Mercado de trabalho, as novas tendências atuais, com a coach Ana Cláudia Brunier

O mercado de trabalho está cada vez mais versátil e é necessário uma adaptação às mudanças sociais. Um planejamento do mercado de trabalho, pode ser da maior importância no impulsionamento da carreira. Além disso, o sucesso profissional também passa pelo prazer de se fazer o que se gosta.

Mercado de trabalho, as novas tendências atuais

Mercado de trabalho

Algumas profissões estão simplesmente deixando de existir, enquanto outras, antes inimagináveis, aparecem na cena profissional. Boa Vida Online traz a consultora de carreira Ana Cláudia Ferreira. Fundadora da Brunier Carreiras, Ana nos esclarece sobre as novas tendências do mercado de trabalho. Ela é especialista em consultoria de carreira e atua com clientes que buscam o autoconhecimento e o autodesenvolvimento. Toda trajetória profissional merecea um planejamento maior e que alavanque a carreira de maneira sustentável, alinhada com os anseios pessoais.

Mercado de trabalho, as novas tendências atuais

Ana Cláudia Ferreira Brunier é formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Pessoas

Aurélia Guilherme – Quais são as novas profissões que estão surgindo no mercado de trabalho? E, quais as profissões que estão se tornando decadentes?

Ana Cláudia Ferreira – Tudo tem mudado muito rapidamente e, claro, com o mercado de trabalho não é diferente. Ele vem evoluindo e passando por constantes adaptações. O que muda, não é apenas o surgimento de novas profissões, mas também, a maneira de se trabalhar. O expediente tradicional, a necessidade de cumprir jornada de trabalho no escritório, o seu chefe acompanhando todos os seus passos… Tudo isso caminha para a extinção. Abre-se espaço para novas modalidades de trabalho e gestão, em que a autonomia e disciplina são regras de ouro.

Para os profissionais que já estão no mercado de trabalho, este é um sinal de alerta. É preciso adaptação à realidade atual, muitas vezes, considerada complexa para alguns. Além disso, com os avanços científicos e tecnológicos, tem surgido a necessidade de novas carreiras. A maior parte delas se concentra em áreas, como Internet, Meio Ambiente, Demografia e Tecnologia. São carreiras ligadas à Inovação, Sustentabilidade, Lazer, Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Marketing.

O relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho, destaca que todas as indústrias terão algumas funções automatizadas. Algumas terão mais impacto do que outras. Setores da Medicina serão impactados pelo avanço da Telemedicina. Em seguida vem os setores de Energia e Indústria, Construção e Extração, Entretenimento, e ainda, o Jurídico.

Percebemos que algumas pessoas preferem acreditar que nada vai mudar. Já para outras, apesar do medo do novo, elas já ligaram seu sinal de alerta. São pessoas que tentam, ao máximo, acompanhar esse “boom” de mudanças, pelos quais constantemente estamos sendo submetidos. O fato é que muita coisa já mudou e com certeza continuará mudando. Nós temos a opção de nos prepararmos, ou não. Eu sugiro que sim.

Aurélia Guilherme – Como funciona o planejamento de carreira oferecido pela Brunier Carreiras?

Ana Cláudia Ferreira – Há maior insegurança, quando se entra para o mercado de trabalho com um plano de carreira indefinido. Principalmente, se o profissional atinge o nível de analista, ou de técnico. Geralmente, ele começa a se perguntar para onde vai sua carreira depois deste nível. Obviamente, que isso funciona para os que ainda se questionam. Existem aqueles que só pensam nisso, quando o mercado exige outro caminho a ser seguido. Seja para cargos de liderança, cargos especializados ou generalistas.

Há também, aquele profissional que já tinha em mente seu plano de carreira. Ao passar por programas de trainee, iniciando a carreira que planejou, descobre-se que esse  trabalho não o faz feliz. Isso acontece com frequência.

Para qualquer um desse profissionais, este é momento de buscar auxílio de um especialista em empregabilidade e carreira. É hora de identificar seus principais valores e talentos, seus objetivos e, então, traçar um plano de ação para alcançá-los. Com o mercado em constante mudança e evolução profissional, é necessário estar antenado. O movimento deve acompanhar nosso tempo. Assim, o profissional mantém sua empregabilidade em alta – assim como sua satisfação pessoal. Às vezes, não é fácil fazer isso sozinho, por isso, um consultor de carreira pode ser de extrema valia.

Aurélia Guilherme – O planejamento varia de acordo com quais fatores do profissional?

Ana Cláudia Ferreira – O planejamento que, até então, era somente uma ferramenta organizacional, hoje, vem sendo igualmente utilizado pelos indivíduos que desejam o sucesso pessoal e profissional. Para começar, o autoconhecimento é um quesito fundamental. É preciso conhecer seu perfil, seus talentos e fraquezas. Além disso, é ideal fazer um levantamento do que os outros pensam sobre você. Isso serve para abranger os chamados “pontos cegos”, analisando o ambiente em que se está inserido. Assim identifica-se oportunidades, ameaças e define-se seus objetivos, para então, ter condições de realizar seu planejamento.

Lembrando que, nada nesta vida é estático. Logo, seu planejamento também não o será. É preciso ficar atento às necessidades de adaptações que surgirem no caminho. Com isso, fica claro que o planejamento de carreira é muito individual e precisa ser construído de maneira personalizada. A partir do autoconhecimento e da identificação dos objetivos, vamos descobrir as melhores opções para cada profissional. Temos profissionais mais criativos, outros mais técnicos, alguns introvertidos, extrovertidos. Para cada um, existe uma forma mais efetiva de construir seu planejamento. O que não muda é a necessidade de estar disposto a batalhar pelo seu sucesso. Mas, isso exige esforço, dedicação e constante busca pela evolução tanto profissional, quanto pessoal.

Aurélia Guilherme – O mercado caminha para profissionais cada vez mais independentes, diminuindo a carreira em grandes empresas?

Ana Cláudia Ferreira – Assim como já mencionamos, os profissionais precisam se manter atualizados e atentos às constantes mudanças no mercado. As empresas possuem essa mesma necessidade. Dessa forma, precisam ter bem definidos, programas de atração e de retenção de talentos. É preciso manter ambientes atrativos e sempre alcançar seus objetivos organizacionais. No entanto, é fato que dentro de seu planejamento, a organização precisa ser consciente de que, diferente do que acontecia no passado, os atuais profissionais não vislumbram passar toda sua trajetória profissional em uma única empresa.

Mercado de trabalho, as novas tendências atuais

Aurélia Guilherme – Após a formação em determinada área e a consequente observação de que o mercado está escasso, o profissional ainda pode aproveitar os conhecimentos adquiridos no ensino superior?

Ana Cláudia Ferreira – Claro, qualquer conhecimento é sempre bem-vindo, assim como todas as experiências também são bem-vindas. É fundamental sempre retirar o melhor proveito das situações que vivemos. Em todas elas, há aprendizados úteis, independente do novo caminho que vamos seguir.

Aurélia Guilherme – O planejamento pode ser útil para quem não se especializou em nenhuma área?

Ana Cláudia Ferreira – Hoje é comum termos no mercado, profissionais generalistas. Mas, felizmente, existem possibilidades, tanto para o generalista, quanto para o especialista. O importante é termos consciência de que esse mercado em transformação, nos exige constante atualização. Por isso, o planejamento é útil para todos.

É imprescindível lembrar de Alice no país das maravilhas: “se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve”. Logo, independentemente do nível em que se encontra sua carreira ou caso você queira fazer uma transição na mesma, se você está iniciando sua vida profissional, de qualquer forma é essencial ter o seu próprio planejamento. Tendo isso, enfrentaremos desafios, até porque, como já foi mencionado, a mudança é constante. Às vezes, nosso planejamento precisará de ajustes, mas sem um direcionamento, tudo poderá ficar muito mais complexo e incerto. Por isso, é fundamental ter clareza para onde queremos ir. Vamos seguindo o caminho, realizando os ajustes necessários sempre. É importante comemorar cada conquista, se permitir, sim, sonhar cada vez mais alto.

#mercadodetrabalho #novidadesnomercadodetrabalho #planodecarreira #profissionalismo #AnaCláudiaFerreira #boavidaonline #boavida #aureliaguilherme

CONHEÇA BRUNIER CARREIRA

Site: www.brunier.com.br

Email: [email protected]

Comentários