Psicologia Transpessoal – A terapia de expansão da consciência, com o psicólogo Nilton Ferreira

Todos nós, ao longo da vida, vamos acumulando experiências, nem sempre positivas, que cravam em nosso íntimo, nós e travas, que atravancam o caminho. Chega uma hora em que é preciso se libertar e mergulhar nas profundezas da alma, para que nos tornemos seres mais plenos e felizes. A Psicologia Transpessoal faz um lindo trabalho de limpeza das emoções e amplitude da consciência.

Psicologia Transpessoal - A terapia de expansão da consciência

Respiração, meditação, mandalas… A Psicologia Transpessoal faz um caminho legítimo de expansão da consciência

 Psicologia Transpessoal

A Psicologia Transpessoal faz uma leitura muito interessante do ser humano. Esse tipo de terapia, permite o alcance de estados alterados da consciência, através de técnicas, como respiração, meditação e outras. Com a transpessoal é possível uma profunda reforma íntima. Além disso, amplia-se a forma como nos vemos e enxergamos o outro e o mundo. O professor Nílton Ferreira é um dos mais respeitados nomes da Psicologia Transpessoal. A entrevista a seguir tem o intuito de informar sobre como podemos nos tornar pessoas mais conscientes de nossas potencialidades.

Psicologia Transpessoal - A terapia de expansão da consciência, com o psicólogo Nilton Ferreira

Sempre tive grande interesse na ciência que desata os nós da alma. A ciência que retira a venda da cegueira diante da simplicidade da vida. Quando o professor Nílton Ferreira abriu as portas de sua casa para me receber, conversamos longamente sobre a Psicologia Transpessoal. Como já imaginava, o encantamento por esta forma de transformação íntima se potencializou. É hora de estudar o assunto e mergulhar em meu ser

Inicia-se no dia 30 de Setembro, o XIV Curso de Formação em Psicologia Transpessoal centrada no Corpo. Aqui está a chave de um grande portal que nos leva ao cosmo:

Aurélia Guilherme – Como a transpessoal enxerga o ser humano?

Professor Nilton Ferreira – Como um ser bio-psíquico-social-espiritual. Estas funções se interpenetram, não havendo uma que se sobreponha a outra. A Psicologia Transpessoal é uma ciência que aborda o homem em seu desenvolvimento pessoal, honrando também sua necessidade de ir além do pessoal.

Aurélia Guilherme – Como entender o alcance da psicologia transpessoal?

Professor Nilton Ferreira – A Psicologia Transpessoal é chamada por um de seus fundadores (Abraham Maslow) de “Quarta Força”.

Primeira força

Behaviorismo, cuja temática é o comportamento (previsão e controle) e o método é o experimental.

Segunda força

Psicanálise. Sua principal temática é a estrutura e o funcionamento psíquico (motivação inconsciente): sexualidade e desajustes. A psicanálise utiliza o método clínico (associação de ideias e análise de sonhos).

Terceira força

Humanista, com a temática da percepção e método fenomenológico. A força Humanista compreende a observação do fenômeno psicológico como um todo organizado e estruturado. O todo é superior à soma das partes.

Quarta força

Psicologia Transpessoal, coerente com os ideais holísticos que visam  transcender as dualidades características do paradigma cartesiano. Diferentemente das escolas que a antecederam, a Psicologia Transpessoal procura explorar outras esferas conscienciais que transcendem o universo egóico. A psique humana é vista de uma forma mais ampla, além do indivíduo. As pesquisas se estendem ao estudo dos estados de consciência ou estados ampliados da consciência. Estes estados de consciência consistem na entrada de uma dimensão fora do espaço-tempo, tal como costuma ser percebida pelos nossos cinco sentidos. É uma ampliação da consciência comum. Há uma visão direta de uma realidade que se aproxima muito dos conceitos de física moderna.

Psicologia Transpessoal - A terapia de expansão da consciência, com o psicólogo Nilton Ferreira | Terapias Alternativas | Boa Vida Online

A Psicologia Transpessoal trabalha a consciência conectada ao cosmo. Copro e mente em total harmonia 

Sendo assim, a Psicologia Transpessoal se organiza com bases nas Psicologias Ocidentais que a antecederam, na Física Quântica e nas Psicologias Orientais. Esta junção interdisciplinar oferece uma base sólida para o desenvolvimento dos aspectos científicos da transpessoalidade. A Psicologia Tranpessoal se desenvolve no paradigma chamado de Paradigma Ecológico. Este, de forma bem simplificada, concebe o mundo como um todo integrado. O espírito humano é entendido, como um modo de consciência pertencente, conectado com o cosmos, como um todo.

Ao desenvolver a percepção ou a experiência ecológica profunda de que somos parte da Teia da Vida, estaremos inclinados a cuidar de toda a natureza.

Aurélia Guilherme – A psicologia transpessoal permite uma “experiência cósmica”? De que forma e como seria essa experiência?

Professor Nilton Ferreira – A Psicologia Transpessoal aceita e integra toda forma de experiência humana. As experiências cósmicas são objeto de estudo da  Psicologia Transpessoal. Nas grandes tradições espirituais essas experiências são descritas como satori, samadhi, nirvana e outras. Como já foi dito, a Psicologia Transpessoal integra uma junção interdisciplinar, que se dedica ao estudo das experiências transpessoais, fênomenos correlatos e suas aplicações. A Psicologia Transpessoal é especializada no estudo dos estados de consciência. Lida mais especificamente com a “experiência cósmica” ou estados “superiores” ou “ampliados” da consciência.

Psicologia Transpessoal - A terapia de expansão da consciência, com o psicólogo Nilton Ferreira

Foram horas muito agradáveis ao lado desta pessoa que tem tanto a nos dizer. Antes de ir embora, tive a honra de ter seu delicioso “Livro dos Maus Conselhos” autografado

Aurélia Guilherme – Quais os recursos técnicos para a amplitude de um estado de consciência?

Professor Nilton Ferreira – A meditação é o caminho real. A Respiração Holotrópica é uma técnica fantástica. Permite que a pessoa faça um mergulho em si mesmo, ao tempo em que vai se desfazendo e reconstruindo a própria história. Nela, o individuo respira por ate 3 horas seguidas, com uma respiração intensificada e música evocativa.

Outro recurso usado é o desenho do mandala. Um trabalho para integração e reconstrução do self. Existem inúmeras outras técnicas e recursos usados, que podem levar a pessoa a estados ampliados de consciência,

Aurélia Guilherme – O mergulho em si mesmo é o caminho para a quebra de travas e traumas?

Professor Nilton Ferreira – O caminho para si mesmo é o caminho das trevas. Precisamos mergulhar em nossas sombras se quisermos chegar à luz.  “Para a copa de uma árvore chegar ao céu, as suas raízes têm que chegar no inferno.”

Aurélia Guilherme – Algumas pessoas se utilizam de drogas alucinógenas para essa finalidade. Qual a sua opinião sobre isso?

Professor Nilton Ferreira  – Creio que com o uso de drogas alucinógenas, a pessoa pode ter um vislumbre do eterno. Mas é como se esta pessoa tivesse entrado numa festa “de penetra.”

Aurélia Guilherme – Qual a relação entre a espiritualidade e a psicologia transpessoal?

Professor Nilton Ferreira – A espiritualidade é o campo de estudos da Psicologia Transpessoal. Ela é aceita como uma legítima integrante da psique. O que não tem nada a ver com religiões.

Aurélia Guilherme – Seu nome está ligado à psicoterapia transpessoal e é reconhecido em todo Brasil. Me conte um pouquinho dessa trajetória e qual seria o significado da transpessoal em sua vida? Faço essa pergunta, porque o senhor sempre esteve na contra-mão de uma ala mais conservadora da psicologia.

Professor Nilton Ferreira – Em realidade, a psicologia transpessoal veio junto com Reich e o corpo. Quando entrei para o curso de psicologia em 1978, eu havia retornado de um auto exílio nos EUA, que passava por uma revolução cultural. Eu já levara Reich na bagagem, e pude encontrar-me com gurus vindos do Oriente. A Psicologia Transpessoal  havia sido recém fundada, 1969. Era uma época em que a transpessoal efervescia com os workshps de bioenergética, de gestalt terapia, com os livros de Carlos Castaneda, do Mexico. Creio que quando entrei para a psicologia eu já havia realizado uma síntese destes elementos, só na aparência diversos.

Psicologia Transpessoal - A terapia de expansão da consciência, com o psicólogo Nilton Ferreira

Sair da programação que o mundo ocidental nos impõe e buscar o autoconhecimento através da psicologia transpessoal. Ninguém é o mesmo, depois que se conhece o caminho da abertura da consciência

Logo após minha graduação, surgiu a oportunidade de trabalhar com Pierre Weil em Brasília na montagem e coordenação docência de um dos primeiros cursos de Transpessoal fora do eixo São Paulo –Minas (onde conheci  Leo Matos que se tornou meu mestre em PsicologiaTranspessoal, posteriormente amigo pelos próximos 30 anos)*

Pierre Weil e Leo Matos foram os dois principais introdutores da Psicologia Transpessoal no Brasil.Em 1995 montei a primeira  turma de psicologia transpessoal com base corporal em Goiânia. Na realidade eu juntei naquela época dois anátemas na psicologia.O corpo e a espiritualidade. Ambos não reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia. A bioenergética teve seu reconhecimento há cerca de 6 anos e a transpessoal, há 2 anos. Embora eu não tivesse o apoio institucional, meu trabalho sempre foi reconhecido.

Aurélia Guilherme -Todos as pessoas podem fazer o curso ou só os graduados em psicologia?

Professor Nilton Ferreira  – Todas as pessoas de qualquer área de atuação. Porém , é necessário ser portador de certificação  de curso superior, ou estudantes dessas áreas.

Aurélia Guilherme – Qual o perfil das pessoas que se interessariam pelo curso?

Professor Nilton Ferreira  – Em, geral são pessoas que não se encaixam no “padrão” da maioria. Os desgarrados, os esquisitos, os inquietos….

Aurélia Guilherme – Como a pessoa pode utilizar a psicologia transpessoal na rotina de sua vida?

Professor Nilton Ferreira  – Tendo uma amplitude maior de visão das coisas ao seu redor. Sendo mais criativa, cultivando uma atitude mais solidária e de amor a si próprio e aos outros. Divertindo-se mais….

O Reverso do Avesso

Quando alguém falou
Em se virar do avesso
Pensei: “que coisa estranha,
Alguém pensar assim”
Até quando senti o sol entrar em minha cabeça
Iluminando-me
De dentro para fora
Transformando luz em sombras
Pedregulhos em cristais
Tornando-me o centro do Universo
Passado, presente e futuro
Nesse instante
Percebo
Não existe o avesso
Nem o de dentro
Nem o de fora

Só existe o instante

Aqui, agora”.

XIV Curso de Formação em Psicologia Transpessoal Centrada no Corpo

Informações: 623945 0460 

Site: www.serradaportaria.com.br

#PsicologiaTranpessoal  #PsicologiaOcidental #PsicologiaOriental #Behaviorismo #Psicanálise #Humanista #satori #samadhi #nirvana #espiritualidade #Reich #Respiraçãoholotrópica #bioenergética #gestaltterapia #boavidaonline #boavida #auréliaguilherme #InstitutoSerradaPortaria

Comentários