Receita de peru com farofa de banana, para o Natal

O peru é um dos pratos mais tradicionais da ceia de Natal. Versatilidade a parte, nada como algumas dicas para diferenciar o modo de preparar a ave. Pensando nisso, Boa Vida Online traz uma receita para você que deseja incrementar ou diferenciar sua ceia deste ano, um peru, com farofa de banana, que já é tradição na família da nossa repórter Lara Leão. Anote:

Ingredientes para o peru
1 peru inteiro
100 g de manteiga
8 folhas de sálvia
8 ramos de tomilho
2 folhas de louro
2 limões sicilianos cortados em quatro
8 dentes de alho
750 ml de caldo de laranja
Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto

 

Ingredientes para a farofa

3 colheres de manteiga

2 bananas da terra fritas na gordura fria
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
3 colheres de cheiro verde

pimenta do reino
2 xícaras de farinha de mandioca
Sal a gosto

Modo de preparo do peru

O primeiro passo é lembrar de temperar, pelo menos quatro horas antes de servir, o peru. Com cuidado, solte e levante a pele do peito e das coxas da ave e espalhe a manteiga diretamente na carne, sob a pele. Nas partes mais carnudas, distribua folhas de sálvia e volte a pele, cuidadosamente, para o lugar. Polvilhe com sal e pimenta. Coloque o tomilho, o louro, os limões partidos (não se esqueçam de lavar) e o alho, na cavidade (dentro da barriga).

Unte a assadeira com azeite e aqueça o forno a 180 ºC. Acomode o peru no centro da assadeira e regue com o caldo de laranja. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por três horas, não se esquecendo de regar, de vez em quando, o peru com o líquido da forma. Passado esse tempo, descarte o papel alumínio, aumente a temperatura para 220 ºC, pincele o peru com azeite e volte ao forno por mais 40 minutos, até que esteja dourado e macio o suficiente. Retire do forno e transfira o peru para uma travessa.

Para quem gostar de molho, basta pegar com uma concha o líquido que ficar na assadeira e reservar. Leve a assadeira diretamente ao fogo, acrescente um pouco de água e mexa, para conseguir um molho homogêneo, acerte o sal e sirva com o peru.

Modo de preparo da farofa

O primeiro passo é fritar a banana na gordura fria. Depois, retire a banana e reserve. Em uma outra panela, aqueça a manteiga e frite o alho e a cebola. Coloque o cheiro verde, o sal e acrescente a banana frita. Por último, coloque a farinha. Pronto, siva com o peru!!

Comentários