Hormônios Femininos: Manual de ervas para os ciclos da mulher

Boa Vida Online já percorreu o sentido do Empoderamento Feminino em algumas matérias e procura disseminar, cada vez mais, esse aflorar poderoso entre as mulheres. Nesse contexto do Sagrado, que busca atingir apenas à igualdade entre os gêneros, uma série de possibilidades se abrem afim de ajudá-las nesse processo de desconstrução e consequentemente, reconstrução. Certos padrões machistas, quando quebrados, desenvolvem uma nova busca para preencher o vazio do desconstruir. Ainda bem, que mulheres mais desenvoltas nesse contexto, procuram expandir aceleradamente o que aprenderam e conquistaram, de forma totalmente humana e gratuita.

Uma dessas maneiras de compartilhamento é feita, obviamente, pela internet: uma vez lançada na rede, para sempre existirá. Essa é uma realidade do site Matricaria, que buscou propagar todo o conhecimento relacionado ao Empoderar das mulheres.  A guerreira que organiza tudo isso é Marcela Zaroni, idealizadora e coordenadora do  Matricaria – ecologia feminina e do Inanna – Coaching para o desenvolvimento feminino. Formada pela Sociedade Latino Americana de Coaching e analista de marketing digital e designer, ela também é terapeuta ayurvédica, doula e pesquisadora dos arquétipos do Sagrado Feminino. Foi fundadora do Coletivo TPM de Graffiti Feminino e articuladora da Rede de Graffiteiras BR; guardiã do Círculo Sagrado de Visões Femininas-RJ e do Círculo de Mistérios Femininos. Manteve por 6 anos um blog dedicado aos estudos do feminino chamado “Êxtase da Deusa”, entre os anos de 2006 e 2012. Tecelã de coletivos e redes de mulheres, criou o projeto Matricaria e vêm trabalhando pela valorização da cultura da ecologia feminina e do empreendedorismo ecofeminino.

Também disposto à lutar por essa causa, Boa Vida Online está querendo fazer uma ponte para facilitar essa propagação de bem. Um dos fatores que causam verdadeira confusão na mente das mulheres é a questão do ciclo mentrual, vinculado àquela quantidade assustadora de hormônios a que o anticoncepcional e a terapia de reposição hormonal – na menopausa- nos submete. Infelizmente, ainda desconhecemos um método totalmente natural contraceptivo, no entanto, lutamos com as armas que já nos são dadas. Nessa matéria, será compartilhado à vocês um Manual dos Ciclos Femininos (totalmente gratuito para download) que falará sobre TPM; Ciclos irregulares; Menopausa; Gestação; Parto; Pós Parto e Amamentação e indicará a melhor maneira de lidar com cada uma dessas fases femininas, através do uso de chás. Fruto do trabalho da Acupunturista e Doula Mariana Almeida, o manual vem distribuindo livremente este conteúdo, por alguns anos, através de uma zine impressa. Esta versão web surgiu da parceria com o blog “Matricaria – Guia de ecologia feminina, recebendo além do design as ilustrações da Marcela Zaroni, idealizadora do projeto Matricaria.

Notificação do site: (Ao distribuir e divulgar o conteúdo on-line, pedimos que seja feito a referência à autora do conteúdo e ao Matricaria. Este material não pode ser comercializado, a não ser pelas próprias co-produtoras, ou distribuida na forma impressa, assim como suas ilustrações. Gratas pelo respeito).

Faça o download: Manual Ciclos Femininos

“Não importa a cultura pela qual a mulher seja influenciada, ela compreende as palavras mulher e selvagem intuitivamente. Quando as mulheres ouvem essas palavras, uma lembrança muito antiga é acionada, voltando a ter vida. Trata-se da lembrança do nosso parentesco absoluto, inegável e irrevogável com o feminino selvagem, um relacionamento que pode ter se tornado espectral pela negligência, que pode ter sido soterrado pelo excesso de domesticação, proscrito pela cultura que nos cerca ou simplesmente não ser mais compreendido. Podemos ter-nos esquecido do seu nome, podemos não atender quando ela chama o nosso; mas na nossa medula nós a conhecemos e sentimos sua falta. Sabemos que ela nos pertence; bem como nós a ela.” Clarissa Pinkola Estés

Comentários