Reabilitação do assoalho pélvico, com a Fisioterapeuta Uroginecológica Betania Maria de Jesus

“Músculos, fáscias e ligamentos formam a rede de sustentação da cavidade pélvica humana. Quanto mais resistente e fortalecida, maior será o poder de sustentação dos nossos órgãos internos. A fisioterapia uroginecológica auxilia aqueles que estão com problemas com esta rede de sustentação. Para esses, é preciso fazer a reabilitação do assoalho pélvico.

Reabilitação do assoalho pélvico

Toda a estrutura pélvica é amparada por uma rede muscular que pode se enfraquecer por vários motivos. A reabilitação do assoalho pélvico é capaz de devolver essa estrutura fortalecida

Reabilitação do assoalho pélvico

Esfíncter anal, os perineais superficiais, o diafragma urogenital e pélvico. Esses são os músculos que compõem todo o assoalho pélvico e que sofrem grande influência ao longo da vida. Tempo, gravidade,  sedentarismo, obesidade, diversas doenças contribuem para isso. As consequências começam aparecer, assim que o paciente se percebe com pouco controle para segurar a urina e as fezes. Há também prejuízos para o intercurso sexual. Esses são problemas evitáveis, se diagnosticados o quanto antes.

Betania Maria de Jesus, Fisioterapeuta Uroginecológica, CREFITO 184572 – F.   ” A reabilitação do assoalho pélvico é de fundamental importância para que se tenha qualidade de vida na terceira idade” 

Fisioterapeuta Uroginecológica

Essa é uma subespecialidade da fisioterapia, que tem como objetivo prevenir e tratar uma série de problemas. Disfunções urinárias, fecais, intestinais, síndromes dolorosas perineais são algumas delas. Fisioterapeuta Uroginecológica também auxilia nos pré e pós – operatórios de cirurgias pélvicas e orificiais, gestação e puerpério.

Estamos dentro de um processo de reabilitação e de reeducação de extrema importância para o assoalho pélvico.

Alguns dos equipamentos utilizados em consultório, são conectados à um programa direcionada à reabilitação do assoalho pélvico. A manometria anorretal e a eletromiografia promovem o fortalecimento da musculatura pélvica. Além disso, são equipamentos que demonstram a maneira correta de facilitar o ato funcional.

Com a reabilitação do assoalho pélvico, o paciente melhora sua autoestima, ao adquirir mais autoconfiança. São diversas técnicas que trabalham com eficiência, o controle e a qualidade dessas estruturas anatômicas. Sem falar na prevenção da queda da bexiga e do útero. Além, é claro, de diminuir o grau da incontinência, e melhorar a qualidade das relações sexuais.

A Fisioterapia Pélvica Uroginecológica Funcional é mais qualidade de vida. Mulheres e homens de qualquer idade, que estejam apresentando algum tipo de deficiência do assoalho pélvico e do períneo devem fazer a reabilitação do assoalho pélvico. 

Geralmente, reabilitação do assoalho pélvico é necessária também, em pacientes que fizeram alguma cirurgia, que possuem doenças degenerativas e neurológicas. Além disso, esse tipo de fisioterapia pode ser de grande ajuda às pessoas que sofrem de constipação e evacuação obstruída e no pós-operatório de cirurgias orificiais, como a hemorroidectomia.

Benefícios

A reabilitação do assoalho pélvico é um braço importante aos especialistas. Atuamos, como reforço aos tratamentos conservadores em Uroginecologia e Proctologia. Casos de Incontinência Urinária (de urgência, por esforço e mista), Incontinência Fecal e Urgência Evacuatória, Bexiga Hiperativa e/ou Neurogênica, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil, Instabilidade do Detrusor (músculo da bexiga), Incontinência Pós-Prostatectomia, Reabilitação Perineal Pré e Pós parto, Flacidez Perineal e Problemas Uropediátrico, encontram suporte na fisioterapia urogenital.

Os benefícios são muito interessantes, evidentemente, proporcionais ao grau da lesão. Portanto, é muito mais interessante trabalhar na prevenção e no diagnóstico precoce. Porém, nunca é tarde para encontrar benefícios, sejam de que tamanho forem, no fortalecimento muscular da região pélvica.

Vamos falar sobre o assunto

Esse será nosso cantinho, a partir de hoje, para orientações à respeito do que vem sendo feito para reabilitar e reeducar nossas estruturas musculares e funções fisiológicas. Aqui, vamos falar de todas as possibilidades de reverter danos pélvicos através da Conscientização, Treinamento Muscular, Biofeedback, Eletroestimulação e Neuromodulação. Todo mês, um artigo diferente! Espero assim, interagir com as pessoas e cumprir com eficiência a profissão à qual venho me dedicando e que a chamo de missão.

Um beijo grande e até a próxima!”

Visite o meu perfil e veja outros assuntos que trago da fisioterapia urogenital

Betania Maria de Jesus é fisioterapeuta uroginecológica pelo CEAFI; Formação em Fisioterapia Uroginecológica na Trainee Vip 2016 (Brasília-DF); atuando na área de Fisioterapia Pélvica. 

#reabilitaçãodoassoalhopélvico #Uroginecologia #Proctologia #Incontinência Urinária #Incontinência Fecal #urgênciaevacuatória #BexigaHiperativa #EjaculaçãoPrecoce #DisfunçãoErétil #InstabilidadedoDetrusor #IncontinênciaPósProstatectomia #ReabilitaçãoPerinealpréepósparto #FlacidezPerineal #problemasUropediátricos

Comentários