Ultrassonografia em pets, com a Médica Veterinária Fernanda Carvalho

fernanda-carvalho-medica-veterniaria

Fernanda Carvalho, Médica Veterinária Especializada em Diagnóstico por Imagem pela UFG, sócia-fundadora da ImaginoPet. CRMV-GO 6348

O diagnóstico por imagem também é bastante utilizado para os animais, como, por exemplo, a avaliação ultrassonográfica, que não utiliza radiação ionizante para obtenção das imagens. O mais importante dessa característica, é proporcionar um método seguro, tanto para o médico veterinário, quanto para o paciente e para seu tutor. “Realiza-se a tricotomia da região abdominal, o animal é posicionado em decúbito dorsal (barriga voltada para cima). O exame leva em média de 30 minutos para ser realizado e, assim, avaliar toda a região abdominal. Normalmente, não há necessidade de sedação, a menos que o animal seja extremamente agitado ou haja necessidade de se realizar uma citologia guiada”, explica a médica veterinária e sócia-fundadora da empresa ImaginoPet, Fernanda Carvalho.

O exame ultrassonográfico abdominal fornece uma avaliação morfológica dos órgãos e tecidos, detectando alterações do sistema urinário, hepático, gastrointestinal e reprodutor, em que a avaliação gestacional é uma das aplicações. Segundo Fernanda, para o diagnóstico preciso e completo, é importante lembrar que as alterações ultrassonográficas devem ser sempre associadas ao exames físico e laboratoriais.

Segundo a médica veterinária, a ultrassonografia é indicada para animais que apresentam dor abdominal, vômitos, dificuldade ao urinar e defecar, anormalidades ao exame físico, realização de biópsias, também para obter informações úteis de doenças específicas, avaliando alterações morfológicas, confirmação de gestação, dentre outros casos.  “A periodicidade do exame depende da alteração apresentada pelo animal. Alguns casos, como fêmeas gestantes, o exame pode ser realizado com 30/ 45/ 60 dias. Já animais que possuem alguma neoplasia, a indicação, dependendo do tipo de tumor e malignidade, é de a cada 3 ou 6 meses”, explica.

Fernanda reforça também, que o acompanhamento preventivo é importante, principalmente, em raças que possuem predisposição a algumas doenças, o que  permite um cuidado maior com a saúde do seu pet. Para os filhotes, é recomendado visitas mensais ao médico veterinário, para adultos o check-up deve ser anual e, para animais de meia idade ou senis, são recomendados exames semestrais.

ImaginoPet

Facebook: Imaginopet

Site: http://www.imaginopet.vet.br/

Contato:  [email protected]

Comentários