Saúde no ambiente de trabalho, com o Médico Fábio Pascholati

O tema saúde no ambiente de trabalho é importante ao bem-estar dos colaboradores e à saúde financeira da empresa. Afinal, um trabalhador acidentado ou doente pode significar muita dor de cabeça, gerar indenizações e custos extras para o empregador.

Saúde no ambiente de trabalho: segurança para o colaboradora e mais resultados para a empresa

Cuidar da integridade do colaborador é garantir bons resultados para a empresa

Saúde no ambiente de trabalho

Um funcionário doente, ou que execute suas atividades em ambiente perigoso, pode significar prejuízo. Em entrevista ao Boa Vida Online, o Médico do Trabalho Fábio Pascholati trata da saúde no ambiente de trabalho. Ele fala sobre as razões para adequar uma empresa às regras de segurança aos seus colaboradores.

Médico do Trabalho Fábio Páscholati - Saúde no ambiente do trabalho

Dr. Fábio Páscholati, Médico do Trabalho, CRM – GO 10.926

Aurélia Guilherme – Por que é importante a empresa se preocupar com medicina ocupacional, saúde no ambiente de trabalho?

Dr. Fábio Pascholati – Toda empresa que investe em medicina ocupacional para o bem-estar de seus funcionários investe em si. É investimento na qualidade de seu produto, atendimento ao cliente e nível de excelência. Basta avaliar ao longo da história a relação entre trabalho e o homem. É nítido que um funcionário acidentado ou exposto a tarefas árduas, lesivas, por muito tempo perde qualidade de trabalho. Portanto, se preocupar com a integridade do colaborador é garantir bons resultados para a empresa. Além disso, ao examinar um candidato à vaga é possível detectar problemas crônicos de saúde que ele já tenha.

Atualmente, a medicina ocupacional é uma área obrigatória em qualquer empresa. Todo funcionário deve ser examinado quando for contratado pela empresa e acompanhado periodicamente até que seja desligado da organização. Existem médicos especializados em doenças ocupacionais que podem ser contratados para essa finalidade. Também há empresas de medicina do trabalho que podem ser terceirizadas para lidar com a saúde no ambiente de trabalho.

Saúde no ambiente do trabalho

As condições de trabalho têm reflexos na produtividade 

Aurélia Guilherme – Quais são as principais doenças encontradas nas empresas?
Dr. Fábio Pascholati – As principais doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho são as que exigem esforço repetitivo (LER); problemas na coluna, ocorridos por mobiliário inadequado para desempenho de certas funções; problemas auditivos, causados por ruídos, quando os devidos equipamentos de proteção, não são utilizados corretamente e, muitas outras.

É normal desenvolver doenças ao longo de uma vida de trabalho. Afinal, quantas horas de dedicação são gastas trabalhando, em anos e anos de atividade? Felizmente, os empregadores já se conscientizaram. Eles entendem que a qualidade de vida dos trabalhadores depende de certos confortos, com reflexos comprovados no rendimento de produtividade.

Confira alguns dos inimigos à saúde do trabalhador

Aurélia Guilherme – Quais os programas de medicina que as empresas são obrigadas a manter para minimizar os riscos ao trabalhador?

Dr. Fábio Pascholati – Temos alguns. A medicina ocupacional permite que trabalhador esteja protegido na saúde, integridade física e emocional. Isso se dá através da Organização Internacional do Trabalho (OIT), convenção 161/85 e da CLT. Veja quais são alguns dos programas obrigatórios por lei:

  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

    As empresas que adotam o regime CLT estão obrigadas a manter esse programa ativo. Ele tem a finalidade de prevenir, detectar, acompanhar e controlar possíveis danos à saúde do trabalhador;

Saúde no ambiente do trabalho

O uso de equipamentos de segurança é obrigatório

  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

    Todos elementos integrantes do trabalho que representem perigo ao trabalhador, de ordem física, química e biológica devem ser analisados. Devem ainda ser devidamente encaminhados para a devida orientação de utilização de meios que possam proteger a integridade do trabalhador.

  • Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMATIC)

    Um programa extremamente importante para os trabalhadores da construção civil. Trata das diretrizes e condições coletivas e individuais de segurança no trabalho.

  • Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT)

    Por lei, todas empresas devem se amparar em laudo de estudo detalhado das condições de insalubridade no ambiente de trabalho. O laudo orienta e propõe todas as medidas de controle de risco. É ainda exigido pelo INSS, no caso de concessão de aposentadorias.

  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

    É um documento que registra todo o histórico (administrativo e de atividades) do trabalhador, durante suas atividades na empresa. O documento é uma exigência do INSS.

Qualquer dúvida, acesse www.solutionmw.com para compreender o quanto a medicina ocupacional é importante para os resultados positivos de uma empresa!

Saiba mais sobre saúde ocupacional nesta outra entrevista com o Médico Fábio Pascholati

#boavida #boavidaonline #aureliaguilherme #goiania #saudenoambientedetrabalho #segurançanotrabalho #medicinaocupacional #qualidadedevida

Comentários