Nutrição holística, o alimento que harmoniza mente e corpo

Para se manter vivo e em constante movimento, o nosso organismo precisa de combustível: o alimento. Conheça os benefícios da nutrição holística. Você já parou para pensar na qualidade da comida que ingere?

Nutrição holística - alimentos vivos e saudáveis

Alimentos vivos são aqueles naturais, orgânicos e, de preferência, crus. São alimentos que não contêm nenhum tipo de ingrediente químico. Eles são ricos em vida, em substâncias e nutrientes que vão proporcionar a manutenção da energia vital

Nutrição holística

O grande número de pessoas que adoece por causas ligadas à má alimentação, motiva uma série de estudos sobre o assunto. O que colocamos para dentro do nosso corpo está diretamente ligado à saúde, não só do corpo físico, mas também da mente e da nossa emoção. Nutrição holística é o assunto da hora. Nossa convidada é a nutri Kátia Costa:

“A nutrição holística se preocupa com alimentação do indivíduo, mas o compreende como um todo. Consideramos seus aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. Terapias alternativas são incorporadas á um Plano Alimentar Personalizado. O paciente é orientado a encontrar a harmonia dentro de si mesmo. Isso se inicia com atitudes positivas para alcançar e ter sempre bem-estar. A dieta não é vista como sendo o mais importante nesse processo. Ninguém consegue passar o resto da vida seguindo um cardápio estático. Existem ferramentas para facilitar o alcance dos objetivos.

Para a nutrição holística,  saúde plena e peso ideal são consequências naturais de um estilo de vida. Naturalmente essas conquistas passam a ser a realidade. As necessidades nutricionais e calóricas do pacientes são respeitadas em um plano alimentar, de acordo com seu peso, altura e demais medidas. Além disso, leva-se em consideração seus relacionamentos, trabalho, estresse, ansiedade, sono, espiritualidade e seus hábitos alimentares, obviamente.”

nutricao-holistica - alimentos naturais

Alimentos estão intimamente ligados à energia vital

Holístico e a Bio-individualidade

“O termo holístico significa “todo” ou “totalidade”. Nos mostra que o ser humano deve ser compreendido como um todo. O homem não é apenas corpo físico. Ele é um ser dotado de emoções, pensamentos e sentimentos. Vários estudos já nos provaram que os aspectos citados acima têm forte influência em nosso estado de saúde. Um desequilíbrio pode afetar o funcionamento do organismo, desde a produção de hormônios até o funcionamento ideal dos nossos órgãos. O alimento fornece a energia necessária para o organismo funcionar corretamente. Fortalece os ossos, sangue, músculos e órgãos vitais, incluindo o coração, o fígado, estômago e intestinos.

A Bio-individualidade  é outro conceito fundamental da nutrição holística. Cada pessoa tem sua própria genética. Somado a isso, o estilo de vida influencia a maneira como o corpo vai responder às diferentes opções de alimentos. Daí, a importância de se considerar não apenas os fatores físicos do paciente.”

Alimento, mente e corpo

“Quando ingerimos um determinado alimento, devemos considerar não apenas o seu valor calórico ou nutricional, mas também os aspectos físicos, como cor, textura, sabor e cheiro. Dentre estas características a que mais se destaca na relação mente-corpo é o sabor. Sabores determinam reações no corpo, que, por sua vez, influenciam sutilmente nossas emoções e nossos pensamentos.

O sabor doce, por exemplo, influencia na produção da serotonina. E substância promove a liberação de alguns hormônios importantes e regulam o humor. Assim como o doce causa essa sensação de bem-estar, outros alimentos podem influenciar o estresse, a ansiedade e a perda do sono. Sendo assim, o alimento, a mente e o corpo estão plenamente conectados”.

Emoções e o corpo físico

“Já sabemos que os sentimentos e as emoções podem alterar o funcionamento do corpo. Altera-se a produção de homônimos, a circulação sanguínea e até mesmo no funcionamento dos órgãos. No entanto, também existem questões energéticas envolvidas neste estado. Tudo o que pensamos ou sentimos se transforma em energia impregnada em nosso ser e essência. Em algumas situações, essa energia é capaz de provocar doenças e atingir a filsiologia do nosso organismo. Já existem estudos sobre o câncer, por exemplo, que fazem uma leitura muito clara entre a doença e o estresse e a tristeza. Alguns sentimentos tornam o sangue mais ácido e adoecem o corpo. Isso só nos prova que nosso estado psicológico merece muito mais atenção do que imaginamos”.

Nutrição holística - mente - corpo - emoções

Nutrição holística, o alimento pode trazer harmonia ao funcionamento da mente e do corpo

7 benefícios da nutrição holística

  • Perda e manutenção do peso
  • Ganho de massa muscular
  • Desintoxicação do corpo
  • Recuperação e manutenção da energia vital
  • Reequilíbrio das funções do organismo
  • Recuperação da saúde física, mental e emocional
  • Alcance de uma excelente qualidade de vida

 

Limpeza do organismo

“Muitas pessoas têm a consciência de que a alimentação natural não deve ser industrializada e conter conservantes. Deve-se preferir frutas e verduras frescas e bem conservadas. Através desta alimentação é possível desintoxicar o organismo e mantê-lo em um bom estado de saúde.

Durante o processo de reeducação alimentar, há também o processo de autoconhecimento. A nutrição holística direciona o paciente na percepção de quais alimentos promovem mais bem estar, de acordo com a fase vivida. Assim, depois desse aprendizado, basta conduzir a alimentação de acordo com as emoções despertadas por situações diversas. “

O aumento da energia vital

“A nutrição holística pode auxiliar na manutenção e recuperação da energia vital. Isto pode ser feito através da orientação do especialista. O paciente é conscientizado a incluir a maior quantidade possível de alimentos vivos em sua dieta. Alimentos vivos são aqueles naturais, orgânicos e, de preferência, crus. São alimentos que não contêm nenhum tipo de ingrediente químico. Eles são ricos em vida, em substâncias e nutrientes que vão proporcionar a manutenção da energia vital”.

Veja detalhes de como ter uma alimentação viva AQUI!

#nutriçãoholística #Bioindividualidade #alimento #mente #corpo #energiavital #Perdadepeso #aureliaguilherme #boavidaonline #boavida

Comentários