ato de urinar. Além disso, há necessidade urgente de urinar.

O homem encontra resultados muito satisfatórios no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigno. Procure um especialista sempre que perceber qualquer alteração no ato de urinar. Quanto mais cedo o diagnóstico é realizado, mais fácil é o tratamento. Cuide-se!

#urologistaemgoiânia #hiperplasiabenignadapróstata #hiperplasiaprostática #aumentodapróstata #dralexandresávio #dralexandresáviourologista #boavidaonline #boavida #auréliaguilherme

Comentários