Queda de cabelos durante a quimioterapia – Sabrina Parlatore conta seu segredo

A apresentadora Sabrina Parlatore esteve presente nas redes sociais relatando sua luta contra o Câncer de Mama. Ele fez quimioterapia. Para a grande maioria dos pacientes, o tratamento de um Câncer vai muito além dos efeitos colaterais. Há outro problema que esbarra feio na autoestima.  Queda de cabelos durante a quimioterapia, este é um momento muito difícil. Sabrina veio à público para dizer que conseguiu manter cerca de 70% dos seus cabelos, graças à touca hipotérmica

Quimioterapia - Sabrina Parlatore - Câncer de Mama - perda dos cabelos | Saúde | Boa Vida Online

Queda de cabelo durante quimioterapia – Sabrina Parlatore usou a touca hipotérmica durante o tratamento e conseguiu manter cerca de 70% dos seus cabelos

Queda de cabelo durante a quimioterapia 

Mas, do que se trata a touca hipotérmica? Pesquisando sobre queda de cabelos durante a quimioterapia,  soube que o grande trunfo do produto. Ele gela o couro cabeludo. A touca hipotérmica chega a uma temperatura de 20ºC negativos. Esse frio estreita os vasos sanguíneos, através da vasoconstrição, diminuindo o fluxo de sangue no local. Consequentemente, a quantidade de quimioterápicos nas células capilares também cai.

A touca é utilizada 30 minutos antes e até 2 horas depois das sessões de quimioterapia. No entanto, mesmo não havendo efeitos colaterais, ela deve ser prescrita pelo Oncologista. Há casos em que há contraindicação, como nos pacientes com câncer no couro cabeludo ou hematológico (leucemia e linfático).

Assim que li essa notícia sobre queda de cabelos durante a quimioterapia de Sabrina Parlatore , liguei para o Oncologista Clínico Marcus Sampaio. Ele nos trouxe mais detalhes sobre a touca hipotérmica. Veja o que ele me disse:

Queda de cabelos durante a quimioterapia, Sabrina Parlatore , câncer de mama

Dr. Marcus Sampaio, Oncologista Clinico, CRM – GO 7378


A touca hipotérmica não é exatamente uma novidade. Esta estratégia já existe há mais de 10 anos. Há estudos apontando para o sucesso de cerca de 50 a 80% dos casos. A dificuldade de saber com certeza o resultado advém dos múltiplos programas de quimioterapia e dos tumores tratados nos estudos. Embora seja uma estratégia possível, é preciso levar em consideração que existe um risco de progressão da doença justamente no local resfriado. Uma vez que células circulantes na topografia do couro cabeludo não devem ser atingidas por quantidades efetivas de quimioterápico. Em resumo, a técnica existe, já vem sendo usada, mesmo aqui em nosso serviço, com bons resultados no controle da queda do cabelo. Não resolve sempre e tem um risco baixo, mas real e não perfeitamente aferível, ainda associado ao seu uso“.


Em média, a touca hipotérmica custa $ 250 dólares, cerca de R$ 802 reais. Por se tratar de um produto, e não de um equipamento, segundo o Ministério da Saúde, a touca não faz parte do tratamento quimioterápico oferecido pelo SUS.

 
 
 
 
 
 

#SabrinaParlatore #boavida #boavidaonline #cancer #quimioterapia #toucahipotermica #efeitoscolateraisdaquimioterapia #oncologistaclinicomarcussampaio #oncovida

Comentários