Ho’oponopono – A Cura da Alma, com a Terapeuta Bethânia Loureiro

Ho’oponopono (ho-o-pono-pono)

Sinto muito; Me perdoe; Te amo; Sou grato

 https://www.boavidaonline.com.br/hooponopono-a-cu…ethania-loureiro/ ‎

Ho’oponopono (ho-o-pono-pono) – Essa é uma antiga prática havaiana, geralmente cultivada por sacerdotes e mestres guardiões do segredo da reconciliação e do perdão. Já está comprovado pela ciência, que esses, são princípios básicos para a cura de várias doenças do corpo e da alma. Cada vez que conheço mais o Núcleo Terapêutico Aconchegar, mais me surpreendo com o alcance dos profissionais da clínica. Esta entrevista com a maravilhosa Terapeuta Bethânia Loureiro, nos fala dessa versão moderna de Ho’oponopono, para ser realizada dentro de casa, de preferência, pelo membro mais velho da família, para um perfeito processo de limpeza:

Aurélia Guilherme – Ho’oponopono significa “acertar o passo” ou “corrigir o erro”. Vocês estão apresentando uma versão moderna dessa filosofia havaiana?

Bethânia Loureiro –  Ho’oponopono faz parte da tradição dos povos do Havaí há milênios. A sua metodologia original era interpessoal, um grupo de pessoas era coordenado por um mediador. Nos anos 80, Kahuna  Morrnah Namalaku Simeona , apresentou o Ho’oponopono da Identidade Própria,  que já é um processo de cura intrapessoal, que abre mão da necessidade do  mediador.

O Ho’oponopono da Identidade Própria é um processo de cura que leva ao perdão. Nos auxilia a apagar da memória, dados, que insistem  em forma de dor, angústia e que ficam se repetindo na mente e trazendo consequentemente  sofrimento físico, mental e na alma da pessoa.

 https://www.boavidaonline.com.br/hooponopono-a-cu…ethania-loureiro/ ‎

Aurélia Guilherme – Como você, Bethânia, conheceu o Ho’oponopono?

Bethânia Loureiro – Conheci o Ho’oponopono, há muitos anos,  através de uma mestre de Reiki, que me contou a história do Dr. Hew Len (mestre do Ho’oponopono). Trata-se de  alguém que havia “curado uma ala de um hospital psiquiátrico no Havaí, sem jamais ter atendido pessoalmente os pacientes de lá”. Resolvi pesquisar e estudar com profundidade esse assunto para entender que tipo de técnica esse terapeuta realizou.

Aurélia Guilherme – Qual o diferencial da meditação Ho’oponopono?

Bethânia Loureiro –  O Ho’oponopono é uma ferramenta extremamente poderosa, quando há comprometimento da pessoa em realizá-la. Ela se diferencia pela eficiência e pela facilidade de sua execução. É realmente muito simples de se praticar!

Ao unir respiração, entrega ao momento presente e o Hooponopono,  é possível conseguir desbloquear memórias antigas e abrir espaços para as inspirações. É como diz o Dr. Hew Len: “Só há duas escolhas: repetições ou inspirações” Cabe a nós essa escolha!


“Vamos mudar a vibração que traz a repetição de escolhas erradas. Vamos trazer para a consciência a escolha pela inspiração.”


Aurélia Guilherme – De que forma o Ho’oponopono pode se encaixar ao nosso dia a dia carregado de tarefas e compromissos e nos ajudar? 

Bethânia Loureiro –  A limpeza pode – e deve – ser feita em qualquer momento do dia, mesmo enquanto estamos realizando nossas atividades do cotidiano. Não requer ritual, nem prática especifica alguma. É só
recitar mentalmente as palavras: Eu sinto muito, Me perdoe, Eu te amo, Eu sou grato.

Aurélia Guilherme – Apesar de parecer simples, essa é uma técnica  cercada de dúvidas. De que forma você utiliza o Ho’oponopono com os seus pacientes? 

Bethânia Loureiro- Sim, é cercada de dúvidas porque envolve o Sagrado. Há milênios, esta é uma  técnica  realizada no Havaí. Porém, somente membros da tribo Kahuna tinham acesso à ela.

Nos anos 80, a Kahuna  Morrnah Namalaku Simeona, uma sacerdotisa da tribo e considerada uma “guardiã do segredo”,  resolveu passar esse conhecimento ao renomado Dr. Ihaleakala Hew Len, que o tem propagado pelo mundo. Isso aconteceu também com o Reiki Usui, por exemplo, e hoje o Reiki já faz parte de práticas integrativas do SUS.

Aurélia Guilherme – Toda vez que vejo o cronograma mensal de atividades do Núcleo Aconchegar, me surpreendo com o alcance das terapias que vocês realizam na clínica. De que forma vocês estão programando uma terapia através do Ho’oponopono? 

Bethânia Loureiro – Nós já vivenciamos Ho’oponopono há algum tempo. Utilizamos a técnica nas terapias, incentivando a prática entre nossos pacientes e na terapia corporal, em que fazemos um trabalho mais intensivo. Temos um grupo de estudos que iniciou recentemente, com pessoas interessadas no tema e que já tiveram experiências com o assunto, mas o grupo é aberto a todos que se sentem atraídos pela prática.

Aurélia Guilherme – Como se inicia o processo de transformação  do praticante?

Bethânia Loureiro – Com a primeira vivência, já é possível sentir internamente uma mudança. A prática vai levando à uma transformação mais efetiva e, a busca surge, de acordo com a demanda interna de cada um.

 https://www.boavidaonline.com.br/hooponopono-a-cu…ethania-loureiro/ ‎

As sócias do Aconchegar Núcleo Terapêutico – a psicóloga Maria Luíza Carvalho (sentada) e a terapeuta Bethânia Loureiro – são facilitadoras da meditação de autocura Ho’oponopono.

Aurélia Guilherme – Depois que se aprende a técnica, há como realiza-la de forma solitária?

Bethânia Loureiro – Sim. Ela é essencialmente uma prática individual e solitária. Assim como é o nosso caminhar e a nossa busca interior, nossa reforma íntima. Podemos caminhar juntos para unir forças, para tornar mais tranqüilo e sereno o passo… Mas o caminho não será mais curto.

Aurélia Guilherme – Partindo – se do fato de que Ho’oponopono significa “acertar o passo” ou “corrigir o erro”,  de que forma isso acontece? 

Bethânia Loureiro – Sim, Ho’oponopono realmente nos ajuda no processo do perdão. Mas, não vamos  nos tornar desmemoriados, com amnésia, ou pessoas sem histórias. Seremos seres, com memórias amorosas, e com gratidão por tudo o que vivemos. Vamos apagar a repetição dos traumas relacionados às memórias que se repetem e nos traz sofrimento. Vamos mudar a vibração que traz a repetição de escolhas erradas. Vamos trazer para a consciência a escolha pela inspiração.

Grupo de estudos – Todas as quartas feiras às 18:00h

Informações – (62) 98117-8605 

“Ao unir respiração, entrega ao momento presente e o Hooponopono,  é possível conseguir desbloquear memórias antigas e abrir espaços para as inspirações. É como diz o Dr. Hew Len: ‘Só há duas escolhas: repetições ou inspirações’. Cabe a nós essa escolha!”

#boavidaonline #boavida #aureliaguilherme #hooponopono #terapeutabethanialoureiro #aconchegarnucleoterapeutico #meditacao

 

https://www.boavidaonline.com.br/hooponopono-a-cu…ethania-loureiro/ ‎

Com Ho’oponopono é possível chegar à auto-cura de forma simples e efetiva. As palavras de amor chegam ao subconsciente, nos libertando das memórias que travam os processos vitais.

Comentários