Realizando o vestido de noiva dos seus sonhos: Atelier Cristiano Bernardes

Foto: reprodução

Seu amado lhe pediu em casamento… Imagine só, quantas coisas começam a borbulhar em sua mente. Decoração, cardápio, lista de convidados, salão de festas, igreja, chá disso e chá daquilo e é claro: o tão sonhado vestido de noiva. Dentro da nossa cultura, o dia do matrimônio é aquele em que nos permitimos ser princesas, literalmente, e para isso, é preciso estar reluzindo nas vestes de gala. As opções são inúmeras na hora de escolher o vestido de noiva, mas não há nada como idealizá-lo e executá-lo, à sua maneira, com toda a criatividade e os retoques a mais, que só um bom estilista sabe dar. O charme da Alta Costura se torna responsável pela meticulosidade exclusiva de um verdadeiro colírio para os olhos, desde a construção inicial da peça até o vestir da noiva, no grande dia.
E é nesse contexto que Boa Vida Online vai traçar um pouco da história de um belo atelier de noivas, encarregado de criar o passo a passo da realização do sonho do vestido. O Atelier Cristiano Bernardes utiliza materiais de aviamento de diversos fornecedores – desde Goiânia e São Paulo, até a Europa – e se preocupa com o bem estar e a felicidade da noiva no dia de seu casamento, reproduzindo em um vestido, uma memória vitalícia.
naiara-azevedo-cantora-vestido-de-noiva

A cantora sertaneja Naiara Azevedo, intérprete do hit ’50 reais’, entre os sócios Thiago Cardoso e Cristiano Bernardes. Ela se casou recentemente, com um modelo clássico, assinado pelo estilista Cristiano Bernardes.

O atelier

Cristiano Bernardes sempre teve o sonho de fundamentar seu próprio espaço criativo. Passou quatro anos trabalhando com um renomado estilista de Goiás, quando decidiu ir a São Paulo passar uma temporada à procura de novas experiencias e aprendizados. Para isso, trabalhou no atelier do famoso estilista paulistano Samuel Cirnanski por alguns meses e lá mesmo, decidiu que voltaria para Goiânia e abriria as portas de seu próprio atelier. Esse cenário percorreu até o fim de 2014, mas foi um tempo depois que Cristiano conheceu Thiago Cardoso, coincidentemente em um casamento, e o convidou para participar da sociedade dentro de seu negócio. Acreditando no talento e crescimento do projeto, Thiago aceitou a união e assim caminham,  juntos há mais de 1 ano, desenvolvendo esse trabalho poderoso e autoral.

Divisão de trabalho

Thiago cuida da parte comercial: marketing; ações em revistas e redes sociais; eventos e parcerias; sempre abrangendo e desenvolvendo um padrão de cuidado e atendimento, com cada noiva. Cristiano se responsabiliza pela criação, comandando todo o  processo, desde a criação ao desenvolvimento das peças. Em geral, a equipe do atelier é formada por 17 funcionários, distribuídos nas áreas de: Criação; Comercial; Secretaria/recepção; Financeiro e Departamento de RH; Modelagem; Costureiras; Bordadeiras; Finalizadores; Limpeza e organização.

O passo a passo do tão sonhado vestido 

Primeiramente, a cliente entra em contato, marca um horário e tudo se inicia pelo atendimento. Feito essa ponte primordial, Thiago desenvolve uma curadoria e triagem dos desejos e vontades peculiares de cada cliente, onde há provas de vestidos com modelagens e materiais específicos, afim de encontrar o perfil desejado. Após as fichas devidamente preenchidas, é seguida a parte de escolha dos materiais e orçamento – nos casos de vestidos feitos sob medida. Definido tudo, Cristiano entra em ação, para a criação e desenvolvimento do vestido – montagens, bordados e detalhes são desenvolvidos cuidadosamente por ele, com um olhar exigente e altamente clínico. Partem para o processo de tirar as medidas (geralmente, 6 meses antes do evento), marca-se a primeira prova e então, já se dá a construção da base do vestido: corset (modelador), quando faz parte do projeto; saias; transparências iniciais; mangas; decotes e a estrutura, em geral.

Na seguinte prova entram as rendas – essa parte é feita em conjunto com a noiva, o que possibilita uma criação humanizada, a fim de realizar, literalmente, o sonho da mesma. A outra parte é feita diretamente com a parte criativa através das saias e demais complementos – destinada exclusivamente  ao designer, que faz questão de assinar cada vestido com seu toque. Até finalizar todo o projeto, são necessárias de 4 a 6 provas, de acordo com a complexidade de cada vestido. “Cada caso é um caso, enquanto um processo pode levar até um ano (entre o primeiro contato e o casamento), também pode ser feito em poucos meses” explica Thiago. Durante o processo, a consultoria especializada para cada cliente se posiciona a fim de cuidar de todos os aspectos visuais da noiva, e no grande dia, todo o processo é acompanhado pela dupla, finalizado ao vestir a noiva e encerrando esse ciclo entre construção, realização e uso.

atelier-cristiano-bernardes

Foto: reprodução

O perfil da noiva

Para a criação de um vestido, é preciso unir tanto as ideias já concebidas pela noiva, quanto uma análise de seu perfil. Existe um fio a ser seguido, um ponto de partida a partir do modelo da peça: o tecido a ser usado, rendas, bordados e o corte. Esses elementos são a base do projeto, no entanto, o atelier promove uma construção autoral e humanizada, em busca da imersão personalidade da noiva para o seu vestido. “No atendimento inicial, direcionamos para essa análise de perfil, com a participação da noiva e a consecutiva consultoria pessoal, a fim de introduzir o DNA da noiva ao vestido, mediante uma criação única e exclusiva”, reitera Thiago.

A complexidade do vestido

“Existe uma desinformação sobre a complexidade de realizar esse grande sonho, atendendo expectativas e cobranças muito altas” conta Thiago. Segundo eles, o processo de criação e desenvolvimento requer muito tempo, de dedicação extrema. Cristiano segue uma  linha de criação totalmente pessoal e exclusiva, onde cada detalhe é criado por ele e desenvolvido por cada setor da produção. No atelier, os vestidos trazem a moulage como ponto inicial, já que são modelados em manequins, o que detêm horas, e até dias, para a construção da base perfeita pelo Setor de Costura. Eles nos contam que detalhes, formas e bordados levam até 90 dias para ficarem prontos, de acordo com a complexidade e riqueza de minúcias. “Nossas bordadeiras desenvolvem desenhos e texturas exclusivas para cada vestido e o acabamento leva um período que muda de acordo cada modelo. Nesse processo, ainda incluímos o período de provas, onde o vestido pode receber mudanças e adaptações, que podem alterar o tempo de confecção.  O fim dessa conta pode levar até 6 meses desde a criação, fabricação e entrega do vestido”, detalha Thiago.

O glamour da Alta Costura

“Dentro do conceito de alta costura, são desenvolvidas técnicas diretamente ligadas à criação de peças exclusivas, onde 70% da construção de cada vestido é feita manuseada artesanalmente, elevando o nível de execução e acabamento, se compararmos à confecção de um vestido ‘comum’. Não há produção em série, cada vestido é único”, afirma Thiago, sobre todo o charme que se dá pela escolha da Alta Costura.

 Por que criar o seu próprio vestido?

“No ato da compra de uma peça já pronta e finalizada, é necessário encontrar algo que se encaixe e se adeque ao sonho da noiva. Com a internet – que pode ajudar ou dificultar na escolha – leva-se em consideração que a noiva não terá grandes possibilidades de mudar aquilo que já foi adquirido. No entanto, quando ela se propõe a desenvolver um vestido feito sob medida, ela se dá à oportunidade de um designer, criando algo totalmente exclusivo – pensado e desenvolvido para o grande dia. Isso significa que não se trata apenas de um vestido, mas sim de toda uma experiencia que carregará por toda a vida. Os laços que se formam nesse período, junto as histórias por trás de cada bordado, tecido e linha, se inserem em uma ideia desenvolvida, dentro do seu gosto e personalidade”, descrevem os sócios do atelier Cristiano Bernardes.

cristiano-bernardes-estilista

Pausa para que o Estilista Cristiano Bernardes acerte os últimos detalhes de um de seus vestidos.

Comentários