Pneumonia, a infecção dos pulmões, com a Pneumologista Flávia Castro Velasco

Pneumonia, a infecção dos pulmões

Esta é uma condição frequente, principalmente em épocas mais frias do ano. Microorganismos oportunistas podem se instalar nos pulmões.

Pneumonia, a infecção dos pulmões

Pneumonia – É sempre importante estar alerta quando o assunto é  Pulmões. Esta, é uma infecção que atinge os pulmões. Caso não seja tratada de forma correta e rapidamente, pode evoluir para quadros clínicos graves. Pode, até, levar à morte. Crianças, idosos e portadores de doenças crônicas merecem atenção especial. Nesta entrevista, a Pneumologista Flávia Castro Velasco orienta sobre prevenção e tratamento da doença. Confira:

Pneumonia, a infecção dos pulmões

Dra. Flávia Castro Velasco, Pneumologista, CRM – GO 11608

Boa Vida Online – A Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões. Como ela ocorre?

Dra. Flávia Castro Velasco – Pneumonia é uma infecção dos pulmões, causada por microorganismos, habitualmente vírus, bactérias ou fungos. Pode ocorrer também por inalação de produtos tóxicos. O contato com os microorganismos pode se dar, por meio de secreções, saliva e gotículas no ar, por exemplo.

Boa Vida Online – Qual a diferença entre a Pneumonia causada por vírus, bactéria e fungos?

Dra. Flávia Castro Velasco – Os sintomas da pneumonia causada por vírus, bactérias e fungos são praticamente os mesmos. São eles: febre, dor torácica ao respirar, falta de ar e tosse com secreção.

  • A Pneumonia Bacteriana costuma ser mais grave, apresentar um quadro mais agudo, com sintomas mais evidentes e importantes;
  • A Pneumonia Viral também apresenta apresenta os mesmos sintomas, porém de forma mais leve;
  • A Pneumonia Fúngica leva àqueles quadros com sintomas mais arrastados, não tão graves, e sem melhora com o uso de antibióticos.

Boa Vida Online – Como gripes e resfriados comuns podem evoluir para uma Pneumonia?

Dra. Flávia Castro Velasco – A gripe e o resfriado são causados por vírus. O resfriado é um quadro mais leve que a gripe, acomete apenas vias aéreas superiores. Mas a gripe tem, muitas vezes, sintomas sistêmicos (febre, dor no corpo, mal-estar).

Pacientes com baixa imunidade ou com doenças crônicas podem evoluir, algumas vezes, para Pneumonia Bacteriana. São pessoas que possuem mais dificuldade de eliminar os vírus. Assim, o excesso de secreção produzida em via aérea superior, se torna um local perfeito para o crescimento e o desenvolvimento de bactérias. Isso pode levar à contaminação pulmonar.

Boa Vida Online – Quando uma pessoa com tosse deve desconfiar que pode se tratar de uma Pneumonia?

Dra. Flávia Castro Velasco – A pessoa deve desconfiar que tem Pneumonia, especialmente a Bacteriana, quando apresentar tosse com secreção amarelada, febre alta, dor para respirar e falta de ar. Nesses casos, deve procurar imediatamente o pronto-socorro.

Boa Vida Online – Sabemos que crianças e idosos são mais suscetíveis à pneumonia. Quais cuidados devemos ter com pessoas nessas faixas etárias?

Dra. Flávia Castro Velasco – Hoje, temos uma importante arma para prevenir a pneumonia, especialmente nessa faixa etária. As vacinas, tanto da gripe, quanto contra a pneumonia, são uma maneira eficaz de prevenção. Portanto, idosos, gestantes e crianças precisam ser vacinados sempre! Além disso, é importante manter uma alimentação saudável e praticar atividade física com regularidade. Esses são fatores importantes para se evitar doenças.

Boa Vida Online – Pneumonia na pessoa idosa é mais grave? Por quê?

Dra. Flávia Castro Velasco – Sim, esse problema em idosos se torna mais grave, pois a imunidade, nessa faixa etária, é mais baixa. Além disso, os idosos, muitas vezes, são portadores de outras doenças, que podem piorar, durante um quadro de pneumonia. São situações que dificultariam o tratamento e a recuperação pulmonar.

Boa Vida Online – Quais complicações podem ocorrer a partir de uma Pneumonia?

Dra. Flávia Castro Velasco – As complicações, após um quadro de pneumonia, são variadas. O quadro do paciente pode evoluir para uma infecção generalizada, falta de ar incapacitante, necessitando, em alguns casos, de internação em UTI, ou, de aparelho para respirar (intubação e ventilação mecânica). Pode haver também, uma descompensação de outras doenças que já acometam o paciente, como diabetes, hipertensão, asma, enfisema pulmonar, etc. Há ainda, possibilidades de derrame pleural (“líquidos nos pulmões”) que, em casos mais graves, pode evoluir para morte.

Boa Vida Online – Como é feito o tratamento da Pneumonia?

Dra. Flávia Castro Velasco – O tratamento vai depender do tipo de microorganismo que causou a Pneumonia. No caso da Bacteriana, deve ser tratada com antibióticos. As Virais, na maioria das vezes, são tratadas com antitérmicos e com analgésicos e, nos casos mais graves, podem ser usados antivirais. As Fúngicas são tratadas com medicações específicas.

O importante é destacar que, se a pneumonia não for tratada corretamente, e, o mais precoce possível, ela pode gerar complicações graves e até levar à morte.

Boa Vida Online – Em que casos é necessária a internação do paciente?

Dra. Flávia Castro Velasco – A internação é indicada nos casos mais graves (falta de ar importante, estado geral ruim ou Pneumonia extensa), também em pacientes mais idosos, com outras doenças associadas graves, ou em crianças pequenas.

Boa Vida Online – O uso indiscriminado de antibióticos pela população, sem a devida orientação médica, pode prejudicar o tratamento da Pneumonia, levando à geração de bactérias mais difíceis de se combater?

Dra. Flávia Castro Velasco – Sim, o uso indiscriminado de antibióticos leva à resistência dos microorganismos, dificultando muito o tratamento da Pneumonia.

Boa Vida Online – A permanência em ambientes com ar condicionado é um fator de risco?

Dra. Flávia Castro Velasco – Sim, o ar condicionado deve ser limpo regularmente e é interessante evitar temperaturas muito baixas. Outro fator importante a ser considerado, é que o ar condicionado resseca o ambiente, prejudicando as vias respiratórias, o que facilita as infecções. Por isso, quando possível, evite o uso do ar condicionado.

Boa Vida Online – Como cuidar da saúde de nossas vias respiratórias, desde jovem?

Dra. Flávia Castro Velasco – Evitar qualquer tipo de fumaça, especialmente a do cigarro. Também é importante praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável, além de tratar doenças como asma e doenças pulmonares, com um pneumologista, regularmente.

“O importante é destacar que, se a pneumonia não for tratada corretamente, e, o mais precoce possível, ela pode gerar complicações graves e até levar à morte”.

#boavidaonline #aureliaguilherme #BoaVida #pneumonia #pulmões #faltadear #infeccaodospulmoes

Comentários