Incontinência urinária de esforço – O que a fisioterapia urogenital pode fazer por você

O ato de tossir, espirrar ou rir é um problema para muitas pessoas. Sim, porque, basta que qualquer esforço seja feito para que, de forma involuntária, escape, de pequena a moderada quantidade de urina. Quando se pressiona a bexiga, molha-se a roupa. Certamente que esta, se trata de uma incontinência urinária de esforço, uma situação muito constrangedora! Vamos buscar um tratamento efetivo e que reverta o problema, com a fisioterapeuta Betania Maria de Jesus:

Incontinência urinária de esforço | Boa Vida Online

A Incontinência Urinária de Esforço é mais comum do que se imagina. É preciso interpretar as urgências do corpo e procurar tratamento adequado

 Incontinência urinária de esforço

“A Incontinência urinária de esforço acontece, quando qualquer excesso de força sobre a musculatura do assoalho pélvico é suficiente para que aconteça uma perda involuntária da urina. Nesses casos, considere a fisioterapia urogenital. A reabilitação dessa musculatura se faz necessária.  A Incontinência urinária de esforço é um problema muito frequente e que atinge homens, mulheres e idosos.

Incontinência urinária de esforço | Boa Vida Online

Betania Maria de Jesus, Fisioterapeuta Uroginecológica, CREFITO 184572 – F

Na mulher, a  Incontinência Urinária de esforço geralmente acontece em função de:

  • Gravidez
  • Partos com excesso de força em que a musculatura é demasiadamente estriada, com laceração perineal ou cicatrização ruim pós-episotomia
  • Menopausa
  • Idade
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Atletas esportivos
  • Constipação crônica

No homem, a Incontinência urinária de esforço ocorre por:

  • Idade
  • Problemas de próstata
  • Pós cirurgias
  • Urgência noturna
  • Bexiga hiperativa

O que a fisioterapia urogenital pode fazer por você

É preciso começar um tratamento para incontinência urinária de esforço com  exercícios do assoalho pélvico, biofeedback, eletroestimulação e cones vaginais. Além de um problema higiênico, este, sem dúvida alguma, é um problema social. Um pequeno esforço e a pessoa não segura o xixi. Isso pode ser, mesmo, um enorme constrangimento, dependendo da situação.

Mas, não há o que temer. Todos os dias, atendo pessoas, homens e mulheres com incontinência urinária de esforço. Para a maioria dos casos, a fisioterapia urogenital é suficiente para readquirir o controle! É preciso começar um tratamento com  exercícios do assoalho pélvico, biofeedback, eletroestimulação e cones vaginais.

Musculatura do Assoalho Pélvico (MAP)

A fisioterapia urogenital tem como objetivo, a conscientização da contração muscular. A função da musculatura pélvica precisa ser reestabelecida. Depois de se fazer todo um reconhecimento muscular do assoalho pélvico, a fisioterapia urogenital lança mão de alguns recursos, como exercícios de Kegel. Esses são exercícios perfeitos para que a pessoa saiba o que é e como se promove uma contração muscular pélvica (MAP).

Também utilizo em uma fisioterapia urogenital para incontinência urinária de esforço, a estimulação elétrica de baixa voltagem. Embora a pessoa não sinta qualquer tipo de choque, esta estimulação é suficiente para despertar a enervação interna.

O uso do biofeedback auxilia no entendimento das contrações e na perfeita execução do treinamento muscular de força e de resistência. Assim, toda a região é fortalecida e tonificada, readquirindo o reflexo perineal ao esforço. Este é um aparelho que me permite conhecer a qualidade de suas contrações musculares. São sinais sonoros e visuais que vão me direcionando na correção dos movimentos e auxílio de minha paciente. Embora este seja um excelente método de condicionamento muscular, o Biofeedback não tem o objetivo de aumentar a força. Mas existem muitos outros exercícios fantásticos para readquirir força no assoalho pélvico.

Só mesmo uma avaliação e um treinamento com profissional competente é capaz de promover todas os movimentos necessários em um treinamento. Não pode haver riscos de fatigar essa musculatura. É muito importante que também se saiba relaxar essa musculatura sob tensão.

A fisioterapia urogenital vai atuar, nos casos de Incontinência Urinária de Esforço, na conscientização e aprendizagem da contração desta musculatura, através da cinesioterapia, orientações e eletroterapia. Cuide-se! Esta é uma musculatura que pode ser mantida firme e tonificada a vida inteira!

 

Incontinência urinária de esforço - O que a fisioterapia urogenital pode fazer por você | Boa Vida Online

 #incontinenciaurinaria #incontinenciaurinariadeesforço #betaniamariadejesus #fisioterapiaurogenital #musculaturapélvica #exercíciosdoassoalhopélvico #biofeedback #eletroestimulação #conesvaginais #boavidaonline #boavida #aureliaguilherme

 

 

Comentários