Saiba como ter sucesso na carreira, com o coach Emerson Tokarski

emerson-tokarski-coacha-sucesso-na-carreira

Emerson Tokarski é autor do Livro A grande Conexão, Comentarista da Rádio CBN, Master coach, com 07 certificações, palestrante, professor de pós graduação e Empresário. Formado em Administração de Empresas; Bacharel em Comunicação Social; Pós Graduado em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching e Pós Graduando em Desenvolvimento de Pessoas e Psicologia Positiva. Sócio-fundador da Coach e Você Treinamentos.

Sucesso profissional não é fácil, mas também não é tão difícil assim. Segundo o coach Emerson Tokarski, existe um caminho a seguir que é certeiro, outras pessoas já conseguiram: basta buscar exemplos e estar realmente disposto a arregaçar as mangas e partir para a execução das metas traçadas. Mas, infelizmente a maioria das pessoas não está realmente disposta, elas preferem o jeito mais fácil, ou que alguém trabalhe por elas. Porém, dessa forma, será difícil chegar ao topo. Por isso, a dica do coach é: faça a sua parte. Confira o que esse especialista tem a dizer:

Boa Vida Online – Muito se escuta sobre pessoas insatisfeitas profissionalmente. Qual deve ser a mudança inicial?

Emerson Tokarski – Pesquisas recentes mostram que nosso país é um dos recordistas em pessoas profissionalmente insatisfeitas. Dados apontam que até 75% dos trabalhadores estão insatisfeitos atualmente. O começo de tudo deve passar pela responsabilidade das nossas escolhas. Isso, por si só, nos leva da vitimização ao controle da nossa vida e da nossa carreira. O primeiro passo é entender que só mudamos a realidade, quando aceitamos os problemas e assumimos a responsabilidade em resolvê-los.

Boa Vida Online – Qual a posição que o candidato ao emprego deve ter para conseguir um lugar no mercado de trabalho?

Emerson Tokarski – Atualmente, os recrutadores buscam pessoas dispostas a aprender, chamamos isso de “learning agility”. Essa é uma competência fundamental no atual mercado. Aprender coisas novas e ter a capacidade de colocar isso em prática rapidamente. Para isso, é preciso ter humildade e alto foco em resultados, pois é preciso, às vezes, se desprender do que você já se conhece e mergulhar em novas experiências.

Boa Vida Online – Saber trabalhar em equipe é um diferencial?

Emerson Tokarski – Não deveria ser, mas ainda é. Veja como a sociedade evoluiu em termos tecnológicos e científicos, porém “parados” no tempo nas nossas competências relacionais ou comportamentais. Por isso, tem sido cada vez mais difícil trabalhar em equipe. É preciso ter empatia, se colocar no lugar do outro e paciência, duas palavras que estão cada vez mais escassas em nosso vocabulário e atuação profissional, infelizmente.

Boa Vida Online – Qual a importância do networking?

Emerson Tokarski – Eu acredito que o networking seja fundamental. Muitas pessoas têm competências, são grandes profissionais, mas não estabelecem contatos importantes para sua carreira e, por isso, não “decolam”. Para se ter um networking de qualidade, é importante apoiar parceiros sempre que houver necessidade, para que aconteça a reciprocidade e, assim, provocar uma rede de networking importante para a evolução dos negócios.

Boa Vida Online – Como deve ser o comportamento do profissional, o que ele pode fazer para conquistar um lugar mais estável?

Emerson Tokarski – A palavra estabilidade não combina com a atual situação de nosso país, mas ainda assim há maneiras de ter uma carreira estável: não basta ser bom, é preciso ter excelência no que se faz. Isso exige persistência, insistência, disciplina, estudo e autodesenvolvimento constantes. Quando se atinge um nível diferenciado no que se faz, sempre vai haver alguma oportunidade de colocação no mercado de trabalho, até mesmo quando a pessoa já está empregada.

Boa Vida Online – Qual a sua dica para pessoas que estão insatisfeitas com o trabalho?

Emerson Tokarski – A primeira questão é entender o que se passa: qual é o problema? Não gostar do que se faz, do lugar onde se trabalha, ou há uma insatisfação pessoal e um questionamento sobre tudo? É preciso partir para a solução e tentar virar a mesa. Partir para a conquista de algo mais motivante. pode até parecer demagogia, mas as pessoas de maior sucesso, são aquelas que amam; Casos seja o ambiente do trabalho, é hora de buscar outras empresas rapidamente e, se o problema for apenas uma fase ruim, é interessante buscar o apoio de um coach ou  de um terapeuta. Isso pode ajudar e muito!

Confira um dos vídeos do seu canal no Youtube:

Comentários