Juíza Maria Socorro é a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora do Foro, em Goiânia

Juíza Maria Socorro é a primeira mulher ocupar o cargo de diretora do Foro, em Goiânia

Juíza de Direito – TJGO, atualmente ocupa o cargo de Diretora do Foro da Comarca de Goiânia, professora aposentada da Fac.Direito da UFG, professora da escola Superior da Magistratura. Título de Mestre em Ciências Penais pela UFG. Título de pós-graduação em Gestão Judiciaria -FGV/Rio. Foto realizada durante sua posse como diretora do Foro. Fonte: Reprodução/Asmego

A juíza Maria Socorro de Souza A. Silva é a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora do Foro da Comarca de Goiânia. Com mais de 30 anos de carreira na área jurídica, a juíza conquistou algo inédito e marcante no Estado de Goiás, servindo de exemplo para outras mulheres.

Se tornar a primeira empossada em um cargo tão importante, mostra que o caminho de todas está livre, para ser ocupado da melhor maneira possível. Neste Dia da Mulher, data em que se comemora as conquistas femininas, vem à tona também, todas as discussões a respeito de preconceito, desigualdade e o longo percurso que as mulheres ainda precisam percorrer.

Pensando justamente neste debate, convidamos a juíza Maria Socorro, para nos falar sobre os desafios e inspirar mulheres a seguirem seus sonhos, com determinação. Confira:

Boa Vida Online – A senhora acredita que a mulher ainda enfrenta muitos preconceitos no âmbito profissional?  

Maria Socorro de Souza A. Silva – Sem dúvidas, ainda que um tanto velado. Algo que não deveria existir, uma vez que a mulher desempenha tão bem quanto o homem o seu papel, e em todas as diversas áreas da sociedade civil, como família, política e profissional. Porém, acredito que a mulher vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade, haja vista os importantes cargos que ocupa na sociedade atual.

Boa Vida Online – Com todos esses anos na área jurídica, a senhora acredita que a garantia ao direito da mulher e de outras minorias já teve um avanço? Quais pontos precisam melhorar?

Maria Socorro de Souza A. Silva – Foram inúmeros avanços, podemos verificar isso pela quantidade de mulheres que ocupam cargos políticos e administrativos de alta relevância, tanto no setor público, quanto privado. Isso é um acontecimento mundial. Mas, para melhorar, acredito que precisa ser trabalhado o respeito como um todo e, em especial, à sua condição de mulher que, além da atuação profissional, da qual é cobrada com maior rigor, quase sempre exerce, concomitantemente, as funções de mãe e “dona de casa”.

Boa Vida Online – Quais os desafios principais a senhora tem como Diretora do Foro?

Maria Socorro de Souza A. Silva – Estabelecer diretrizes de gestão eficientes para atender a demanda do Foro da Capital, notadamente, para melhorar o acesso à Justiça e a entrega da prestação jurisdicional.

Boa Vida Online – Qual a sua dica para mulheres que querem buscar uma carreira na magistratura?

Maria Socorro de Souza A. Silva – Primeiro abraçar a carreira, sempre movida pela forte vontade de servir ao próximo e a sociedade. Não buscar somente a estabilidade de ganho econômico.Também é necessário agir com dedicação e compromisso para com o ideal de justiça.

Boa Vida Online – Como mulher e como uma profissional reconhecida, qual o seu desejo para todas as mulheres neste Dia?

Maria Socorro de Souza A. Silva – Sejam felizes e vivam de forma integral, honesta e intensamente seus sonhos. É importante valorizar cada momento de sua vida, como mulher, filha, mãe e profissional!

Comentários