Infertilidade e endometriose, com o ginecologista e obstetra Corival Castro

Infertilidade e endometriose. O endométrio é um tecido que normalmente existe apenas dentro do útero. Imagine ele tomando o lado de fora de toda a cavidade pélvica. Invadindo ovários, tubas uterinas, intestino e áreas da bexiga, ureter e circunvizinhos! Cerca de 15% das mulheres sofrem bastante com este problema.

Infertilidade e Endometriose Dr. Corival Castro Ginecologista e Obstetra Goiânia

Dr. Corival Castro – Ginecologista e Obstetra – CRM – GO 4786

São fortes cólicas menstruais – que pioram a cada mês – sangramentos irregulares e até hemorrágicos. E ainda tem o problema na hora do sexo. As relações sexuais são envoltas em dores e desconforto. Além de tudo isso, as mulheres com endometriose se deparam com maior dificuldade em engravidar. O ginecologista e obstetra Corival Castro, um dos maiores estudiosos do assunto no Brasil, tem feito um trabalho de relevância. Um trabalho em torno da fertilidade e da cura da endometriose. Tratamento com o uso de medicamentos supressores da menstruação ou da cirurgia para retirada do tecido excedente. Nessa entrevista com nosso consultor no assunto, o foco é a infertilidade em pacientes com endometriose.

Infertilidade e endometriose

Aurélia Guilherme – Por que a endometriose leva uma mulher a ter dificuldades em engravidar?

Dr. Corival Castro – A endometriose afeta todos os processos que envolvem a reprodução. A doença produz substâncias tóxicas ao espermatozoide, ao óvulo e ao embrião. Em casos de endometriose mais avançada pode ocorrer obstrução das trompas, bloqueio aderencial dos ovários, impedindo mecanicamente a fecundação.

Aurélia Guilherme – É verdade que essas aderências ao aparelho reprodutor feminino acabam modificando a anatomia dos órgãos da pelve?

Dr. Corival Castro – Sim. Estas aderências Infertilidade e endometriose e a própria doença em si não apenas deformam os órgãos reprodutores, como produzem tumorações e excrescências.

Aurélia Guilherme – O senhor se tornou um respeitado especialista no tratamento da infertilidade e endometriose. Quais os caminhos da reversão do quadro de infertilidade em mulheres com o problema?

Dr. Corival Castro – Temos as técnicas de reprodução assistida, como a inseminação artificial e a fertilização in vitro. Estes são os meios mais diretos para a solução da infertilidade relacionada à endometriose. A videolaparoscopia pode ser necessária, para os casos de endometriose profunda grave associada e de falhas da fertilização.

Aurélia Guilherme – Fale-nos sobre essa cirurgia para tratamento de infertilidade e endometriose.

Dr. Corival Castro – A videolaparoscopia deve ser realizada por equipe multidisciplinar treinada. Isto é, com a presença no ato, de todos os especialistas necessários, como proctologista, urologista e ginecologista. São necessários equipamentos, como câmera de alta resolução, bisturi ultrassônico e grampeadores intestinais descartáveis. Assim a cirurgia será completa e única, evitando-se as cirurgias repetidas, que tanto sofrimento causam.


“O grande sofrimento físico e emocional por que passam essas pacientes requer do médico um olhar para além do físico. É necessário enxergar a alma dessas, saber acolhê-las, compreendê-las e colaborar para seu bem estar de todas as formas possíveis.”


Aurélia Guilherme – A cirurgia cura o problema ou há alguma possibilidade de retorno da doença?

Dr. Corival Castro – Quando entramos na cirurgia, o objetivo é que ela seja completa e única. Nosso objetivo é que não fique doença residual que necessite novas intervenções. Porém, a endometriose é uma doença multifocal e progressiva e não há 100% de garantia que ela não possa retornar. Por isso, a necessidade de acompanhamento posterior permanente.

Aurélia Guilherme – Isso pode acontecer mesmo depois do nascimento do bebê?

Dr. Corival Castro – Infelizmente pode acontecer. Sabemos que a gravidez tem um efeito benéfico na endometriose, proporcionando alívio dos sintomas e atrofia dos focos. Há casos em que estes benefícios se tornam permanentes. Mas há casos em que pode haver recidiva da doença após uma gravidez.

Infertilidade e endometriose: tratamento leva a uma gestação bem sucedida

O tratamento da infertilidade e endometriose demanda estudo e dedicação

Aurélia Guilherme – Durante a gravidez, é necessário continuar um tratamento medicamentoso e de controle da doença?

Dr. Corival Castro – Não é necessário. A gravidez em si já é um bom “tratamento” da endometriose.

Aurélia Guilherme – Tentativas frustradas de gravidez, são sempre suspeitas de  Endometriose?

Dr. Corival Castro – Nem sempre. Contudo, a endometriose não diagnosticada é uma das grandes causas de infertilidade sem motivo aparente. São casos das formas mínimas ou leves da endometriose.

Aurélia Guilherme – Depois de quantas tentativas frustradas de gravidez, considera-se a infertilidade?

Dr. Corival Castro – A infertilidade é considerada após um ano de tentativas naturais de gravidez, com relações sexuais frequentes. É claro que não é necessário aguardar esse tempo! Se já existe a suspeita de qualquer distúrbio que esteja impedindo a concepção, procure um médico.

Aurélia Guilherme – Depois do tratamento da endometriose, a gravidez deve ser assistida?

Dr. Corival Castro – Cada caso deve ser avaliado. Dependendo da cirurgia, da forma como foi realizada e de como foi o resultado final, é possível ocorrer gravidez natural. Isso acontece em muitos casos, não sendo necessário tratamento de reprodução assistida. Cabe ao cirurgião fazer um relato da cirurgia explicando esta possibilidade.

Aurélia Guilherme – Considerações finais sobre infertilidade e endometriose.

Dr. Corival Castro- A endometriose, como é abordada atualmente, requer um aperfeiçoamento e um estudo constante. Sua complexidade e seu caráter disseminado exigem cuidados que vão além de uma especialidade, como a ginecologia. O tratamento da endometriose, praticamente, acaba se tornando uma “subespecialidade” que demanda estudo e dedicação. O grande sofrimento físico e emocional que passam essas pacientes passam, requer do médico um olhar para além do físico. É necessário enxergar a alma dessas mulheres! Saber acolhê-las, compreendê-las e colaborar para seu bem-estar de todas as formas possíveis.

#boavida #boavidaonline #endometriose #infertilidade #infertilidadeeendometriose #tratamentoparaendometriose #corivalcastro #ginecologiaeobstetricia #ginecologia #gravidez #dornahoradosexo #repoducaohumana #fertilizacaoinvitro #fertilizacaoassistida #tratamentoparainfertilidade

Infertilidade e Endometriose ginecologista e obstetra Corival Castro tratamento para endometriose

Um diagnóstico de endometriose não impede uma gravidez. Mas, para algumas mulheres, esse processo pode ser um pouco mais difícil. Para essas, há tratamento especializado.

 

Comentários