Novembro Azul: o alvo é o câncer de próstata

novembro-azulNovembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Conhecido como Novembro Azul, essa época traz uma proposta de conscientização sobre a doença. Ao contrário das mulheres, os homens não costumam procurar o médico com frequência. Essa situação complica ainda mais quando se fala em exame de toque. Os homens costumam não fazer o exame por puro machismo ou vergonha.

Médicos afirmam que o diagnóstico precoce é o melhor caminho para a cura. E todo o processo de preconceito ou preguiça pode atrasar o diagnóstico do câncer e, consequentemente, as chances de cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, o câncer de próstata é o mais comum em homens, representando aproximadamente 10% do total de cânceres. Essa é uma doença típica do envelhecimento masculino e a faixa etária com maior número de casos é, exatamente, a partir dos 60 anos. Pesquisas também demonstraram que homens obesos têm mais chances de desenvolver a neoplasia.

cancer-de-prostata

Além de idade e do excesso de peso, o histórico familiar, o sedentarismo e uma dieta rica em gorduras e açúcares são outros fatores que contribuem para o surgimento do câncer. Por isso, é importante manter um estilo de vida saudável e não abrir mão do check-up da próstata a partir dos 50 anos. Caso o homem tenha histórico familiar, os exames devem ser iniciados dez anos mais cedo. A prevenção ainda é o melhor caminho. Então, mãos à obra!

 

Iure Queiroz

Comentários