La Fuerza Bruta: um espetáculo diferente de tudo o que você já viu

Por Victoria Acerbi 

“Um espetáculo que deixa qualquer um boquiaberto e agitado, ao mesmo tempo…Sem dúvida, La fuerza bruta é um show diferente de tudo que eu já havia presenciado antes. Uma mistura de percussão altamente sincronizada com efeitos visuais, de tirar o fôlego, nos levam para o contexto mais real do lúdico, provocando uma verdadeira catarse ao final da apresentação. Durante os 120 minutos de atração, os profissionais interagem com a plateia em um verdadeiro show psicodélico. Oriundos de Buenos Aires, o grupo performático já percorreu o mundo inteiro, inclusive o Brasil, mais especificamente de São Paulo, mas com promessa de retorno em breve, percorrendo outros cantos do país tropical.

Durante a apresentação, a plateia fica em pé e é guiada pela produção do espetáculo a se mover de maneira estratégica para que as movimentações dos atores aconteçam perfeitamente. Os integrantes do grupo são altamente sincronizados e especializados em Arte Cênica, Música e Dança – promovendo uma interação magnífica entre as artes. Os responsáveis pelo andamento do show são altamente cuidadosos e indiscutivelmente rápidos em organizar tudo para que saia nos conformes, já que, um pequenino erro, pode acabar sendo destruidor, pois o espetáculo envolve água, jatos de vento, pessoas suspensas em alturas e esteiras em alta velocidade. A sonoplastia e os efeitos visuais funcionam de maneira impecável e extremamente sincronizada: só assim para que o espetáculo surta o efeito desejado.

O ingresso custa em média 60 reais, preço bastante justo para a estrutura e organização disponibilizada. La Fuerza Bruta encanta os apreciadores de expressões artísticas e até mesmo quem não entende nada de nada: é um show para qualquer um que goste de emoções à flor da pele. No lugar do evento, não há venda de bebidas alcoólicas, talvez preventivamente, em casos de alguém com problemas cardíacos, labirintite ou claustrofobia, por exemplo, já que o espetáculo consiste em atos completamente surpreendentes e intensos.

“Wayra”

La Fuerza Bruta busca mexer com os cinco sentidos do nosso corpo, de uma maneira altamente criativa e diferente. “Wayra”, como é denominado o espetáculo, significa vento, elemento muito expressado durante o show. Com uma música envolvente e marcante, o grupo percorre várias realidades inimagináveis, juntamente com as marcas visuais e sonoras. Ainda que  a percepção do show seja um tanto particular, é possível notar diversas interpretações comuns entre os comentários dos expectadores, ao final da festança. Uma delas é a breve semelhança ao sentido real da existência, passando pelo lado carnal do planeta, até a simulação do útero e depois a elevação cósmica, quando parecemos nos perder no espaço sideral, criativamente criado por eles. Muito embora as percepções possam ser diversas, La Fuerza Bruta talvez busque salientar questões existenciais e profundas à alma.

Essa é uma apresentação que só será sentida, se for realmente experienciada, já que a linguagem verbal limita a análise dessa obra. No entanto, felizmente, as imagens  ainda podem ilustrar um pouco dessa maravilha. Se a paixão e a curiosidade forem imediatas ao notar os registros, acrescente esse passeio na sua ida à Buenos Aires ou fique atento quando chegar ao Brasil. Por enquanto, delicie-se com as fotografias do espetáculo, que chegam a adoçar os olhos:”

Comentários