Massagem terapêutica integrativa no alívio da Fibromialgia, com a Terapeuta Bethânia Loureiro

Todos nós conhecemos alguém que se queixa de dor em todo o lugar do corpo. E eu falo de dor crônica mesmo, daquela que dói há muitos anos e que ninguém sabe a causa. Dizem estar ligada ao estresse. A forma exigente que algumas pessoas têm de levar a vida, com a somatização de dores e incômodos, vindos da emoção. Mas a medicina ainda não soube conhecer a etiologia da Fibromialgia. Sabe-se que as mulheres estão em maior prevalência. Essa dor difusa e que apresenta sítios dolorosos, chamados de tender points, pode ter seus sintomas atenuados através da massagem terapêutica integrativa.

Massagem terapêutica integrativa - Goiânia - - Fibromialgia - Boa Vida Online

Convidamos a especialista em Terapia Corporal, Bethânia Loureiro para nos falar o quanto a massagem terapêutica integrativa pode aliviar os sintomas da Fibromialgia:

Massagem terapêutica integrativa - Goiânia - tratamento para Fibromialgia - Boa Vida Online

Bethânia Loureiro e sua amiga e sócia, a Psicóloga Maria Luíza Carvalho: parceria que tem feito toda a diferença nas diversas formas de tratamento da emoção.

Aurélia Guilherme – Em que consiste a Massagem Terapêutica Integrativa?

Bethânia Loureiro – A massagem terapêutica integrativa compreende um conjunto de técnicas e terapias manuais que visam o relaxamento físico e mental profundo. Trabalha as articulações, tecidos e órgãos, além de ser benéfica psíquica e energeticamente.

Aurélia Guilherme – Como os efeitos da terapia corporal podem colaborar com a melhora da qualidade de vida em pacientes com Fibromialgia?

Bethânia Loureiro – Geralmente, a doença ou o sintoma provoca um estado de desarmonia entre nossos potenciais físico, mental e de nossa alma. Este desequilíbrio nos compromete fisiologicamente, trazendo à tona sintomas em nosso corpo que fatalmente irão comprometer nosso estado emocional. E o inverso também é verdadeiro. Nosso estado emocional afeta diretamente nosso corpo, suas estruturas e órgãos.


“Pacientes com Fibromialgia apresentam um quadro de dores intensas, cansaço excessivo, dificuldades com o sono, mente agitada, entre outros. A massagem terapêutica integrativa busca agir primeiramente de forma a aliviar esses sintomas que o acometem diariamente. Em seguida, entrarmos em contato com as memórias e traumas que levam a esse círculo vicioso.”


Aurélia Guilherme – Qual é o protocolo do tratamento?

Bethânia Loureiro – Há necessidade de uma entrevista inicial. Nesse primeiro momento, identificamos as queixas que mais tem acometido o paciente e qual sua percepção da doença.  Assim poderemos definir quais os métodos e técnicas mais adequados a cada caso. O relaxamento é primordial para o processo curativo. Ele promove efeitos fisiológicos favoráveis para isso. É difícil permitir que as potências fluam de forma efetiva se tensos ou com o pensamento acelerado. De acordo com essa perspectiva, há uma variedade de técnicas que podemos utilizar para montar o plano de tratamento de cada pessoa.

Depois de ler esta entrevista, faça uma visita da Terapeuta Corporal Bethânia Loureiro 

Aurélia Guilherme – Qual a sua opinião sobre a aromaterapia no tratamento da fibromialgia?

Bethânia Loureiro – Eu utilizo a aromaterapia e temos obtido êxito nos casos. Os aromas  que auxiliam a equilibrar  o nível de serotonina no organismo podem dar um grande passo no que diz respeito a qualidade de vida do paciente acometido pela fibromialgia.  A serotonina está envolvida em múltiplas funções que regulam e influenciam o sono, o humor, a percepção da dor. Neste caso, a aromaterapia é um recurso excelente.

Massagem terapêutica integrativa - Goiânia - tratamento para Fibromialgia - Boa Vida Online

A ilustração detalha os tender points da  Fibromialgia. 

Aurélia Guilherme – O que são tender points?

Bethânia Loureiro  – São os pontos dolorosos da Fibromialgia. São bastante utilizados como forma de diagnóstico da doença, já que o diagnóstico médico é realizado através de exame clínico e exclusão de outras doenças.

Aurélia Guilherme – Como é verificada a redução da intensidade da dor?  Existe alguma escala de classificação da dor?

Bethânia Loureiro – Na terapia corporal, o que é avaliado é a funcionalidade no cotidiano dessa paciente.  Em uma percepção geral de autoconhecimento e consciência corporal o paciente passa a avaliar seu estado físico, emocional e constata que várias de suas funções cotidianas que foram sendo deixadas de ser realizadas por conta da dor, já podem ser retomadas.

Aurélia Guilherme – O que acontece depois que a Terapia Corporal libera os pontos gatilho da dor?

Bethânia Loureiro – Há um alívio grande, de forma imediata e os pacientes relatam a diminuição da dor. Além disso, também percebe-se que a respiração fica mais solta e a postura melhora consideravelmente. Isso sem mencionar os efeitos imediatos no humor do paciente.

Aurélia Guilherme – As manobras das massagens são bem toleradas pelo paciente?

Bethânia Loureiro – Sim. Muitos pacientes, mesmo com alta sensibilidade, suportam bem as manobras e os toques.


“Muitos pacientes relatam  que durante o tratamento, crenças limitantes e memórias antigas são trazidas  á tona. Nós vamos analisando isso dentro da leitura corporal e fazendo com que a auto cura seja realizada. É o paciente sendo protagonista de sua própria história. Sem culpa-as ou julgamentos.”


Aurélia Guilherme – Depois da terapia corporal há algum tempo de analgesia?

Bethânia Loureiro – Sim. Porém, de acordo com a intensidade das dores, esse tempo pode ser maior ou menor. Isso acaba por definir o número de sessões semanais de terapia.

Aurélia Guilherme – Além dos efeitos analgésicos para a dor em pacientes com fibromialgia, quais são os efeitos fisiológicos da terapia corporal que você pratica?

Bethânia Loureiro – O toque é comprovadamente um excelente relaxante e analgésico, principalmente se aplicado nos pontos certos. Nossa pele é uma sofisticada estrutura que se inter-relaciona com todos os sistemas e órgãos do corpo humano. A massagem regula níveis bioquímicos de dopamina, adrenalina, noradrenalina e cortisol, que é um dos hormônios liberados no organismo durante períodos de estresse prolongado. Dessa forma, todo o conjunto de técnicas utilizadas dentro do processo terapêutico corporal vem ao encontro do tão buscado bem – estar.

Na maior parte do tempo, estamos tão ocupados atendendo demandas externas que não paramos tempo o suficiente para nos escutar, silenciar nossa mente e manter um diálogo interno. Assim, cada vez mais nos afastamos de nossa essência e das respostas que mais buscamos. Há excesso de barulho. Porém, precisamos de silêncio para  que o corpo humano utilize sua sabedoria própria e seja capaz de auto regular-se e organizar-se.

#boavidaonline #boavida #aureliaguilherme #terapeutabethanialoureiro #aconchegarnucleoterapeutico #tratamentoparafibromialgia #massagemterapeuticaintegrativa

Veja também: Ho’oponopono – A Cura da Alma, com a Terapeuta Bethânia Loureiro

Comentários