Vida Lata

Desde sempre, “Animais de rua” são parte do cenário da cidade. Em meio a trancos e barrancos, cachorros e gatos, alguns vítimas de abandono, outros de maus tratos, ou ainda, aqueles que jamais tiveram um lar, se viram como podem, na luta diária pela sobrevivência. Em Goiânia, alguns amigos decidiram unir forças para tentar mudar essa realidade, trabalhado arduamente no resgate destes bichinhos. Na entrevista a seguir, conheça alguns detalhes sobre o trabalho do grupo Vida Lata:

O antes e depois de Ludo, um dos inúmeros cãozinhos resgatados pelo grupo Vida Lata.

Boa Vida Online – O que é o grupo Vida Lata?

Vida Lata – O Vida Lata existe há 5 anos e trabalha ajudando animais em risco. Através das redes sociais, pedimos ajuda, divulgamos animais disponíveis para adoção, assim como damos suporte as pessoas que resgatam bichos em situação de abandono.

Boa Vida Online – Trata – se de uma ONG?

Vida Lata – Não. Começamos como um grupo de amigos e uma página no Facebook, que atualmente já conta com quase 50.000 seguidores. Mas, estamos nos organizando para transformar o grupo em ONG.

Boa Vida Online – Como é a rotina desse grupo?

Vida Lata – Nosso dia a dia é baseado em divulgações via Facebook e Instagram. Por dia, recebemos vários pedidos de ajuda e encaminhamos para página específica de cães perdidos e achados e ainda divulgamos os casos na página Vida Lata, para encontrar ajuda para animais atropelados, abandonados e doentes. Além disso, em algumas situações, também fazemos o resgate de alguns animais e oferecemos alguns cuidados, como por exemplo, vermifugação, vacinação e castração, até poderem ser adotados. Durante este período, os bichinhos ficam hospedados em lares temporários, pois não temos um abrigo.

Toffe, disponível para adoção!

Boa Vida Online – O grupo não tem sede própria?

Vida Lata – Não. Normalmente os animais resgatados por nós, quando muito debilitados, ficam em clínicas e depois vão para lares temporários.

Boa Vida Online – Em geral, qual é a atual realidade desses animais?

Vida Lata – Temos cerca de 50 animais a espera de um lar e mais 80 em um abrigo que ajudamos, o SOS Animal. Alguns precisam ser castrados ou vacinados, por isso organizamos alguns eventos, que nos ajudam a concluir o processo de resgate do animal da maneira correta. Temos parcerias com algumas clínicas, que nos dão descontos, mas tudo tem um custo.

Boa Vida Online – Quais são as maiores necessidades do Vida Lata?

Vida Lata – Necessitamos de ajuda para custear os tratamentos, as consultas, os exames, as cirurgias, a ração, os remédios, as vacinas e as castrações. Também precisamos de pessoas que possam oferecer um lar temporário para os animais resgatados, até que eles possam ser adotados.

Boa Vida Online – Conte – nos o que vai acontecer sábado:

Vida Lata – Neste sábado, dia 2 de julho, vamos fazer mais um evento do Vida Lata, que é o Palecão. Um festival de paletas que tem como objetivo levantar verba para a manutenção dos cães que ainda não foram adotados, assim como ajudar outras pessoas com castração, consultas e vacinas. Além das paletas, também teremos food trucks, um bazar de roupas e de acessórios e calendários do Vida Lata. Participam do evento, outros dois grupos de proteção animal, com objetos à venda, um adestrador cães e vários animais do Vida Lata disponíveis para adoção. Estão todos convidados!

Comentários